Pesquisar no SIB e-News

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SIB e-News 290

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 289, 20 de Chesvan 5772 - 17/11/2011












B”H
Aprendendo a viver com a mesma intensidade

Esta semana leremos em nossas sagradas escrituras sobre o falecimento de Sarah e seu sepultamento em gruta de Meharat HaMachpelá, lugar que comprou Abraham para que sua descendência fosse ali enterrada.

Após a morte de Sarah, Abraham encomenda ao seu fiel servente, Eliezer, que consiga uma mulher para o seu filho Itzchak, e é assim que com a busca, Itzchak contrai casa-se com Rivká, a segunda das quatro matriarcas que tem o Povo de Israel.

Deste modo, a Parashá finaliza com a morte de Abraham Abinu aos 175 anos de idade.

Ainda assim, além de todo o relato narrado na Parashat Chayei Sarah, o que chama muito a atenção é como é contada a morte de Sarah, já que está escrito: "Foram os dias de Sarah cem anos e vinte e sete anos; os anos da vida de Sarah".

O que é difícil de entender aqui é o porque de mencionar o tempo que viveu Sarah dividindo em cem, vinte e sete anos. Acaso não era mais simples dizer que viver 127 anos de uma vez?

Nossos sábios, de bendita memória, sustem que a Torá narra assim os anos de vida de Sarah porque ela viveu com a mesma intensidade tanto seus sete, quanto seus vinte ou seus cem anos.

Com este comentário de nossos Chachamim, encontramos um dos maiores ensinamentos da Torá e é justamente em relação a como encaramos nossas vidas.

Muitas vezes olhamos para trás e recordamo-nos daquelas coias que fizemos, quanto erramos e também, em várias ocasiões, acontece que também nos arrependemos de ter feito algo ou não. Ainda assim, é aí onde nossos Chachamim nos pedem que reflitamos e pensemos. A vida é uma só e não importa quantos anos tenhamos, sete, vinte ou cem, o importante é vivê-la com intensidade. Aprendendo a olha somente a metade cheia do copo, observando nossos acertos e não decaindo por não conseguirmos algo.


Sarah Imenu, foi um exemplo desta atitude para a vida. Viveu e desfrutou cada instante além dos obstáculos que precisou superar. Sempre com este espírito e a vontade colocadas acima da conquista do futuro que se aproximava. Se conseguirmos imita-la... quão diferentes as coisas seriam, não?

Queira D's que possamos neste Shabat Kodesh aprender da atitude tomada por Sarah Imenu, apostando no futuro, desfrutando cada instante de nossas vidas e, acima de tudo, vivendo nossa vida em sua totalidade, sem esquecermos que é uma e que não podemos desperdiça-la.


Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski







A Nova SIB




Caminhando para a concretagem da última a laje. Em uma das fotos, vemos a base da fôrma para a futura piscina.

Fotos de Sérgio Ekerman




















Tema da Semana: "Anatomia do Movimento Conservador"










Habonim Dror





















Na'amat - Pioneiras


A Naamat Pioneiras Salvador convida a todos para assistirem a apresentação do filme "A CHAVE DE SARAH'' no Hotel Vilamar (fone
32484244), sabado 26/11 às 18.00hs.
Baseado no livro de Tatiana Rosnay,o filme oferece um contundente retrato da França na Segunda Guerra Mundial, revelando os tabus que cercam este periodo da História. Relata a triste história da família Starzynski e de sua única sobrevivente, Sarah.
Após o filme será oferecido um lanche. A contribuição será de  R$ 20,00.
O evento é beneficiente e a renda será direcionada a várias creches.




Semi-Novos











Vídeo da Semana




História dos judeus sefaradim

Vídeo enviado por Renato Guertzenstein






Israel pede que ONU condene lançamento de foguetes de Gaza

O embaixador de Israel na ONU, Ron Prosor, criticou nesta quarta-feira o silêncio do Conselho de Segurança do organismo em relação ao lançamento de foguetes procedentes da Faixa de Gaza, e pediu ao órgão que condene esses ataques.
"Enquanto estamos reunidos em Nova York para debater sobre a vital importância de proteger os civis nos conflitos armados, os foguetes caem ainda sobre mais de 1 milhão de homens, mulheres e crianças no sul de Israel", disse o diplomata israelense durante uma reunião do Conselho de Segurança.
Prosor responsabilizou o grupo radical islâmico Hamas e outros "terroristas de Gaza" por ataques que, nas duas últimas semanas, foram dirigidos contra "o coração de grandes cidades israelenses, seus parques e suas guardas, e contra os salões de nossos lares".
As histórias das vítimas desses ataques deveriam, disse o embaixador, "comover e escandalizar o Conselho de Segurança e todas as pessoas decentes", embora, "no entanto, deste Conselho não saiu nem uma só palavra de condenação e o silêncio diz tudo".

