Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 298, 17 de Tevet 5772 - 12/01/2012
A comunidade judaica da Bahia tem um inicio de 2012 muito especial.
Primeiro, teremos neste Shabat a nossa primeira cerimônia na nova sede (ainda em construção), na Rua das Rosas.
Depois, no dia 30, pela primeira vez receberemos numa festa de nossa comunidade a Presidenta da República, para lembrarmos juntos o Holocausto.
A homenagem, instituída há sete anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca o dia em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945.
A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico".
Nesta solenidade, em Salvador, principal cidade negra fora da África, homenagearemos especialmente os negros vítimas do Holocausto, nesta cerimônica que será realizada pela CONIB e pela SIB.
Shalom,
Mauricio
B¨H
Liderança, humildade e fé, três pilares para um futuro próspero.
Esta semana começamos com a leitura do segundo livro da Torá, Sefer Shmot. Livro que além de contar a história do nosso povo milenário, encarrega-se de nos mostrar, através da figura de Moshé Rabeinu, uma infinidade de exemplos, os quais demonstram não só uma EMUNÁ SHLEMÁ, uma confiança fiel e crença em D'us senão, por sua vez, uma forma constante de comportamentos corretos para poder conformar e fortalecer nosso Am Israel.
Neste começo, com Parashat Shmot, nos é narrado sobre o nascimento de Moshé, sua relação com o Faraó do Egito, e como foi que nossos irmãos, que haviam sido escravizados pelos egípcios, começavam a sonhar com a liberdade.
Porém, esta história e toda a narrativa sobre como Moshé surge, são bem conhecidas e todos lembramos como ocorreu.
Agora, o que chama muito a atenção, e sobre este ponto é que quero me deter por uns instantes, é justamente o encontro entre Moshé e a Sarça Ardente.
Moshé, um homem simples, pastor de ovelhas, perde uma do seu rebanho e, pensando no bem estar da mesma, pensando que sem uma ovelha o rebanho não seria o mesmo, decide procurá-la e persegui-la até conseguir leva-la para junto dos outros animais.
Neste episódio é que Moshé encontra-se com a Sarça Ardente, um arbusto que não se consome e, como se não bastasse, também fala, dizendo-lhe que libere o povo oprimido pelos egípcios, seu povo.
É neste momento que Moshé começa sua comunicação direta com D's, sendo assim guiado até conseguir, sob a direção Divina, libertar o povo judeu da escravidão.
Muitas são as perguntas que me surgem a respeito deste episódio: Por que motivo Moshé foi o escolhido? Como Moshé aceita tão facilmente e crê em um arbusto em chamas? Que houve com o medo de Moshé, atrever-se a enfrenta um Faraó não é um feito simples de se realizar e muito menos chegar a convencê-lo a liberar o povo escravizado?
Ainda assim, além das perguntas que podem surgir, e das opiniões e respostas maravilhosas que nos deram nossos comentaristas bíblicos, acredito que há uma ou duas palavras que definem Moshé claramente, para saber por que foi ele o escolhido e por que teve o valor de cumprir com as ordens Divinas: HUMILDADE E FÉ.
Moshé era realmente um homem humilde em todos os sentidos. Comprometido com a tarefa, com sua gente e preocupado para que ninguém sofresse. E foi assim que o demonstrou quando defendeu aquele escravo das mãos de um egípcio.
E, por outro lado, a fé que Moshé demonstrou a todo momento. Sem conhecer D's, somente com uma aparição e algumas palavras, confiou em sua Dinvidade e conseguiu transmitir a todo o povo este sentimento, para sentir-se fortes e sair adiante, caminhar para a liberdade e a terra prometida.
Este Shabat Shmot é um Shabat no qual a Torá volta a nos presentear um ensinamento:
"Com fé e humildade pode-se seguir adiante", pensar no próximo, ajudando, apoiando o Tikun Olam, o crescimento e a continuidade, são valodes fundamentais que baseados na crença nos permitirão concretiza nossos objetivos.
