Pesquisar no SIB e-News

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SIB e-News 264

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 264, 15 de Iyyar 5771 - 19/05/2011

Parashá da Semana





B”H
Um manual para uma vida melhor


Esta semana leremos Parashat Bejukotai que nos fala sobre nove versículos com notícias boas e vinte e três com notícias más, as quais dependerão se um observa, ou não, os preceitos da Torá


Os sábios comentam que as notícias más são em maior quantidade já que na vida há mais chances de algo sair mal do que bem.


No mundo em que vivemos são muitos os acontecimentos que tem um final catastrófico. É por isso que D's entregou ao povo um "manual de instruções", o qual nos ensina como devemos viver.


A Torá é nosso manual, aquele que nos orienta sobre como devemos agir para que não ocorra nenhum curto-circuito.


A vida vivida sem entendimento, causa acidentes demais. Jogar por algum tempo sem conhecer as regras, certamente fará com que fracassemos na tentativa. Um jogador inteligente não aposta em um cavalo quando não pode dar-se ao luxo de perder. Viver a VIDA esperando que tudo saia bem é uma aposta que não podemos dar ao luxo de perdermos.


Por tal razão, a Torá esta semana nos chama à uma reflexão: que possamos tomar nosso manual de vida, que tem tantos milhares de anos, e que tem guiado tantos de nossos irmãos por suas vidas.


Queira D's que este Shabat seja um tempo de reflexão e compreensão para assim conseguir entender o porque de ter um manual de vida, como é nossa Torá, a qual não precisa de atualização alguma, já que dia-a-dia, segue vigente.



Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski
i

Clique aqui para ler o original em espanhol

Notícias da Comunidade

(Se preciso, clique nas imagens para ampliá-las)

Lag BaOmer

ESCOLA COMPLEMENTAR DE EDUCAÇÃO JUDAICA DA SIB












Semi-Novos








Vídeo da Semana




1ª atuação da nova unidade aérea de combate a incêndios criada em Israel após o incêndio que assolou o país em dezembro do ano passado.

No Brasil e no mundo


Adido militar de Israel é preso na Rússia acusado de espionagem

O adido militar e representante do Ministério da Defesa na Embaixada de Israel na Rússia foi preso e acusado de espionagem pelas autoridades locais.

Seu tempo de serviço estaria terminado em 2 meses.

As autoridades de segurança israelenses, depois de investigações, concluíram que tais acusações são infundadas.

Danilo Gentili encontra-se com Presidente da CONIB

“Aprendi, na vida, que relações fortes e verdadeiras também nascem a partir de desencontros. E isto só acontece quando estamos abertos ao dialogo sem ressentimentos e com desejo real de alinhamento. Danilo demonstrou sinceridade em seu olhar e se desculpou. Trabalha com um querido amigo que é Johnny Saad, homem habituado a respeitar a diversidade humana, um conciliador. Tenho certeza de que ganhamos um amigo não só para a comunidade mas para uma sociedade que precisa pautar por se entender cada vez mais”.


Israel denunciará Líbano e Síria à ONU por manifestações no dia da Nakba


Israel apresentará uma denúncia à ONU contra o Líbano e a Síria pelas manifestações no domingo em sua fronteira para marcar o 63º aniversário da Nakba (Catástrofe) - termo que os palestinos usam para descrever sua derrota e deslocamento na guerra durante a formação do Estado de Israel, em 1948.
A delegação israelense na ONU denunciará a violação do direito internacional e das resoluções do Conselho de Segurança pelo fato de os dois governos árabes terem permitido que os manifestantes se aproximassem da fronteira, segundo a imprensa local.
Alguns em Israel suspeitam de influência do Irã na tentativa de invasão do território israelense, com a ajuda dos aliados de Teerã na região: Síria; o braço armado do Hezbollah, no Líbano; e o grupo islâmico Hamas, em Gaza. Autoridades palestinas dizem que as marchas foram puramente uma iniciativa palestina, organizada por ativistas, muitos dos quais vivem no exílio.

Fisesp vai monitorar mensagens antissemitas no Twitter
A Federação Israelita do Estado de São Paulo se manifestou contra mensagens ofensivas a judeus que se espalharam nas redes sociais nos últimos dois dias, depois que o governo mudou os planos de construção de uma estação do metrô no bairro de Higienópolis, frequentemente associado à comunidade judaica. Segundo o vice-presidente da entidade, Ricardo Berkiensztat, uma equipe jurídica reuniu todas as mensagens e monitora a rede para coibir atos de racismo. “Houve uma série de associações ao nazismo, o que é algo muito duro para nós, são manifestações racistas e isso é crime”, argumenta. “Todos têm o direito democrático de se expressar como quiserem e vamos respeitar isso, mas não podemos aceitar atos de racismo”, concluiu. Por enquanto, a entidade diz que não acionou a polícia e pretende tratar de cada caso individualmente.


Antissemitismo na Argentina


O diretor de uma escola judaica no bairro “Judaico” de Once em Buenos Aires foi espancado na cabeça com um ferro de passar por um homem que o atacou, gritando “judeu, judeu” e teve de ser tratado em um hospital. O incidente ocorreu na porta da escola Heichal HaTorah, situado na Rua Equador, 936, na cidade de Buenos Aires no dia em que a comunidade Judaica celebra o Dia da Independência de Israel – Yom Ha’Atzmaut- o dia comemorativo da declaração de independência do Estado de Israel em 14 de maio de 1948. O secretário-adjunto da AMIA – Asociación Mutual Israelita Argentina – Saieg Tomas disse o diretor da escola foi atacado com uma barra de ferro por um homem que escapou, conforme publicado pela Agência Judaica de Notícias.


