Parashá da Semana
B”H
ZMAN SIMCHATENU
Ya es tiempo de estar alegres.
Nos próximos dias começará Chag HaSukot, festividade que se caracteriza por estar repleta de Mitzvot que nos ajudam, dia a dia, a reconhecermos e escolhermos ser parte deste povo milenário.
Entre as Mitzvot que envolvem este lindo Chag, temos uma que se destaca que é a de sentar-se em uma Sucá, uma construção muito precária, com paredes frágeis e um teto que permita ver as estrelas e a lua a noite, a qual nos faz lembrar os dias em que nossos irmãos se encontravam no deserto.
Por outro lado a Mitzvá que, ao meu ver, é uma das mais importantes que temos que cumprir, não só como Iehudim mas como seres humanos que habitam este planeta é a de permanecer contentes e felizes durante toda a festa.
Zman Simchateinu, un dos nomes desta festa, há nos pede que cumpramos com esta Mitzvá que tantas vezes deixamos de lado e que poderia nos fazer tão bem. Um tempo para alegrarmos. Tempo de regojizo e prazer. Compartindo em família e em comunidade o fato de termos um período de 8 dias de regozijo, depois de termos passado por uma prova tão forte como foi o julgamento em Yom Kipur.
Há quem sustente que na verdade, Sucot deixa-nos esta mensagem para que possamos aplicar todos dos dias de nossas vidas.
Estar felizes e alegres todo o tempo nos permite ver a vida de um modos mais otimista, e assim, com maior clareza todos aqueles obstáculos que se entrepõem em nosso caminho.
É claro que não é fácil permanecer felizes constantemente. Ainda assim, se soubermos apreciar as pequenas coisas que temos, certamente poderemos consegui-lo.
Quiera D´s quen neste Chag Hasukot possamos aprender a ser “Felizes”, e assim viver todos os dias de nossas vidas.
Chag HaSukot Sameach
Rab. Ari Oliszewski
Editorial
Notícias da Comunidade
Enquanto fechava esta edição do nosso SIB e-News, a notícia que todos esperávamos chegou:
O acordo para a libertação de Gilad Shalit havia sido assinado pelo governo do 1º Ministro Benyamim Netaniahu e aprovado pelo seu gabinete.
De acordo com o acordo 1.027 prisioneiros palestinos em Israel seriam libertados em troca do soldado sequestrado quando tinha 19 anos há 5 anos. Não há ainda, no momento em que escrevo este editorial, uma lista oficial com os nomes destes prisioneiros mas supõe-se que dentre eles, estejam muitos condenados por ataques terroristas - seja como apoio logístico, planejamento e/ou execução.
A pergunta que muitos devem estar se fazendo agora é se realmente o risco de ter centenas de terroristas soltos em troca de apenas um único garoto é válido.
Afinal de contas, quem garante que tais terroristas (perdoem-me, não consigo chamar de "homens" ou equivalente por isso a repetição do termo durante este texto) não voltem a cometer os mesmos crimes provocando a morte de outras dezenas ou centenas de pessoas inocentes em pontos de ônibus, escolas, bares, restaurantes, praças, etc. ou até mesmo sequestrem outro soldado - ou pior ainda: soldadA - ou até mesmo um civil para iniciar um novo pesadelo.
Durante meu treinamento no Curso de Oficiais em Mitzpê Ramon, tive a chance de conhecer e conversar por algumas horas com membros da família de outro soldado sequestrado, o navegador Ron Arad - que teve seu avião abatido em 1986 durante a Guerra do Líbano e capturado.
Em 2009 uma comissão chegou a conclusão de que Arad morreu no cativeiro mas ainda assim, se nome continua na lista do site 10Million.org que, como o nome diz, oferece uma recompensa de 10 milhões de dólares à quem der informações sobre o paradeiro dele e de outros soldados considerados "Perdidos em ação".
Aprendi algo naquele encontro. Algo que qualquer soldado israeli sabe: Não importa como, quando nem quanto custará, Israel nunca te deixará para trás. Esta certeza é o que faz a diferença para qualquer um que vista o uniforme das Forças de Defesa de Israel. É esta certeza que faz o comandante israeli ser o único do mundo a gritar "Sigam atrás de mim!" ao liderar seus soldados no lugar de gritar "Ataquem" e ficar atrás esperando resultados.
Hoje, véspera de Chag HaSukot, o governo, o Estado e o Povo de Israel deram aos seus soldados algo que dinheiro algum no mundo pode comprar:
A certeza de que sempre tudo será feito para que voltem para casa.
Roberto Camara Jr.
