Pesquisar no SIB e-News

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SIb e-News 283 - Especial Rosh HaShana 5772


Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 283 - Especial Rosh HaShaná 5772, 27 de Elul 5771 - 26/09/2011

Parashá da Semana









B”H
A última mensagem de Moshé Rabeinu

Esta semana leremos em nossa Parashá, a última das leituras que realizamos na Sinagoga, já que em breve estaremos celebrando Simchat Torá e então poderemos finalizar a leitura deste livro milenário e começa-la novamente.

É assim como na porção que será lida em Shacharit de Shabat, Moshé já próximo da morte, continua instruindo o povo, desta vez de forma diferente:

Em primeiro lugar, assim como encontramos neste relato, em forma de prosa e, em seguida, parafraseando o Rabbeinu Behhayéh Ben Asher, conta ao povo de Israel todos os acontecimentos do seu futuro. Começa desde a Criação do mundo, dos povos e de Isral, finalizando nos dias do Mashiach.

Moshé lembra o povo novamente quem são, de onde vem, para onde vão e que eles são os que decidem no final, o caminho que desejam tomar.

Por outro lado, o Rambam sustenta que este Cântico é uma promessa explicita de Redenção futura que, apesar de curta, contem todo tipo de explicações relacionadas ao futuro do povo.

É assim como finalizamos a leitura da Torá e, como não poderia ser de outra forma, volta a nos deixar um ensinamento e, esta, sobre nosso futuro. Futuro que deveremos nós mesmos forjar, sabendo que somos responsáveis pelo bem e pelo mal.

Queira D's que neste Shabat Kodesh, Shabat anterior a Iom Kipur, possamos dedicar um tempo para pensar sobre os ensinamentos maravilhosos que dia-a-dia nos deixa a Torá. Sabendo que se lhe damos a importância que merecm, podemos encontrar neles um manual para viver em um mundo que a cada instante coloca um obstáculo para superarmos. Obstáculo este que só se encontra ali porque somos os únicos que podemos supera-lo. Se não fora assim, certamente não o encontraríamos neste lugar.

Shabat Shalom Umeborach
Gmar Jatimá Tová
Rab. Ari Oliszewski


Horário das Rezas






O que é Rosh HaShaná


Rosh há Shaná (literalmente “Cabeça do Ano”, em Hebraico), é o Ano Novo pelo calendário judaico. Em 2011, ele terá início na noite do dia 28 de setembro. Estará começando o ano judaico de 5772.

De acordo com a tradição judaica, Adão e Eva foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação. É a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

Historicamente, o primeiro Rosh ha Shaná foi numa sexta-feira, o sexto dia da Criação. Neste dia, D'us criou os animais dos campos e das selvas, e todos os animais rastejantes e insetos, e finalmente - o homem. Assim, quando o homem foi criado, encontrou tudo pronto para ele.

Nossos sábios viram nisso a ordem da Criação, como a consideração do bom anfitrião que, antes de convidar um hóspede de honra, coloca a casa em ordem, prepara as lâmpadas mais brilhantes, uma refeição deliciosa, etc., para que seu convidado encontre tudo preparado. Mas também vêem nisto uma profunda lição: se o homem é merecedor, é tratado como um convidado de honra; se não o merece, dizem-lhe: "Não fique orgulhoso de si mesmo; até um inseto foi criado antes de você!"

Em Rosh ha Shaná, após a prece da noite, cumprimentamos todos falando: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm (“Que sejas inscrito e selado para um ano bom”). Ao proferir isto, é como se pudéssemos ver os três grandes Livros Divinos abertos perante D'us: o Livro dos Justos; o Livro dos Perversos e o Livro dos Medianos - onde é provável que nos encontremos, com nossas boas e más ações quase se equiparando. Apenas uma mitsvá a mais e a balança penderá a nosso favor.