Continue lendo aqui
Medida cautelar contra o Google


No marco de trabalho que realiza o Observatório Web (www.observatorioweb.org), uma iniciativa coordenada pelo Congresso Judaico Latino-Americano - CJL para defender a Internet como um espaço de livre expressão, sem prejuízo, tampouco discriminação, a comunidade judaica argentina através de seu órgão de representação, a DAIA, obteve uma ordem judicial mediante a qual obriga o Google a desindexar 76 sites, eliminar de suas buscas 13 sites e de abster-se de colocar publicidade em outros 22 sites, todos eles contendo linguagem antissemita e promovendo a negação do Holocausto.

Jack Terpins, presidente do CJL, expressou que a resolução do juiz representa um importante passo para “limpar” da internet, sites que promovem o ódio e a intolerância.

A DAIA obteve a medida cautelar frente uma ação coletiva representando toda a comunidade judaica argentina contra Google Inc. (USA), solicitando que cessasse a difusão ilegal de slogans discriminatórios e expressões com o objetivo de instalar libelos antissemitas e conclamar à violência contra as pessoas.

O juiz titular do Juizado Civil N° 46 da Capital, Dr. Molina Portela, ordenou ao Google a “baixa” de determinadas “buscas sugeridas”, mediante as quais o buscador orientava os usuários a sites manifestamente discriminatórios em seus termos da lei e aos tratados internacionais de direitos humanos. Também, ordenou a cessão de publicação no buscador de certos sites altamente antissemitas e dispôs que Google se abstenha de colocar anúncios publicitários nesses sites antissemitas.

Desse modo, o Google induz e dirige o tráfico para sites com um conteúdo ofensivo e passível de punição pela lei, fazendo com que, segura e inadvertidamente, algum usuário desavisado termine visitando esses sites. A ação identificou 76 sites altamente discriminatórios. Como denominador comum, os sites incitavam ao ódio e conclamavam à violência

Esta ação foi possível pelo trabalho realizado pelo Observatório WEB (www.observatorioweb.org), integrado pela DAIA, Congresso Judaico Latino-Americano e AMIA. A DAIA seguirá denunciando todo caso de discriminação em geral, e ao antisemitismo em particular.


Curtas

- Protestos nesta sexta-feira no Cairo-Egito promoveram a queima de bandeiras de Israel e cantaram “milhões de mártires marcharão para Jerusalém”. A manifestação ocorre às vésperas do “Dia de Nakba”, 15/5, que marca a declaração da independência de Israel.
- As orações nesta sexta-feira em Jerusalém foram tumultuadas, e houve enfrentamento entre árabes e soldados israelenses em Silwan, Tur e Bab al-Huta. Pedras foram atiradas sobre a policia perto de Bethlehem e Ramallah.
- O Primeiro-ministro da AP disse que os palestinos estão preparados para ter um Estado soberano. Salam Fayyad disse que “as condições palestinas tiveram um grande desenvolvimento ultimamente e que a hora é esta !”.
- ONU denuncia que já foram mortos mais de 850 pessoas nas manifestações reprimidas pelo governo da Síria.
- John Demjanjuk foi condenado por ajudar a matar 27.900 judeus durante o Holocausto.
- O Serviço Secreto de Israel denunciou que após a queda de Mubarak do Egito o contrabando pelos túneis que levam armas e materiais para a faixa de Gaza teve enorme incremento.




Fontes desta edição:
Calendário Judaico

PARASHAT HASHAVUA: Bechukotai
MINCHÁ: 17:00
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 17:48





Para rir um pouco


(Retirado do Blog Um Sábado Qualquer)




Entrevista no muro



Uma jornalista da CNN ouviu falar de um judeu muito velhinho que ia todo dia

ao Muro das Lamentações para rezar, duas vezes por dia, e lá
ficava por muito tempo. Decidiu verificar. Foi para o Muro e lá estava ele,
andando trôpego, em direção ao local sagrado. Observou-o rezando
por uns 45 minutos, quando ele resolveu sair, vagarosamente, apoiado em sua
bengala. Aproximou-se para a entrevista.
- Desculpe-me, senhor, sou Rebecca Smith, do CNN. Qual o seu nome?
- Morris Feldman - respondeu ele.
- Senhor, há quanto tempo o senhor vem ao Muro orar?
- Bem, há uns 60 anos.
- 60 anos! Isso é incrível! O que o senhor pede?
- Peço que os cristãos, os judeus e os mulçumanos vivam em paz. Peço
que todas as guerras e todo o ódio terminem. Peço que as crianças
cresçam em segurança e se tornem adultos responsáveis. Peço por amor
entre os homens.
- E como o senhor se sente, pedindo isso por 60 anos?
- Me sinto como se estivesse falando com uma parede...



Enviado por Renato Guertzenstein


Colabore com o SIB e-News


Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica

Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330




Classificados


PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204

 Mazal Tov
 aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em  que 
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com



Cadastro automático de e-mail




Por favor notar que este é um serviço oferecido pelo Google. Não nos responsabilizamos por qualquer eventual atraso e/ou falha.