Pesquisar no SIB e-News

sexta-feira, 15 de junho de 2012

SIB e-News 320





Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 320, 24 de Sivan, 5772 - 14/06/2012


Comentário sobre a Parashá da Semana




Shelach Lecha




E FALOU O ETERNO A MOISÉS, DIZENDO: (SHELACH LECHA) ENVIA PARA TI HOMENS E ESPIEM A TERRA DE CANAAN, QUE EU HEI DE DAR AOS FILHOS DE ISRAEL. UM HOMEM POR CADA TRIBO DE SEUS PAIS ENVIARÁS, SENDO CADA QUAL PRINCIPE ENTRE ELES. E ENVIOU-OS MOISÉS DESDE O DESERTO DE PARAN SEGUNDO O MANDADO DO ETERNO. E ENVIOU-OS MOISES PARA ESPIAR A TERRA DE CANAAN, E DISSE-LHES: SUBI AQUI PELO SUL, E SUBIREIS AO MONTE; E VEREIS A TERRA, QUE TAL É ELA; E O POVO QUE HABITA SOBRE ELA, SE É FORTE OU FRACO, SE É POUCO OU NUMEROSO. E QUE TAL É A TERRA EM QUE HABITA, SE É BOA OU RUIM; E QUE TAL AS CIDADES EM QUE HABITA; SE EM CIDADES ABERTAS OU EM FORTALEZAS; E QUE TAL A TERRA, SE RICA ELA É OU POBRE; SE NELA HÁ ÁRVORES OU NÃO; E ESFORÇAI-VOS E TOMAI DO FRUTO DA TERRA.

DEPOIS DE ESPIAR A TERRA POR QUARENTA DIAS, DOS DOZE ESPIÕES QUE FORAM ESPIAR A TERRA PROMETIDA, DEZ DELES FIZERAM UM RELATÓRIO BASTANTE ATERRORIZANTE DA TERRA E DO POVO QUE HABITAVA. ELES DESCREVERAM QUE A TERRA ERA BOA E EMANAVA LEITE E MEL. OS CACHOS DE UVAS ERAM TÃO GRANDES QUE SERIAM NECESSÁRIO CARREGÁ-LOS EM DUAS VARAS. OS HOMENS QUE HABITAVAM ERAM COMO GIGANTES E ELES SE SENTIRAM PARECIDOS COM GAFANHOTOS. AS CIDADES ERAM MUITO FORTIFICADAS E ASSIM NÃO PODEMOS CONTRA AQUELE POVO PORQUE ELE É MAIS FORTE DO QUE NÓS. MAS DOIS DOS ESPIÕES, JOSUÉ E CALEB FALARAM SOBRE AS MARAVILHAS DA TERRA E QUE COM A AJUDA DE DEUS SERIAM CAPAZ DE CONQUISTÁ-LA.

É CLARO QUE O POVO DE CADA TRIBO ACREDITOU NO PRINCIPE DE SUA TRIBO E COMO ERAM MAIORIA, DEZ DOS DOZE PRINCIPES ERAM CONTRA A INVASÃO DA TERRA, PREVALECEU A IDEIA DA MAIORIA. OS MEMBROS DA TRIBO DE JUDÁ REPRESENTADOS POR CALEBE E OS MEMBROS DA TRIBO DE EFRAIM REPRESENTADOS POR JOSUÉ, A FAVOR DA INVASÃO, FORAM VOTOS VENCIDOS.

O ETERNO FICOU EXTREMAMENTE IRRITADO E AMEAÇOU EXTERMINAR TODO O POVO, NÃO O FAZENDO POR INTERFERÊNCIA PERSUATIVA DE MOISES. ENTRETANTO, COMO CASTIGO, O POVO FOI CONDENADO A VAGAR 40 ANOS NO DESERTO. TODOS OS QUE TINHAM MAIS DE 20 ANOS NÃO ENTRARIAM NA TERRA DE CANAAN. APENAS JOSUÉ E CALEBE, COM A NOVA GERAÇÃO HERDARIAM A TERRA PROMETIDA.

É DIFICIL ENTENDER COMPLETAMENTE O PORQUE DE CONSIDERAR A OBSERVAÇÃO DE DEZ DOS ESPIÕES ERRADA E A DE DOIS A CORRETA. OS SABIOS JUSTIFICAM DIZENDO QUE OS DEZ ESTAVAM ERRADOS POR QUE TIVERAM MEDO E OS DOIS ESTAVAM CERTOS PORQUE TIVERAM FÉ. SERIA HERESIA TAMBEM PENSAR QUE A FALHA FOI TAMBEM DE MOISES, POIS SABENDO QUE ERA A TERRA PROMETIDA PELO ETERNO E CLARO, A TERRA ERA BOA, DEVERIA TER CONVENCIDO A TODOS QUE A CONQUISTA SERIA TRANQUILA. OS INFORMES, DOS QUE APONTARAM DIFICULDADES, SERVERIAM PARA MONTAR A ESTRATEGIA DA CONQUISTA DA TERRA.