Há doze meses no ano, e há doze Tribos em Israel. Cada mês do ano judaico tem sua Tribo representativa. O mês de Tishrei é o mês da Tribo de Dan. Isto tem um significado simbólico, pois quando Dan nasceu, sua mãe Lea disse: "D'us julgou-me e também atendeu à minha voz." Dan e Din (Yom HaDin, Dia do Julgamento) são ambos derivados da mesma raiz, simbolizando que Tishrei é a época do Julgamento Divino e do perdão. Similarmente, cada mês do calendário judaico tem seu signo no Zodíaco (mazal , em hebraico). O mazal de Tishrei é a Balança. Este é o símbolo do Dia do Julgamento, quando D'us pesa as boas e as más ações do ser humano.



B”H
Iamim Noraim 5772
Costumes e Tradições

Slichot: Tefilá que costuma realizar-se no sábado anterior a Rosh HaShaná. Nela rezamos uma série de orações em que solicitamos a absolvição de nossos erros.

A Tefilá de Slichot é uma condição necessária no processo de Teshuvá (arrependimento e reflexão), realizados nos dias prévios  e mais efusivamente nos Iamim Noraim


Shofar: O Shofar é tocado a cada manhã como de costume, desde o começo do mês de Elul. O som do chifre de carneiro, tenta despertar as almas de cada um de nós para refletir e avaliar o nosso comportamento, e quando cheguemos ao dia do juízo, possamos ser absolvidos de nossos pecados uma vez que nos arrependamos.Sons: Tekiá -  um toque longoShevarim - três toques curtosTruá – nove toques curtosSaudações tradicionais:É costume  enviar Kartisei Brachá, saudações pelas festividades, expressando  nossos desejos de prosperidade e finalizando com as seguintes frases:
  • Shaná Tová Umetuká: que tenha um ano bom e doce.
  • Le Shaná Tová Tikatevu ve Techatemu: que no próximo ano possamos ser inscritos e  selados no livro da vida.
  • Gmar Chatimá Tová: que alcance um boa assinatura no Livro da Vida.
  • Chatimá Tová: que tenha uma boa assinatura no  Livro da  Vida.




Tashlich:

É costume ao meio-dia do primeiro dia de  Rosh HaShaná ir ao rio ou mar  jogar migalhas de pão na água, enquanto são recitados alguns salmos, onde se lê a base deste costume “E jogareis vossos pecados no mar”

Maçã com mel e Chalá Agulá:

É costume comer maçã com mel e Chalá Agulá (Chalá redonda). Este costume serve para simbolizar que o ano é  cíclico, pois devemos comer tanto a maçã como a Chalá com mel para que possamos ter um ano doce.

Teshuvá, Tefilá e Tzedaká:

A Teshuvá é quando devemos refletir sobre o nosso comportamento, a nossa sinceridade com nós mesmos e a medida em que estão os nossos atos.
A Tefilá é  o meio para refletir sobre nossa relação com D’s, com o judaísmo,  nossos costumes e tradições.
A Tzadaká é a forma como nos relacionamos com nossos semelhantes no momento de ajudá-los e estender-lhes a mão.
Estes três conceitos são básicos e devemos praticá-los se quisermos que nossos erros sejam absolvidos.

Estrear uma roupa nova:

É um Minhag (costume) importante começar o ano usando roupa nova.

Sinagoga:

É costume assistir aos serviços religiosos para que possa encontrar a espiritualidade  guardada nos Iamim Noraim. Ademais é uma experiência muito agradável pois encontramos muitos amigos conhecidos que, talvez, pelas ocupações que temos durante o ano, não tivemos a oportunidade de vê-los.