Editor do SIB e-News
Notícias da Comunidade
Semi-Novos
Habonim Dror
Vídeo da Semana
Estamos de volta essa semana! As atividades se realizarão na SIB das 14:00 as 18:00. O Habonim Dror começará a ajudar a Wizo com arrecadações de donativos a partir desta semana. As crianças poderão levar os seguintes alimentos para o sábado: Mucilon milho, Mucilon arroz, Neston e Farinha Láctea. Contamos com a colaboração de todos!
No Brasil e no mundo
Israel: Polícia reforça segurança em lugares sagrados muçulmanos
As forças de segurança de Israel vão aumentar o policiamento em torno de templos e outros lugares sagrados muçulmanos após o incêndio ocorrido em uma mesquita na região da Galileia (norte do país) nesta segunda-feira.
O chefe da Divisão de Operações da polícia israelense, Nissim Mor, confirmou o aumento do patrulhamento nesses locais. Já o comandante da polícia, Yohanan Danino, ordenou "tolerância zero" contra os que provocarem distúrbios ou violarem a lei, segundo o site "Yedioth Aharonoth".
Na madrugada da última noite, um grupo de desconhecidos entrou na mesquita de Tuba Zangaria, na Galileia, e ateou fogo a tapetes, livros e nas paredes interiores. Para deixar claro que o incêndio foi criminoso, os muros da mesquita apareceram pichados com palavras de ordem, como "vingança". A ideia de atacar propriedades ou símbolos palestinos é parte da estratégia adotada por alguns grupos de colonos para dar uma resposta aos possíveis ataques contra os judeus.
Nesta segunda, o próprio ministro de Segurança Interna, Yitzhak Aharonovitch, visitou a mesquita incendiada, assim como o presidente israelense, Shimon Peres, e os rabinos chefes de Israel, Shlomo Amar e Jonas Metzger.
Israelense preso teve filho na cadeia por inseminação artificial para não ser extraditado.
O israelense Yoram El Al, preso na megaoperação da Polícia Federal desta sexta-feira (7), conseguiu ficar no Brasil apesar de ter pedido de extradição para os Estados Unidos, em 2006, utilizando-se de um expediente fantástico e aproveitando-se de uma brecha da lei.
Mesmo preso, ele conseguiu que seu sêmen fosse colhido no presídio e que isso resultasse em uma gravidez por inseminação artificial com uma brasileira. A operação à distância deu origem a um filho nascido no País. O Brasil não extradita pessoas com filhos brasileiros. Dessa maneira, o Supremo Tribunal Federal não autorizou a sua extradição.
Curtas
- Centenas de médicos residentes de Israel demitiram-se nesta manhã em protesto contra o fracasso nas negociações salariais com o governo. Autoridades da saúde advertem que vidas humanas estão em perigo. O governo procurou a Corte do Trabalho para julgar a questão. A situação nos hospitais pode ficar caótica caso a adesão ao movimento cresça nas próximas horas. | |
- Um verdadeiro massacre da polícia contra os cristãos coptas do Egito aconteceu na noite de ontem nas ruas do Cairo. Cerca de 10 mil cristãos estavam marchando em protesto contra o incêndio numa igreja e a negativa do governo em permitir a reforma de uma outra igreja cristã, quando centenas de policiais, à paisana, começaram a atacar os manifestantes pacíficos que se dirigiam à sede da TV egípcia. Cerca de 23 mortos e 134 feridos já foram anunciados pelas autoridades do país. | |
- O ex-Beatle Paul McCartney casou-se ontem com a milionária judia-americana Nancy Shevell, após receber uma brachá(bênção) na sinagoga em Londres. A cerimônia do casamento civil foi em Londres, com a presença de um grupo restrito de 30 amigos. | |
- Dezenas de mulheres reservistas da IDF foram convocadas às vésperas de Rosh Hashaná e Yom Kippur para substituir, por 24 dias, os titulares dos postos de observação eletrônica na Cisjordânia e perto de Gaza. | |
- Foram reveladas as últimas palavras, esculpidas na parede de sua prisão, pelo legendário espião israelense Eli Cohen, enforcado em praça pública de Damasco- Síria. “Eu não me arrependo do que fiz, apenas do que não tive chance de fazer. Às vezes, amigos íntimos traem aqueles que podem agir”. As novas revelações mostram que Cohen sabia que foi traído por alguém muito próximo a ele. Graças ao trabalho heróico de Cohen, a aviação síria foi totalmente destruída na Guerra dos Seis Dias em 1967. |
Calendário Judaico
PARASHAT HASHAVUA: Chol HaMoed
MINCHÁ: 17:15
MINCHÁ: 17:15
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 18:02
TÉRMINO DO SHABAT: 18:02
Colabore com o SIB e-News
Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
Classificados
PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204
ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN
Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)
(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980
__________________________________
Mazal Tov
aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________
Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840
____________________________
CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00
___________________________
Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil.
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502
Milene Neumann
____________________________________
Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
__________________________
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
_______________________
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
_____________________
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com
|