Pesquisar no SIB e-News

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SIB e-News 292

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 292, 16 de Kislev 5772 - 01/12/2011








B”H

Até onde queremos chegar? Uma escolha de todos os dias



Esta semana leremos na Torá Parashat Vayetzé. Uma seção muito interessante e que nos convida a refletir sobre alguns acontecimentos que são difíceis de se entender.

A Torá nos conta aquele acontecimento em que Yaacov tem um sonho onde ele se encontra em uma escada, da qual sobem e descem Anjos de D's. O que chama a atenção no relato é justamente que a escada está apoiada sobre o solo mas não tem um final - já que se dirige infinitamente até o céu.

Neste sonho, Yaacov pode também ver D's que se encontra ao seu lado lembrando-lhe que é o D's de Abraham e de Itzchak, seu pai e avô, a quem acompanhou em todo momento e também o fará com ele.

Além de ser uma narração interessante, nossos Chachamim, de bendita memória, se perguntaram muito a respeito, tratando de dar uma explicação a este acontecimento.
Entre alguns dos comentários que nos brinda para entender o ocorrido com as escadas e qual o seu significado, encontramos que é feito um paralelo enter estas "escadas apoiadas no solo e que chegam até o céu", sem um limite estipulado, com nossas ações e nossa vida.

Como sere humanos que habitamos este planeta, sabemos que quando nascemos começamos a subir e a transitar por um caminho o qual certamente terá obstáculos mas que também, por sua vez, estará cheio de conquistas e acertos.

É assim que nos ensina o que as escadas de Yaacov queriam dizer: mostrar ao nosso patriarca o significado da vida. Um sobe e desce. Se cai, logo volta a se levantar para continuar. Pode acontecer que muitas vezes o êxito seja estrondoso e subamos dois degraus de uma vez ou, quem sabe, poder conquistar certa coisa que seja mais difícil e a subida será mais lenta.
Porém, em todas estas opiniões - e certamente haverão opiniões - podemos encontrar sempre uma variável: a do crescimento.

A escada poderia ser nossa vida. Chegar até o céu, concretizar nossos objetivos e conseguir tudo aquilo a que nos propomos. E justamente aí, está a maior das mensagens que a Torá no deixa esta semana: que nossa escada não tem fim.

Conquistar aquilo que desejamos significa chegar ao céu. Mas é aí que não podemos nos esquecer que este céu é infinito e que somente nós podemos por um limite ao nosso crescimento. Se decidimos ascender até certo degrau, será nossa responsabilidade. Mas não podemos esquecer que se queremos alcançar um objetivo maior, também está ao nosso alcance. Só devemos nos propor a empreender o caminho.

Claro, há uma variável que não podemos deixar de ter presente. Pode ser que o caminho seja complicado ou que tenhamos medo do que virá. Justamente aí é onde aprendemos novamente de Yaacov.
Ele sabia que as escadas poderiam leva-lo para muitas conquistas mas que também poderiam haver complicações no caminho. Ainda assim, D's estava ao seu lado, acompanhando-o e lembrando-o que assim como nunca deixou Abraham e Itzchak a sós, tampouco o deixaria.

O mesmo ocorre conosco. Não podemos esquecer, nem por um instante, que não estamos sós neste mundo. Que temos todo o caminho adiante para crescer, desfrutar e construir um mundo melhor.

E escada está aí para que subamos nela. Se passarmos ao seu lado, será nossa decisão mas se nos arriscamos, e confiamos que poderemos ascender com a ajuda Divina, certamente conseguiremos.
Queira D's que possamos refletir neste Shabat Kodesh sobre qual é o caminho que estamos tomando e como o estamos encarando. Que possamos saber e aprender que a escada não tem limites e que, da mesma forma, as conquistas tampouco. Sempre e quando possamos atuar com responsabilidade e compromisso, sem esquecer-nos que não estamos sós e que D's SEMPRE estará ao nosso lado, acompanhando-nos e dando-nos forças para seguir adiante.


Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski





Tema da semana: "Acordos prévios ao casamento para evitar o promblema das Agunot"







Semi-Novos

A reuniao do grupo ocorrido no ultimo dia 27, foi uma volta a infância aos presentes que assistiram a um show de fantoches onde, a mensagem de união e amizade ficou 
marcada.
A tarde alegre foi também de comemoração para Maria Foa anfitriã e aniversariante do dia e, para Pérola Pikelhaizen que a convite de Maria, dividiram os parabéns. 




Na'amat - Pioneiras







No bonito ambiente do Hotel Vilamar, no dia 26/11 de 2011, a NA'AMAT PIONEIRAS BAHIA realizou o segundo evento desse ano, a apresentação do filme "A Chave de Sarah".
Baseado no filme de Tatiana de Rosnay, o filme oferece um contundente retrato da França na Segunda Guerra Mundial, revelando os tabus que cercam este periodo da História. Relata a triste história da família Starzynski e sua única sobrevivente, Sarah. 


O evento foi denominado "A tarde de Sarah Gandelman ", uma das fundadoras e presidentes da NAAMAT BAHIA, a pedido da chaverá Berta Wainstein, sua fílha. Estiveram presente vários sócios e amigos da Comuidade Israelita da Bahia.
Agradecemos também à chaverá Rosa e Jaime Fingergut pelo Hotel Vilamar.



Na foto, a comissão organizadora: Regina Fainstein, Berta Wainstein, Rosa Fingergut, Maria B. Foá, Helena Muler, Ruth Uderman , Sarina Saul, Eliza Spector, Anita Bengard, Berta Fingergut.