Nizan Guanaes participa de seminário em Israel


Nizan Guanaes participará em Israel de seminário inédito sobre o Brasil.
Visando compreender as aspirações do Brasil como ator global, bem como os fatores que o levaram ao atual status e seus desafios para o futuro, o Departamento Românico e Estudos Latino-Americanos da Universidade Hebraica de Jerusalém e o Programa de Estudos Portugueses e Brasileiros promoverão de 11 a 13 de dezembro o seminário internacional “A Emergência do Brasil como Ator Global: Explicações Históricas, Conquistas Recentes e Futuros Desafios”.

Continue lendo aqui.












PARASHAT HASHAVUA: Chayei Sarah

MINCHÁ: 18:26
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá

TÉRMINO DO SHABAT: 19:15








Após emocionar-me com o texto escrito por meu filho Igor na semana passada, não posso deixar de tecer alguns comentários, como pai e ex-boguer do Ichud Habonim, atual Dror. Concordo com tudo o que ali foi dito. A minha experiência pessoal no movimento foi extremamente gratificante, para dizer o mínimo. Participei de todas as etapas, como chanich, madrich, guizbar, merakez iton, merakez chinuch e mazkir. Fiz o meu shnat em 1980. E amigos para toda a vida. Passei pelas mesmas dificuldades que hoje angustiam esses jovens, como a falta de recursos e o desinteresse de alguns pais. Vivi épocas douradas, de grande presença, e outras em que parecia que teríamos que encerrar as atividades. Quando a perspectiva do fim batia à porta, novas lideranças surgiam, novas gerações de chanichim povoavam as nossas atividades, e seguíamos em frente.


Incentivei meus filhos a frequentar a escolinha informal, na Hebraica, aos sábados pela manhã. Incentivei não é bem a palavra certa, porque não havia opção. Verinha e eu os levávamos todas as semanas. Mais tarde, Verinha foi convidada por Rosinha Cardonski a ajudá-la nas tarefas. Ela tomou gosto e passou a estudar para poder ensinar. Acho que ali começou a tornar-se judia. E Ilan e Igor, com certeza, também.


Mais tarde, não precisei mais “incentivá-los” a conhecer o Dror. Eles já tinham sido conquistados pela convivência com as demais crianças da escolinha. Ambos participaram por muitos anos ( Igor até hoje ), foram a todas as machanot – locais e nacionais, e fizeram cada um o seu shnat, em 1986 e 1990. O resto é história.
É claro que amizades podem nascer em qualquer ambiente. Mas as amizades cultivadas no Dror são diferentes. Respira-se judaísmo, para começar. E indistinção de quaisquer diferenças. Aprende-se a ser mais que amigo, a ser companheiro. Confia-se no outro porque os valores individuais e coletivos são construídos por todos.
Hoje, quando vejo a minha sobrinha Sophia e suas amiguinhas correrem pela sinagoga fazendo barulho durante os Kabalot Shabatot, olho para o rabino e percebo que ele em nada se incomoda. E nem eu. Porque sei que essas crianças só fazem barulho porque estão lá, onde devem estar. Estão crescendo em um ambiente judaico, estreitando laços que começam com nada mais que uma amizade, uma prazerosa convivência que com certeza as fará querer estar juntas sempre – na escolhinha, no Dror, no mundo do judaísmo.
Deixo uma mensagem de incentivo aos meus amigos e contemporâneos: não esperem que nossos filhos, sobrinhos, netos cresçam para vê-los tornarem-se judeus. Façam-nos querer isso, não pelas palavras, mas, desde cedo, pelo coração.
Mauro Brachmans

Colabore com o SIB e-News


Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)





(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.

Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.

Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.


E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.

Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica

Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

Classificados


PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204



ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN

Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)


(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980


__________________________________

Mazal Tov


aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que 


oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:


Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.


Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?


Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.


Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

____________________________

CD's de Gê e Lilaz a venda


Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104


Preço: R$17,00
___________________________

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?


Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 


Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
____________________________________

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro?

LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz


__________________________

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com

_______________________

GEFILTE FISCH

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.

Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 
_____________________

DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com