Parashat Hukkat: O desafio para entendê-la.
A Parashat Hukkat , narra alguns acontecimentos bastante misteriosos e impactantes, como a Morte de Miriam e Aron, as mitzvot relacionadas a pureza ritual e sobretudo duas coisas muito dificeis de entender , o ritual das cinzas Vaca Vermelho e o episódio em que Moshé Rabeinu golpeia a rocha e é punido. O nome da Parashat Hukah, vem de Hok ( Lei em hebraico, plural Chukim); Chukim são portanto , decretos, ou seja mitzvot cujo propósito ou razão não estão bem claros e devem ser cumpridos sem questionamentos. E assim acontece como os chukim não são de fácil compreensão, esta parashat é considera uma das mais difíceis de se entender. Exemplo :Por que as cinzas da vaca vermelha ( um animal muito raro e particular ) parodoxalmente purifica o impuro, mas o ritualmente puro , torna-se impuro ao ter contato com estas cinzas ?
Quanto ao pecado de Moshé trata-se de um dos maiores focos de discordância entre os nossos sábios. Por que golpear a rocha foi um pecada assim tão grande, suficiente para privar Nosso Mestre de entrar em Eretz Ysrael ? Em contexto: a longa jornada de 40 anos no deserto aproxima-se do fim. O Povo antes escravo, começara a aprender o que é ser livre. E ser livre implica também questionar, e neste momento o povo sedento mais uma vez tem qeuixas. Moshé embora já devidamente orientado pelo Eterno, tem um momento de impaciência e golpeia a Rocha, chamando os israelitas de Rebeldes” . E embora o Eterno o houvesse ordenado a falar e não golpear a pedra, a água ainda assim flui e o povo mata sua sede.
O Midrash conta que Shloma HaMelech, Rei Salomão, lutava para tentar entender o motivo do castigo de Moshé, e ele que era mais “Sábio dos Homens”! Já Rashi, por exemplo, diz que o pecado de Moshé foi o golpear a pobre Rocha. Rambam, julgou tratar-se da Ira e da impaciência. Entretanto Nachmanides ( o Ramban) nos oferece a explicação de que o erro foi induzir o povo a pensar que o poder estava em Si mesmo e não no eterno. Mas a mais tocante é a do comentarista do séulo 12, Ibn Ezra que atribui a Moshé o grave erro de ter chamado o povo de rebelde, quando na realidade sua queixa era justa -de fato eles não tinha água. Na sequência da leitura o próprio D-us, atribuindo atitude rebelde a Moshé e Aron. A punição deveu-se menos a ira do momento em si, mas a falha em demonstrar a Santidade de D-us aos israelitas. Talvez nós mesmos nos irritemos ao ouvirmos tantas reinvidicações e demandas justas de nossos parceiros, amigos e colegas. Repetimos Moshé no seu lado mais humano, quando deveríamos nos dedicar a oferecer compreensão. Moshé talvez estivesse cansado de anos de lamúrias...e podemos encontrar neste aspecto, uma importante liçào também sobre a humanidade de Moshé, que enxergamos em nós. E ao fazê-lo deveríamos também nos lembrar de mostrar ao nosso redor a Santidade de D-us.
Rogério Palmeira (רפאל מנדל)
Srs.@ Associados,
A Sociedade Israelita da Bahia, informa que em função do feriado prolongado e também por motivo de segurança, não haverá Cabalat Shabat nos dia 29 e 30/06/2012 ( Sexta e Sabádo ), o expediente administrativo só até o dia 29/06/2012 da 8:00h até às 16:00h.
Obrigada,
A Sociedade Israelita da Bahia, informa que em função do feriado prolongado e também por motivo de segurança, não haverá Cabalat Shabat nos dia 29 e 30/06/2012 ( Sexta e Sabádo ), o expediente administrativo só até o dia 29/06/2012 da 8:00h até às 16:00h.
Obrigada,
Val
-x-
SUCO DE UVA KOSHER EM SSA.
Para quem interessar: Casa dos Vinhos no Imbuí (tel.: 3230-9347) 500 ml ao valor de R$ 8,15 - Casa Madeira Suco de Uva Integral Kosher - produção do BDK deste o descarregamento das uvas até o produto final totalmente por judeus. Não confundir com o suco da mesma marca que não é Kosher. Além do selo na tampa está também no rótulo... É simplesmente delicioso. Lá também vende vinho kosher de Israel por 49 e 200 reais.
Enviado por Marcos Wanderley
Uma comunidade diferente:
Judeus nigerianos
Judeus nigerianos
Israel propõe na Rio+20 cooperação pelo desenvolvimento sustentável |
O Ministro de Proteção Ambiental de Israel, Gilad Erdan, abordou no Plenário da Rio+20 as inovações tecnológicas que posicionaram Israel com destaque na superação dos desafios da escassez de recursos e propôs compartilhar sua experiência com os países vizinhos.