Comida Festiva:

É costume reunir-se em família para a celebração do começo do ano novo bem como a finalização do jejum de Yom Kipur.
Jejum de Iom Kipur:

Em Yom Kipur as pessoas que já passaram pelo Bar ou Bat Mitzva jejuam, abstendo-se de comer e beber durante todo este dia. Não devemos nos higienizar, usar calçados de couro, joias, ter relações sexuais, nos perfumar, além de todas as proibições relacionadas ao Shabat. Os enfermos, tomando algum tipo de medicamento ou que o jejum represente algum risco estão isentos de realizá-lo.

Kol Nidrei:

É a Tefilá (reza) central do Yom Kipur na qual pedimos que todos os nossos erros sejam absolvidos e que possamos ser inscritos no Livro da Vida.

Tekiá Gdolá:

Indica a finalização do Yom Kipur com um toque longo do Shofar  que marca nossa passagem da transgressão ao arrependimento com êxito.

Primeira estaca da Sucá:

Uma vez finalizada a Tefilá de Yom Kipur, é costume, ao sair da sinagoga, enterrar a primeira estaca da Sucá, unindo desta forma, as duas festividades.
Queira D’s que possamos disfrutar de maravilhosos Iamim Noraim ao lado de seus entes queridos.


Le Shaná Tová Tikatevu Vetechatemu
Rab.  Ari Oliszewski

Mensagens








Notícias da Comunidade


ESCOLA COMPLEMENTAR DE EDUCAÇÃO JUDAICA DA SIB






Tema da Semana:
"A Teshuvá, o arrependimento visto desde os olhos de Maimonides"

Habonim Dror


O próximo sábado de atividades do dia 01 de outubro será imperdível! Aguardamos todos os seus filhos, netos ou sobrinhos de 7 a 14 anos! Na SIB das 14:00 as 18:00.



Vídeo da Semana






No Brasil e no mundo







Google digitaliza os manuscritos do Mar Morto


JERUSALÉM – O Museu de Israel apresentou nesta segunda-feira junto com o Google o projeto de digitalização dos manuscritos do Mar Morto, uma iniciativa que universalizará o conteúdo do testemunho escrito mais antigo dos costumes e práticas da região há 2 mil anos.

O museu divulgou na internet cinco dos seus oito manuscritos escritos em hebraico e aramaico, num “casamento perfeito” entre tecnologia e história, disse o diretor da instituição, James Snyder.

Fotografados página por página com uma câmera de alta resolução, os manuscritos foram digitalizados e reconstruídos até que as imagens ganhassem o aspecto original.


Curtas



- Uma festa popular foi montada em Ramallah para celebrar o discurso de Abbas na ONU. Em Gaza, os militantes do Hamas proibiram a instalação de grandes telões nas ruas e fecharam os bares que ofereciam telões para seus clientes assistirem ao discurso de Abbas. Também foram proibidas as manifestações públicas pró-Abbas.

- O mundo árabe repudiou com veemencia o pronunciamneto do presidente Barak Obama na Assembléia da ONU. Na manhã de sexta feira, manifestantes queimaram o retrato de Obama em praça pública de Ramallah. Obama disse que só negociações diretas entre Israel e os paletinos trará a paz à região.

- Jovens mascarados lançaram nesta sexta-feira pedras nos policiais israelenses em Jerusalém Oriental. A polícia efetuou diversas prisões de manifestantes e proibiu a entrada de menores de 55 anos na área do Monte do Templo.

- Em Ramallah, sede do governo palestino, esta sexta-feira é um misto de festa e distúrbios. Na praça central, o locutor da Al Jazeera fala em festa com música, enquanto em outra cena, mostra palestinos lançando pedras sobre os soldados israelenses.

- Treze nações se recusaram a participar da Conferencia Durban III, apoiada pela ONU, que acontece em Nova Iorque. Nas duas conferencias anteriores, os eventos serviram para condenar Israel e os EUA, além de manifestações de antissemitismo. A primeira Durban foi há dez anos. Manifestantes reuniram-se ontem defronte o local do evento e protestaram demonstrando apoio a Israel.