PODERIAMOS IMAGINAR UMA MANEIRA DIFERENTE: MOISES ENVIOU DIPLOMATAS PARA CONVENCER AOS HABITANTES DA TERRA DE CANAAN A ACEITAR AO DEUS ÚNICO, AO DEUS DE ABRAHÃO, ISAAC E JACÓ COMO O VERDADEIRO DEUS. ABANDONAR OS FALSOS DEUSES DE PEDRA E SE JUNTAR AO POVO DE ISRAEL E VIVER EM HARMONIA NA TERRA DE CANAAN. A INTENSÃO DE MOISES ERA CUMPRIR O QUE FOI ORDENADO PELO ETERNO-FAZER COM QUE TODAS AS NAÇÕES O ACEITASSE COMO DEUS ÚNICO. O POVO DA TERRA DE CANAAN TERIA QUE SER CONVERTIDO. DOIS DOS DIPLOMATAS CONSEGUIRAM CUMPRIR A TAREFA E DEZ FALHARAM. FORAM INCOMPETENTES NAS SUAS ATRIBUIÇÕES.

CONVERSÃO EM MASSA JÁ TINHA OCORRIDO QUANDO JACÓ ACAMPOU EM FRENTE À CIDADE DE SHECHEM E DEPOIS DO INCIDENTE COM SUA FILHA DINÁ QUE FOI SEDUZIDA POR HAMOR, PARA REPARAR A OFENSA TODOS OS MACHOS DA CIDADE FORAM CIRCUNCIDADOS.

MOISES QUANDO FEZ O PRIMEIRO CENSO, DOIS ANOS DEPOIS DE TER SAIDO DO EGITO, CONTOU MAIS DE DOIS MILHOES DE ALMAS. É CLARO QUE TODAS ESSAS PESSOAS NÃO PODERIAM SER DESCENDENTES DE JACÓ. A GRANDE MAIORIA ERAM ESCRAVOS, DE OUTRAS ORIGENS, QUE SAIRAM COM MOISES E FORAM CONVERTIDOS ACEITANDO O ETERNO COMO DEUS.

OS JUDEUS QUANDO FORAM LEVADOS PARA A BABILONIA CONSEGUIRAM TRANSMITIR A SUA CULTURA RELIGIOSA E CONVERTER MUITOS GENTIOS E DEPOIS DA LIBERTAÇÃO POR CIRO MUITOS FICARAM E NÃO RETORNARAM A ISRAEL. DEPOIS DA DESTRUIÇÃO DO SEGUNDO TEMPLO NÃO HOUVE UMA SAIDA EM MASSA DO POVO DE ISRAEL. OS JUDEUS JÁ ESTAVAM ESPALHADOS PELO MUNDO COMO EM ALEXANDRIA, VÁRIOS PAISES DA AFRICA COMO POR EXEMPLO A ETIOPIA E MESMO NOS PAISES EM VOLTA DO MEDITERRANEO COMO ROMA (DEPOIS ITALIA), ESPANHA ETC. EXERCENDO ATIVIDADES DE COMERCIO E INFLUENCIANDO POVOS COM A SUA CULTURA RELIGIOSA LEVANDO MUITOS A CONVERSÃO. NO ANO DE 740 O REI DO IMPERIO KHAZAR, UM POVO QUE VIVIA NA EXTREMIDADE ORIENTAL DA EUROPA ENTRE O CAUCASO E O VOLGA, SE CONVERTEU AO JUDAISMO E ESTABELECEU O JUDAISMO COMO RELIGIÃO OFICIAL CONVERTENDO TODO O POVO. MUITOS HISTORIADORES ACREDITAM QUE A MAIORIA DOS JUDEUS DA EUROPA ORIENTAL E POR CONSEQUENCIA A MAIORIA DOS JUDEUS DO MUNDO SEJAM DE ORIGEM KHAZAR E NÃO SEMITICA.

