Pesquisar no SIB e-News

sexta-feira, 8 de junho de 2012

SIB e-News 319

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 319, 17 de Sivan, 5772 - 07/06/2012




Comentário sobre a Parashá Behaalotechá

O título da parashá desta semana significa “Quando acenderes”, pois se refere ao acendimento de um candelabro de sete braços: a Menorá, feita de ouro batido, ordenado a Aaron (Arão). O Eterno falou a Moshê Rabeinu  que os Leviim (Levitas) se purificassem e tomassem dois novilhos: um com sua oblação de flor de farinha de trigo amassada com azeite e outro por oferta de pecado,  com o intuito de separá-los  para o serviço do Eterno. Os primogênitos, dentre os filhos de Israel, foram separados para o Eterno – a Menorá é um símbolo de Santidade e assim exige o Eterno dos Leviim e dos filhos de Israel. O Eterno disse a Moshê que todos os Leviim da idade de 25 anos em diante, trabalhariam em seu ofício no serviço da tenda da reunião (serviço de carregamento) até a idade de 50 anos e, a partir daí, somente a milícia do serviço. Em seguida, o Eterno ordena no segundo ano da saída da terra do Egito, no primeiro mês, no dia 14 do mês, que os filhos de Israel celebrassem Pêssach; estando puro, o homem que não celebrasse Pêssach seria banido do povo. O povo de Israel era guiado por uma nuvem. O Eterno ordenou que fizessem duas trombetas de prata para a convocação e para a partida dos acampamentos com vários toques e funções diferentes.
            O povo de Israel achava que estava com má sorte e a ira do Eterno ardeu-se em fogo neles, queimando parte dos indignos. Sentia saudades do peixe, pepinos, melões, cebolas e alhos do Egito, desmerecendo o Maná que o Eterno enviava dos céus. O povo de Israel clamando por carne, Moshê questionou ao Eterno a carga que estava em suas costas e o Eterno dividiu a carga com anciãos do povo, fazendo com que os filhos de Israel comessem carne durante um mês até que enjoassem, já que lamentavam a saída do Egito. A parashá finaliza com Aaron pedindo a Moshê que rogasse ao Eterno pela cura de Miriam que estava leprosa e depois de Miriam ser recolhida, o povo de Israel partiu de Chatserót e acamparam no deserto de Parán.         
Esta porção da Torá é muito forte, inquietante. Entretanto, podemos deduzir, entre várias possibilidades, que a nossa conduta deve sempre ser de retidão e que nossos anseios não extrapolem o bom senso, esperando a seu tempo, a resolução de todas as dificuldades que a vida possa nos oferecer. Que as luzes da Menorá estejam sempre em nossos corações.

Shabat Shalom Umevorach


Marcos Wanderley





Escola de Educação Judaica Complementar da SIB








Semi-Novos











Vídeo da Semana



1º Festival do Gelo de Jerusalém




Protesto contra a vinda de Ahmadinejad

Diversos grupos da sociedade civil, entre os quais os movimentos negro, de homossexuais e de minorias religiosas, como os Bahá’i, além da comunidade judaica, participarão de manifestações em cidades brasileiras contra a presença do presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
No Rio de Janeiro, a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa convoca para passeata na Praia de Ipanema, no domingo 17 de junho às 11 horas, saindo do posto 8 (em frente à Rua Rainha Elizabeth), em direção ao Jardim de Alah. Em São Paulo, a Frente pela Liberdade no Irã (FLI) promoverá manifestação no mesmo dia e horário, na Praça dos Arcos, no final da Avenida Paulista, ao lado da Avenida Angélica.

Seleção de futebol da Alemanha visita Auschwitz


Um grupo de jogadores da seleção de futebol da Alemanha, liderados pelo técnico Joachim Löw, fez uma peregrinação pelo antigo campo de concentração de Auschwitz, onde prestou homenagem às vítimas do Holocausto. Em um recado deixado no livro de visitantes, eles escreveram: "Para o futebol também, Auschwitz representa um tributo silencioso e, acima de tudo, uma obrigação de falar. Para falar sobre essa história infinitamente triste e cheia de ódio e da mensagem que ela envia". A delegação visitou câmaras de gás e barracas de madeira que abrigavam os presos, além de plataformas ferroviárias utilizadas para descarregar judeus trancados em vagões de gado com destino a uma morte quase certa. Também acendeu velas em honra a vítimas de 22 nacionalidades que foram assassinados no local.
Auschwitz-Birkenau está localizado no sul da Polônia, país que será co-anfitriã da “Eurocopa”, junto com a Ucrânia, a partir de sexta-feira (dia 08 de junho). As seleções de futebol da Inglaterra, Holanda e Itália, que vão treinar na vizinha Cracóvia, também pretendem realizar uma visita ao antigo campo de concentração. Semana passada, o presidente polonês, Bronislaw Komorowski, recebeu uma carta do colega dos EUA, Barack Obama, que lamentou o uso do termo "campo da morte polaco", expressão que sugere que eles eram parcialmente responsáveis pelos crimes cometidos pelos nazistas.