Erdan citou a produção agrícola de Israel, que aumentou cinco vezes desde sua criação, ao mesmo tempo em que reduziu em 50% a alocação de água doce para a agricultura. Também mencionou a eficiência da tecnologia de irrigação, a recuperação de cerca de 80% do esgoto para utilização na agricultura, o desenvolvimento de tecnologias de dessalinização da água do mar e o histórico de Israel em energia sustentável. “Israel não poupa esforços para compartilhar sua experiência com os países desenvolvidos e em desenvolvimento”, disse, lembrando a cooperação de Israel com o mundo ao citar o Mashav, a Agência de Cooperação Internacional de Israel, que há mais de 50 anos tem dirigido suas atividades para as áreas em que o país tem vantagens comparativas, como a redução da pobreza, segurança alimentar, gestão de recursos hídricos e arborização, entre outros. "Estou aqui para dizer aos nossos vizinhos: vamos aproveitar a oportunidade para enfrentar os desafios comuns de desenvolvimento e procurar superá-los, juntos, independentemente das nossas diferenças”, concluiu. |
O ministro israelense de Proteção Ambiental, Gilad Erdan. Foto: divulgação. |
Israel: "Ambulância dos desejos"
realiza sonhos de doentes terminais
Iniciativa possibilita a realização dos mais diversos
sonhos de pacientes que se encontram à beira da morte
A israelense Sima Akrish, residente de Ashkelon (Israel), ia se casar. Porém, para ela, a alegria da ocasião não seria completa sem a presença de sua tia, Miriam Yhia, que está hospitalizada, em estado terminal, no Hospital Hadassa, em Jerusalém. O "Serviço de Salvamento de Israel" levou a paciente à cerimônia. "Foi uma experiência maravilhosa para todos nós", afirmou a mãe da noiva, Lea Akrish. "Todos riram e choraram ao mesmo tempo ao vê-la participando conosco da festa de casamento". De acordo com os médicos, Miriam, que sofre de câncer no cérebro, pode morrer a qualquer momento. Mas, segundo o relato de Lea, seu estado de espírito "melhorou muito" depois de participar do evento. "Antes do casamento ela já nem falava mais, mas durante a festa até chegou a cantar e a sorrir".
O idealizador da "Ambulância dos desejos", Assi Dvilansky, revelou que, nos últimos três anos, centenas de pessoas se beneficiaram da oportunidade única que o projeto proporciona. "Ele é aberto aos doentes terminais de todas as origens, nacionalidades, raças e religiões", afirmou Dvilansky. Recentemente, a "Ambulância dos desejos" levou um iraniano de 13 anos para ver a Mesquita de El Aqsa, em Jerusalém Oriental, projeto que foi realizado com a colaboração da Turquia e da administração palestina da mesquita (Waqf). "Apesar dos problemas entre Israel e o Irã, fizemos todos os esforços para possibilitar que aquele menino pudesse realizar seu sonho antes de deixar este mundo. Muitas vezes é bastante complicado realizar os desejos das pessoas, porém nós não poupamos esforços para dar a elas e a suas famílias a oportunidade de um momento feliz em meio às dificuldades que estão passando", afirmou. Na semana passada, um doente terminal que sofre de esclerose múltipla foi levado para participar da cerimônia de conclusão dos estudos secundários de sua filha. Embora esteja quase completamente incapaz de se mexer (se comunica apenas por intermédio do piscar dos olhos), o paciente, que no passado era diretor da mesma escola onde sua filha se formou, teve a oportunidade de rever o local onde trabalhava e de estar perto da família. A ambulância utilizada para o projeto é um veículo especialmente fabricado para suprir qualquer necessidade médica que possa surgir durante as viagens. Um sistema especial de amortecedores evita que o paciente sofra com eventuais buracos na estrada, e um aparelho de vídeo permite que ele veja o percurso por intermédio de uma tela instalada em frente à cama, dentro da ambulância. Uma equipe de paramédicos especialmente treinados acompanha os pacientes nas viagens. "O paciente vê o caminho como se estivesse sentado ao lado do motorista", explica Dvilansky. A ambulância é grande, possibilitando que o doente seja transportado na própria cama do hospital. "Já levamos pessoas para ver o mar, passear em Tel-Aviv, conhecer o Mar Morto, participar de festas familiares, visitar museus. O serviço é grátis e aberto a todos". |
Curtas
|
- Boletim Conib (Via e-mail)
- Jornal Alef (Via e-mail)
Acendimento das velas: 17:00
MINCHÁ: 17:57
MINCHÁ: 17:57
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 18:53
Para Rir
Um juiz esta presidindo uma sessao de divorcio de um casal de judeus.
Quando os papeis foram assinados
e o divorcio esta completo, a mulher agradece ao juiz e diz:
- "Agora eu tenho que arranjar um Ghet."
O juiz pergunta o que significa um Ghet. A mulher explica que um Ghet
eh uma cerimonia religiosa,
exigida para um divorcio ser reconhecido pela fe judaica.
O juiz diz:
- "Significa uma cerimonia religiosa como um Bris?"(circuncisao)
Ela responde:
- "Sim, muito similar, mas neste caso voce se livra do shmock inteiro."
Enviado por Renato Guertzenstein
Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
O SIB e-News não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros publicados em suas edições
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.
Avisos
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
Classificados
PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204
ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN
Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)
(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980
__________________________________
Mazal Tov
aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________
Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840
____________________________
CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00
___________________________
Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil.
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502
Milene Neumann
____________________________________
Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
__________________________
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
_______________________
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
_____________________
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com
|