O ESTADO DE ISRAEL NOS SEUS PRIMORDIOS ADOTOU A DEFINIÇÃO DE QUE TODOS AQUELES QUE SE RECONHECIAM HONESTAMENTE COMO JUDEUS ERAM CONSIDERADOS COMO TAIS. DURANTE O PRIMEIRO RECENSEAMENTO, EM 8 DE NOVEMBRO DE 1948, PEDIU-SE AOS PRÓPRIOS HABITANTES QUE PREENCHESSEM UM QUESTIONÁRIO NO QUAL CERTIFICAVAM A SUA NACIONALIDADE E SUA RELIGIÃO. ESSAS DECLARAÇÕES SERVIRAM COMO BASE PARA O ESTABELECIMENTO DO REGISTRO CIVIL, E ASSIM O JOVEM ESTADO CONSEGUIU JUDAIZAR INÚMEROS CONJUGES QUE NÃO PRATICAVAM A RELIGIÃO JUDAICA. EM 1950, REGISTRAVAM-SE OS NASCIMENTOS EM FOLHAS SEPARADAS. UM FORMULÁRIO EM HEBRAICO E OUTRO EM ÁRABE. TODOS AQUELES QUE PREENCHIAM O FORMULARIO EM HEBRAICO ERAM CONSIDERADOS JUDEUS.

COMO PODEMOS VER A CONVERSÃO ERA UM ATO COMUM. ASSIM CUMPRIA-SE O DESEJO DIVINO DE QUE TODAS AS NAÇÕES ACREDITASSEM QUE O SENHOR É NOSSO DEUS, O SENHOR É ÚNICO. ASSIM SE CONQUISTA A TERRA PROMETIDA.

Moyses Sadigursky





                                        Aviso                               




Como parente, é com pezar que comunico o falecimento de Moyses 
Jacob Mandel Z"L. (Mucio) ocorrido no ultimo dia 12 em Recife -PE.


Reveca Pikelaizen






Escola de Educação Judaica Complementar da SIB





Semi-Novos





Vídeo da Semana




Israel na vanguarda das tecnologias limpas

Conheça também a página oficial de Israel na Rio+20 no facebook






Conib leva ao governo brasileiro repúdio à vinda de Mahmoud Ahmadinejad para a Rio+20


O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, se reuniu na semana passada com integrantes do alto escalão do governo federal para levar a posição da entidade sobre a visita do dirigente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil, que ocorrerá ainda neste mês. “Encontrei ministros muito abertos ao diálogo e sensíveis a nossas colocações”, relatou Lottenberg. “Tenho a convicção de que nossa mensagem ecoou em Brasília”.

O presidente da Conib se reuniu na última quarta-feira com a ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann, e com o chanceler Antonio Patriota. As conversas abordaram vários temas, entre eles a participação de Mahmoud Ahmadinejad na conferência Rio+20, a ser realizada a partir de meados de junho.

“É um evento das Nações Unidas no Rio de Janeiro, portanto, o Brasil não tem poderes para impedir a entrada de representantes de um país integrante da organização”, explicou Lottenberg. “É semelhante aos momentos em que Ahmadinejad desembarca em Nova York para falar na Assembleia Geral da ONU”.

A imprensa brasileira noticiou que Ahmadinejad pediu um encontro bilateral com a presidente Dilma Rousseff durante a passagem pelo Brasil. “Somos contrários a nosso país tratar um ditador com deferências e deixamos, de forma democrática, essa posição bastante clara em Brasília”, disse Lottenberg. “E certamente não estamos sozinhos na mobilização, já que contamos com apoio de diversos setores da sociedade civil, que rejeitam um regime que viola sistematicamente direitos humanos e é uma ameaça à paz global”.

O presidente iraniano nega a ocorrência do Holocausto, o assassinato de seis milhões de judeus pelo regime nazista. Também defende “varrer Israel do mapa”. O governo fundamentalista do Irã viola sistematicamente direitos de mulheres, homossexuais e minorias religiosas, como os da fé Baha´i. A oposição, conhecida como “movimento verde”, sofre intensa repressão.

O Irã também se recusa a abrir seu programa nuclear a amplas inspeções de representantes das Nações Unidas e apoia grupos terroristas, como o Hamas e o Hezbola. Também é o principal aliado do presidente sírio, Bashar Assad.

A Conib, junto com movimentos de mulheres, homossexuais, negros e outras minorias, vai participar de protestos contra o regime iraniano, a serem realizados no Rio de Janeiro, São Paulo e em outras capitais.



Site de Tzedaká on-line é lançado no Brasil






Empresa israelense lança ferramenta gratuita para criação de jogos

A israelense Qmerce lançou uma plataforma para que qualquer pessoa desenvolva seu próprio game, de graça, e compartilhe com amigos. A ferramenta é muito fácil de ser utilizada. No caso de um jogo de corrida, por exemplo, é possível escolher o plano de fundo, a forma da estrada, o tipo de carro e até mesmo o fundo musical. Feito isso, basta publicar a criação em sua página do Facebook ou em seu próprio site. De acordo com a empresa, mais de 300 mil jogos já foram criados e publicado



Jornalistas do Brasil visitam Auschwitz


Jornalistas de renomados veículos de comunicação da América Latina viajaram a convite do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) à Polônia e Israel, para conhecer um pouco da memória e história do povo judeu antes e durante a 2ª Guerra Mundial, e o que construíram a partir das cinzas, o que só foi possível pelo apoio da Fundação Safra e do Fundo Comunitário do Estado de São Paulo.