"Com fé e humildade pode-se seguir adiante", pensar no próximo, ajudando, apoiando o Tikun Olam, o crescimento e a continuidade, são valodes fundamentais que baseados na crença nos permitirão concretiza nossos objetivos.
Hoje é um dia muito especial para nossa SIB, celebrando o PRIMEIRO SHABAT NA NOVA SIB, nova sede que abrirá suas portas, se D's quiser, muito em breve, para que todos possamos desfrutar dela.
E é assim, que neste Shabat especial, todos devemos aprender com Moshé, tanto por sua humildade e fé como pela sua liderança.
Hoje, estamos marcando um momento único na história de nossa comunidade. Momento o qual vamos necessitar de cada um de nós para continuar com esta construção, e dar continuidade assim, a esta SIB que tanto queremos.
Queira D's, que neste Shabat Kodesh, possamos tomar estas duas maravilhosas qualidade que tinha Moshé Rabeinu, copia-las dele e saber que se um se propõe com força, confiança, fé e humildade, tudo se pode conseguir. E que jundos, em comunidade, consigamos inaugurar a NOVA SIB para que JUNTOS possamos também desfrutar dela.
Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski
Escola de Educação Judaica Complementar da SIB
Informamos que as matrículas para o ano letivo de 2012 da Escola de Educação Judaica Complementar da SIB já estão abertas, para crianças de 02 à 08 anos.
Continuaremos funcionando aos sábados, das 9:00 às 12:00h, na Escola Cresça e Apareça, no Rio Vermelho.
Devido a procura, estaremos abrindo mais 01 turminha, agora para crianças a partir de 02 anos.
Nossa prática pedagógica utiliza uma metodologia que foge do estilo formal. A nossa idéia é buscar um maior envolvimento das crianças, utilizando de uma forma lúdica o conteúdo das aulas com dramatizações, dança, música, jogos e artes plásticas.
Nossa equipe é composta por Karin Weitzman - Morá da língua hebraica e da turminha de 02 anos; Perola Pikelhaizen - Morá da Kitá Alef e Flávia Cardonski - Morá da Kitá Bet.
Atualmente, contamos com 12 crianças matriculadas e sabemos que poderemos ter bem mais, o que dependerá exclusivamente de cada um de vocês.
Convocamos os pais, avós e tios de crianças nesta faixa etária, a comprometerem-se com o judaísmo e com a continuidade da nossa comunidade, trazendo suas crianças para o nosso espaço para conhecerem a seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia, que visa a manutenção das tradições judaicas familiares, proporcionando a socialização dos alunos por meio de uma vivência do judaísmo.
Shalom!
Rosa Fichman Cardonski
Vídeo da Semana
O Teatro iídiche de Varsóvia
(Dica de Abraão Nucinkis)
Caros Associados,
O Teatro iídiche de Varsóvia
(Dica de Abraão Nucinkis)
Caros Associados,
Convidamos todos os associados para a cerimonia de HAZKARÁ da Senhora Sarah Violeta de Mello Kertész ( z'l ), pelos 50 anos do seu falecimento que será realizada no dia 15/01/2012 ( Domingo) às 9:00h no Cemitério Israelita da Bahia - Quintas dos Lázaros.
A familia Agradece a sua presença.
Convite:
Milena Ponczek, formada dos 09 aos 17 anos nas "divisões de base" da SIB, isto é no DROR, convida todos seus chaverim para sua formatura em Engenharia Química na Unicamp.
O DROR tem formado uma geração de craques sub-17 , que depois vão "jogar" nos principais centros do país. Êta turminha boa!... O convite está em anexo.
Convite e texto enviados por Roberto Ponczek
Com presença de (Excel. Srª Presidenta da República ) Dilma, Conib realizará em Salvador homenagem as vítimas do Holocausto A Confederação Israelita do Brasil (Conib), em parceria com a Sociedade Israelita da Bahia (Sib), promoverá no dia 30 de janeiro em Salvador a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU. O evento terá a presença de autoridades políticas federais, estaduais e municipais, líderes comunitários e religiosos. A presidenta Dilma Rousseff, que participou da cerimônia em 2011, foi convidada. A homenagem, criada há sete anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca o dia (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e "condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico". Continue lendo aqui. Diga-me com quem andas...