Habonim Dror









Vídeo da Semana




Será que o povo na rua sabe o que significa שלום?




Arqueólogos encontrammoedas romanas debaixo do Muro das Lamentações

Descoberta pode mudar teoria sobre a construção do Muro

Arqueólogos israelenses descobriram moedas da época dos romanos debaixo do Muro das Lamentações, em Jerusalém. Elas foram cunhadas por volta do ano 15 d.E.C. e podem mudar as teorias sobre a construção do Muro, há cerca de 2 mil anos. Durante séculos, se pensou que o muro havia sido construído pelo rei Herodes. Porém, Herodes morreu em 4 a.E.C., cerca de 20 anos antes da produção das moedas. Isso indica que o Muro foi finalizado por seus sucessores.
Uma das 17 moedas encontradas
sob o Muro das Lamentações
Arqueólogo israelense Eli Shukron, à esquerda,
mais abaixo, mostra onde as moedas foram achadas


Método israelense recicla águas residuais para fabricar papel



Um novo método desenvolvido em Israel usa as águas residuais de zonas residenciais para fazer papel, um método que contribui com o meio ambiente e ajuda a baratear o preço da água e do papel. O curioso método foi inventado por Rafi Aharon, um médico da região de Tzur Yigal, detalha nesta quarta-feira o jornal Yedioth Ahronoth.
Aharon garante que pode transformar águas residuais utilizando um novo recurso de aproveitamento do material sólido que é retido nos filtros das plantas urbanas de reciclagem e que são ricos em celulose. "Não há nenhuma razão para não fazer essa reciclagem, da mesma forma que fazemos com o plástico", afirmou Aharon, que explicou que 99,9% das águas que saem das casas são compostas por material líquido, sendo que apenas 0,10% pode ser considerada matéria sólida", declarou o médico.

Irã troca ameaças com Israel e o EUA; conheça o arsenal do país

A tensão crescente entre Irã e Israel e Estados Unidos têm sido marcada pela frequente troca de ameaças. No domingo, o ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, ameaçou ensinar aos Estados Unidos o "verdadeiro significado da guerra" e alertou para os "golpes destrutivos e poderosos dos mísseis e foguetes do Irã". Apesar de haver muita desinformação sobre o poderio de suas armas, o Irã é notório por realizar seguidos testes de mísseis.


Curtas



- O exército egípcio está empenhado em manter a integridade das primeiras eleições parlamentares da era pós-Mubarak. O chefe do Conselho militar que dirige o país rechaçou o pedido de sua renuncia e disse que os agitadores serão severamente reprimidos. As eleições em curso terão três etapas, com término estimado para janeiro de 2012.




- O ministro da Defesa do Irã Ahmad Vahidi disse que “Israel deve ser punido por suas ações contra os muçulmanos na Palestina e Líbano”, e ameaçou caso Israel ataque o Irã: “os nossos 150.000 foguetes não darão tempos aos israelenses para respirar”.





- O governo alemão aceitou pagar indenização única para todos que forem sobreviventes dos guetos nazistas. Os elegíveis para receber 2.000 euros do governo alemão, também terão direito ao seguro social.





- A Liga Árabe tomou medida sem precedentes ao aplicar severas sanções contra o governo da Síria. Após o abandono dos tradicionais apoiadores do governo de Assad, que já matou mais de 3500 sírios nos conflitos, a Liga resolveu agir. Na votação das sanções, o Iraque e o Líbano abstiveram-se de votar.





- Os hospitais israelenses estão usando o iPad como sua nova ferramenta em cirurgias. A nova tecnologia foi desenvolvida no Hospital Rabin(Belinson Hospital) e permite a pacientes e suas famílias acompanharem cirurgias de coração em tempo real pelo iPad.





- Os dois maiores partidos politicos da Tunisia apoiam o projeto da nova constituição do país que inclui uma cláusula condenando a normalização das relações do país com o Estado de Israel. O Ministerio das Relações Exteriores de Israel teme que esta iniciativa possa ser imitada por outros países do Oriente Médio.





- Pela nona vez este ano, terroristas explodiram uma parte do gasoduto egípcio que leva suprimento para Israel e Jordânia. O governo egípcio prometeu incrementar as medidas de segurança na região.





- A demolição da ponte Mughrabi, que liga o Muro das Lamentações ao Monte do Templo na Jerusalém Oriental, foi suspensa após apelo de egípcios e jordanianos, que temem por violentos protestos. Segundo os engenheiros da municipalidade de Jerusalém , a ponte apresenta sérios riscos em sua estrutura.



- Uma pesquisa mostra que 70% dos israelenses desejam a pena de morte para um dos assassinos da família Fogel, do assentamento de Itamar, crime ocorrido há 8 meses. Amjad Awad, de 19 anos, e seu primo de 17 anos, degolaram friamente os cinco familiares que dormiam, incluindo um bebe de 3 meses. O assassino declarou que não sentia qualquer arrependimento por sua atitude. A sentença de hoje condenou o criminoso a prisão perpétua.



Fontes










PARASHAT HASHAVUA: Vayetze

MINCHÁ: 18:33
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá

TÉRMINO DO SHABAT: 19:23







Colabore com o SIB e-News


Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)





(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.

Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.

Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.


E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.

Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica

Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

Classificados


PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204



ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN

Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)


(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980


__________________________________

Mazal Tov


aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que 


oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:


Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.


Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?


Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.


Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

____________________________

CD's de Gê e Lilaz a venda


Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104


Preço: R$17,00
___________________________

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?


Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 


Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
____________________________________

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro?

LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz


__________________________

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com

_______________________

GEFILTE FISCH

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.

Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 
_____________________

DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com