- A próxima edição da revista americana Newsweek irá revelar que há dois anos o presidente Barack Obama aprovou secretamente a transferência de 55 bombas de alta penetração para Israel. Estas bombas são especiais para uso no ataque a bunkers subterrâneos, como num caso de ataque aos depósitos de material atômico do Irã. Segundo a revista, a transferência dos armamentos foi efetuada em 2009, poucos meses após a posse de Barack. Israel já vinha solicitando este armamento ao presidente Bush, que negou o fornecimento.

- Shelly Yachimovich foi eleita líder do Partido Trabalhista de Israel derrotando Amir Peretz. Yachimovich é a segunda mulher na história do partido Avodah a chegar à presidência, após a ex-primeira- ministra Golda Meir.

- A primeira iniciativa honesta no mundo árabe para estudar o Holocausto teve lugar esta semana na Al Akhawayn University, no Marrocos. Foram três dias de palestras, com a participação de estudantes americanos, e incluiu o estudo do genocídio promovido pelos nazistas, sua repercussão no Marrocos e as relações históricas entre judeus e muçulmanos no Oriente Médio.

- O jornalista Merval Pereira tomará posse hoje na Academia Brasileira de Letras, em cerimônia que terá inicio às 21,00 h. Merval é escritor, colunista do jornal O Globo, comentarista da Radio CBN e da Globonews.







- O Hospital Israelita Albert Einstein estará comemorando seus 40 anos de fundação no próximo dia 15 de outubro, numa noite que relembrará todas as conquistas do passado, realizações do presente e aspirações para o futuro. O evento será no Auditório Moise Safra.




Fontes desta edição:
Calendário Judaico

PARASHAT HASHAVUA: Haazinu

MINCHÁ: 17:15
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá

TÉRMINO DO SHABAT: 18:02



Humor




Um rabino estava andando pela rua, quando viu um de seus
     congregados, do outro lado da rua, entrando em um chinês
     restaurante. O rabino atravessou a rua para olhar pela janela
     do restaurante, para ver o que estava fazendo sua congregante na traif
     (não-kosher) restaurante.  
     O congregante pediu algumas costelas e alguns camarões fritos. o
     rabino continuou a observar.
  
     Logo, o garçom trouxe o entrecosto e camarões. Ele foi avidamente
     devorá-lo com um apetite voraz, quando o rabino chocado, incapaz
     se conter, explodiu em um restaurante para confrontá-lo.  
     "Pare!" o rabino gritou. "Como você pôde fazer isso?
Como você pode  comê-los? É costelas e camarão. É traif! "  

  "Espere", disse o congregante.

"Rabi, você viu-me entrar  neste restaurante? "
  
     "Sim, eu vi", respondeu o rabino.  
     "Você viu-me sentar nesta mesa?"  
     "Sim, eu vi", declarou o rabino novamente.  
     "Você me viu pedir a minha refeição?"  
     "Eu certamente o vi", o rabino atestada.  
     "Você viu o garçom trazer este alimento à minha mesa?" o congregante
     perguntou.  
     "Sim, eu vi", afirmou o rabino novamente.  
     "Você realmente me viu comendo as costelas e o camarão?"perguntou o
     congregante.  
     "Sim, eu vi. Eu vi você o tempo todo!" exclamou o rabino.  
     "Bem, então," o congregante disse calmamente:
"Qual é o problema? 

 
 Tudo foi feito sob supervisão rabínica. "


Enviado por Renato Guertzenstein



Colabore com o SIB e-News


Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica

Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

Classificados


PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204



ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN

Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)


(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980


__________________________________

Mazal Tov


aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que 


oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:


Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.


Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?


Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.


Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

____________________________

CD's de Gê e Lilaz a venda


Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104


Preço: R$17,00
___________________________

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?


Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 


Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
____________________________________

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro?

LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz


__________________________

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com

_______________________

GEFILTE FISCH

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.

Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 
_____________________

DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com