Entenda como funciona a Redoma de Ferro, sistema anti mísseis em Israel





Devido às relações, uhm, tumultuadas entre Israel e seus vizinhos, o país tem certas necessidades de segurança. Por exemplo, um sistema de defesa aérea que proteja contra foguetes e morteiros de curto alcance disparados rumo à fronteira com a Faixa de Gaza. É por isso que, para defender seus centros civis, Israel ativou recentemente um sistema antibélico chamado Iron Dome.

Ele realmente se chama Redoma de Ferro, mas não é uma cobertura gigantesca que protege toda a cidade, como no filme dos Simpsons. É um sistema móvel de defesa aérea, desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems, empresa israelita de segurança. A Redoma de Ferro foi criada para interceptar foguetes e morteiros de curto alcance a até 70km de distância, se eles voarem em direção a áreas povoadas próximo à fronteira da faixa de Gaza. O primeiro dispositivo da Redoma foi instalado em Beersheba em março de 2011. Desde então, ele abateu 93 foguetes a uma taxa de sucesso de 90%.





Semana do Orgulho Gay em Tel Aviv



Esta semana a cidade de Tel Aviv está celebrando o evento Gay Pride, com milhares de turistas do mundo todo chegando à cidade para participarda famosa Parada. Diversos eventos acontecerão nesta semana e, entre eles, as curiosas faixas de pedrestres pintadas nas cores do arco-íris. O desfile da parada acontecerá nesta próxima sexta-feira, 8 de junho, com um variedade de eventos culturais, artísticos, etc. Tel Aviv é conhecida como uma cidade gay-friendly com uma agitada vida noturna e praias agitadas, e por isso, ela faz parte do circuito mundial de turismo gay.



Curtas


- Cerca de dez pessoas agrediram no sábado à noite a marteladas e com uma barra de ferro três jovens judeus que usavam quipá perto de Lyon (centro-leste da França). Um dos agredidos sofreu um ferimento no crânio e outro foi atingido na nuca. Os médicos que atenderam os feridos recomendaram 5 dias de repouso absoluto. Os atentados contra judeus na França tiveram acentuado aumento após o sangrento evento em Toulouse, em março deste ano.


- O Ministério do Interior de Israel colocou em vigor, neste domingo, uma lei que permitirá às autoridades de segurança prender durante três anos qualquer pessoa que entre no país de forma ilegal, e entre 5 e 15 anos qualquer pessoa que os ajude na ilegalidade.


- O magnata americano Donald Trump declarou Num encontro com o deputado israelense Danny Danon, ocorrido nos EUA, que o candidato republicano nas próximas eleições americanas, Mitt Romney, seria muito melhor para Israel do que o atual presidente Barak Obama. 

- Circula a informação de que Mahmoud Abbas tentará um golpe diplomático na próxima reunião da Rio +20. Abbas proporia a transformação do status da delegação palestina de "entidade observadora" para "Estado observador". De acordo com informações, Abbas tentará duplicar sua recente iniciativa na UNESCO, quando conseguiu aprovar a integração da AP como membro desta instituição vinculada a ONU. Esta movimentação política faz parte do esforço da AP em reconhecer, unilateralmente, a soberania de um eventual Estado palestino.

- Na semana em que completa seu Barmitzvah, os 13 anos de vida, o projeto Birthright-Taglit pretende ser "parte integral do processo de se tornar um judeu adulto" segundo um dos seus co-fundadores Charles Bronfman, parceiro de Michael Steinhardt na iniciativa. O Taglit garante aos jovens judeus, moradores fora de Israel, o direito a uma visita cultural gratuita de 10 dias ao Estado Judeu. Até hoje, o Taglit já trouxe 300.000 jovens de 50 p









PARASHAT HASHAVUA: Beha'alotcha



Acendimento das velas: 16:56


MINCHÁ: 17:59

ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá



TÉRMINO DO SHABAT: 18:49







Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)

O SIB e-News não se responsabiliza pelo conteúdo de terceiros publicados em suas edições

(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.

Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.

Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.

E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.

Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica


Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

Classificados




PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204





ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN

Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)


(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980


__________________________________

Mazal Tov


aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que 


oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:


Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.


Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?


Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.


Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

____________________________

CD's de Gê e Lilaz a venda


Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104


Preço: R$17,00
___________________________

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?


Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 


Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
____________________________________

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro?

LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz


__________________________

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com

_______________________

GEFILTE FISCH

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.

Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 
_____________________

DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com