Artigo escrito pelo Sr. Rafael Eldad, Embaixador de Israel, para o jornal O Globo.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, iniciou no último domingo uma série de visitas a quatro países latino-americanos. Venezuela, Cuba, Equador e Nicarágua irão receber o líder islâmico em um momento de tensão no Oriente Médio e no mundo. As constantes ameaças contra Israel, o avanço do programa nuclear e os testes com mísseis de curto e longo alcances são algumas das preocupações que recaem sobre o Irã hoje diante da Comunidade Internacional.
Mas o que o iraniano busca tão longe de seu país? Isolado no mundo após um sequente distanciamento de países outrora próximos, ele está desesperado por novos “amigos”. Seguramente não é esperado que ele traga uma mensagem de paz, uma contribuição aos direitos humanos, uma boa lição sobre os direitos das mulheres ou de tolerância religiosa. Lamentavelmente, sabemos que os pontos fortes daquele país não estão nesses temas, mas em uma introdução do terrorismo (veja os atentados cometidos na Argentina contra a Embaixada de Israel e a sede da Associação Mutual Israelense Argentina nos anos 90) com infiltração de grupos (como o Hezbollah) que não tem nenhuma ligação com pacificação ou desenvolvimento.
Continue lendo aqui |
Pai do soldado Shalit concorrerá a vaga de deputado
Noam Shalit, pai do soldado israelense Gilad Shalit, que ficou preso em Gaza de junho de 2006 até outubro do ano passado, vai concorrer a uma vaga para deputado nas eleições primárias no Partido Trabalhista para tentar conseguir uma cadeira na próxima legislatura do Parlamento (Knesset).
Shalit, militante trabalhista desde 1996, comunicou nesta segunda-feira sua decisão a chefe do partido Shelly Yacimovich, de acordo com o site do jornal israelense Haaretz.
Continue lendo aqui
Danton Mello estreia comédia "Como se tornar uma super mãe em 10 lições", sobre família judia
O ator Danton Mello (36) estreou na noite desta segunda-feira, 9, em São Paulo, a comédia familiar Como se Tornar uma Super Mãe em 10 Lições, no Teatro Gazeta, em que vive um típico bom filho judeu tentando ministrar uma palestra no dia em que recebe um importantíssimo prêmio de “algebrologia sintagmática”.
Interrompido durante toda a palestra por sua mãe, vivida na peça pela atriz Ana Lúcia Torre (66), ele vai relembrar episódios cômicos de sua educação e explicar ao público porque tornou-se o homem que é hoje, em grande parte graças à sua super mãe. "O tema é universal, acho que todo mundo vai se identificar, esse amor da mãe pelos filhos que acaba a tornando autoritária e protetora demais", afirmou Danton.
Pele retirada de circuncisão salva visão de bebê que nasceu sem pálpebras em Israel Um enxerto da pele do prepúcio no lugar das pálpebras, realizado no hospital Kaplan, próximo a Tel Aviv, em Israel, salvou a visão de um bebê que havia nascido com um grave defeito nos olhos e corria o risco de ficar cego. A ideia foi do cirurgião Asher Milstein, especialista em oculoplástica, que decidiu realizar a operação exatamente oito dias após o nascimento do bebê, na data em que, segundo a tradição judaica, é feita a circuncisão em crianças do sexo masculino. Como o bebê, que havia nascido sem pálpebras, é de familia religiosa, era importante respeitar a tradição. Em entrevista à "BBC Brasil", Milstein explicou que a pele do prepúcio tem textura e espessura "idênticas" à pele das pálpebras e que ambas são as peles mais finas do corpo humano Continue lendo aqui Curtas
| |||||||||||||
MINCHÁ: 18:52
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 19:41
Colabore com o SIB e-News
Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.
Avisos
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
Classificados
PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204
ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN
Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)
(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980
__________________________________
Mazal Tov
aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________
Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840
____________________________
CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00
___________________________
Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil.
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502
Milene Neumann
____________________________________
Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
__________________________
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
_______________________
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
_____________________
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com
|