Continue lendo aqui




Israel acusa Irã e Hezbolla de ajudar a Síria em repressão e pede ação externa


O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu liderou neste domingo um coro de autoridades israelenses condenando o banho de sangue na Síria, acusando o Irã e os militantes do grupo xiita libanês Hezbollah, arqui-inimigos de Israel, de cumplicidade na carnificina de cidadãos do país 

"É um massacre cometido não só pelo governo da Síria, mas com a ajuda do Irã e do Hezbollah", declarou o premiê no início da reunião semanal do Conselho de Ministros israelense, segundo um comunicado de seu gabinete. "O mundo precisa ver hoje o eixo do mal
concentrado: Irã, Síria e Hezbollah."

Suas declarações coincidem com as de outros dirigentes israelenses sobre a Síria, entre eles o presidente do Estado judeu, Shimon Peres, que manifestou à rádio pública sua esperança de que a comunidade internacional intervenha em breve no país árabe para deter o banho de sangue.



Curtas






- É grande a indignação mundial após vândalos terem grafitado as paredes da praça do Yad Vashem, o Memorial do Holocausto em Jerusalém. As frases escritas são uma afronta ao povo e ao Estado Judeu. Uma delas diz: "Hitler, obrigado pelo Holocausto". Outra grafitada: " Se Hitler não tivesse existido os sionistas teriam de inventá-lo". Uma grande "caçada" aos criminosos está em andamento pelas forças de segurança e inteligência de Israel.
- Dezenas de imigrantes ilegais de países africanos foram detidos em várias cidades de Israel nesta segunda-feira durante uma varredura em Tel Aviv, Beersheba e Eilat. A operação com a intenção de deter imigrantes ilegais antes de sua deportação só foi possível depois que o Tribunal de Jerusalém deferiu o pedido do Estado para suspender o "status coletivo de proteção" concedido aos migrantes do sul do Sudão, sancionando a deportação de 1.500 imigrantes.
- O enviado especial da Liga Árabe e da ONU à Síria, Kofi Annan, está "gravemente preocupado" com relatos de que confrontos entre o governo da Síria e forças de oposição escalaram nesta segunda-feira. "Ele está particularmente preocupado com o recente bombardeio em Homs, bem com o relatórios do uso de morteiros, helicópteros e tanques nas cidades de Al-Haffa e Lattakia, segundo seu porta-voz Ahmad Fawzi. "Há indicações de que um grande número de civis estão presos nestas cidades." Annan fez uma declaração chamando para a proteção dos civis e exigiu que observadores da ONU tenham acesso imediato a Al-Haffa.
- Sessenta e quatro por cento dos eleitores judeus americanos apoiam o atual presidente Barack Obama, segundo nova pesquisa do Gallup, no que pode representar uma queda no apoio judeu para o titular do governo, e um aumento no apoio judeu para o Partido Republicano. Judeus americanos deram ao presidente Barack Obama uma taxa de aprovação de 60% em junho, ante os 68% em maio, mas foi estatisticamente inalterada aos 64% de abril. Trinta e dois por cento dos judeus desaprovam o trabalho que Obama está fazendo, semelhante a sua média de 30% em 2011. A Coalizão Judaica Republicana disse que a pesquisa do Gallup mostrou que "Os republicanos estão fazendo avanços significativos na comunidade judaica e que o apoio judaico para o presidente Obama está em uma baixa de 24 anos para um candidato presidencial democrata."


- O rascunho de um acordo econômico entre Israel e o Vaticano não contém nenhuma distinção entre o território soberano de Israel e os territórios ocupados em 1967 no que se refere a Jerusalém Oriental. A falta de um preâmbulo que contenha tal distinção é motivo para o aumento da tensão entre palestinos e cristãos israelenses e da Organização para a Libertação da Palestina com o Vaticano.


  • Boletim Conib (Via e-mail)
  • Pletz
  • Jornal Alef (Via e-mail)
  • IG 




PARASHAT HASHAVUA: Shlach Lecha



Acendimento das velas: 16:57


MINCHÁ: 17:54

ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá



TÉRMINO DO SHABAT: 18:50






Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)

O SIB e-News não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros publicados em suas edições

(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.

Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.

Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.

E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.

Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica


Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

Classificados




PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204





ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN

Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)


(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980


__________________________________

Mazal Tov


aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que 


oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:


Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.


Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?


Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.


Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

____________________________

CD's de Gê e Lilaz a venda


Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104


Preço: R$17,00
___________________________

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?


Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 


Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
____________________________________

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro?

LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz


__________________________

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com

_______________________

GEFILTE FISCH

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.

Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 
_____________________

DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com