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sexta-feira, 13 de julho de 2012

SIB e-News 324





Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 324, 22 de Tamuz, 5772 - 11/07/2012



Parashat Pinchas Números 25:10–30:1 24 Tammuz 5772

O episódio central desta parashat tem início no trecho final da parashat anterior, Pinhas ben Eleazar, neto de Aaron, reage violentamente e mata um israelita ( Zimri) que se envolve em ato sexual com uma moabita ( Cozbi). Nesta parashat observamos a reação Divina e a recompensa de Pinchas, que é então indicado a Kohen.  Além disso D-us afirma um “Brit Shalom” com Pinchas.  Alguns estudiosos acham que a divisão do relato em 02 parashiot é justamente para afastar psicologicamente as duas ações : o ato sangrento e a recompensa.
Outros fatos desta parashat são um segundo censo, em 40 anos, sem uma função militar tão clara como o primeiro e o episódio da herança das filhas de Zelofechad, que morrera sem filho varão. Estas Filhas consultam Moshé sobre a herança do Pai e como  Moshé não tinha uma resposta pronta, precisa consultar o Eterno e recebe orientação que reafirma o direito das mulheres à herança. Este trecho é utilizado por muitos como uma indicação da necessidade de um lugar mais igualitário da mulher dentro do judaísmo. São descritas ainda as oferendas nos dias de Shabat e Chaguim.  Mas sem dúvida o que chama mais atenção ( e daí o nome da parashat) é o personagem Pinchas. Este ato de Zelo religioso é o padrão que o Judaísmo preconiza? Muitos estudiosos interpretam de maneira muito diversa o Brit Shalom entre Pinchas e O Eterno. para muitos este se tratava de uma garantia de que não haveria retaliação por parte dos membros da Tribo do homem Assasinado ( Zimri) ou dos Moabitas. Para outros trata-se do estabelecimento de uma Paz Interior, que certamente tornou-se necessária a Pinchas após seu ato sanguinário. Para outros a recompensa foi por ter interrompido ( “desviado a Ira Divina”) que já matara em uma praga mais de 24 mil pessoas pelo fato dos israelitas terem se deixado seduzir pelas moabitas. De qualquer modo este tipo de zelo religioso violento não  é o padrão ético recomendado: Os sábios do Talmud, reconhecem no tratado Sanhedrin ( 82a) a dubiedade daquele ato e dizem ”A Lei permite, mas não seguimos esta Lei” e no próprio Texto encontramos que a letra Vav da palavra Shalom em “Brit Sahlom”está interrompida. Shalom ( Paz ) e Sheleimut ( Integridade, Completude) vem da mesma raiz; ao interromper o Vav dá-se a idéia de que não há Paz completa que advenha de atos violentos. Na Amidah, nossa Tefilah central concluimos com Shalom, para toda a humanidade e para o Povo de Israel. Creio que este é o Brit Shalom completo.
Fontes para estudo:
1.Rabbi Howard Alpert. Hillel: The Foundation for Jewish Campus Life.
2.Rabbi Louis Ginzberg. Legends of the Jews Ebook.
3.Rabbi James Jacobson-Maiselst www.Pardes.org
4.Rabbi Kerry M. Olitzky.  www.joi.org.
5.Rabbi Marc Wolf. www.JTSa.edu
6. Rabbi A. J. Kolatch. Os Porquês da Torá. Ed. Sefer.



 

No dia 02 de julho Dévorah Arber, acompanhada de seus pais Mário e Célia, participou de evento no Seminário Rabínico Latino-Americano Marshall T Meyer, centro do movimento conservador ( Masorti ) na América Latina, ocasião em que teve oportunidade de reencontrar muitos amigos da comunidade judaica portenha. No  Shabat seguinte, dia 07 de junho, Devorah esteve entre os chamados a Alyah a Torah na Sinagoga Bnei Akiva, liderada pelo Rabibo Abraham Skorka, reitor do Seminário Rabínico L.A Marshal Meyer.

Notícia enviada por Rogério Palmeira





Escola de Educação Judaica Complementar da SIB


                                 SEMI-NOVOS                         






Vídeos da Semana




Será que ainda lembram do Rabino Ary Glikin e sua família?
2 vídeos para matar saudades (e mostrar que mesmo longe, ainda são baianos!)

Vídeos enviados por Sluva Waintraub




AMÉRICA LATINA BATALHANDO PELA PAZ NA ORIENTE MÉDIO

Jack Terpins, presidente do CJL, participou hoje (10/7) de um encontro no Palácio do Itamaraty representando as comunidades judaicas da região.


O presidente do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) Jack Terpins e o seu diretor executivo Claudio Epelman, além de Henry Chmelnitsky-vice-presidente da Conib e Ricardo Berkiensztat, vice-presidente executivo da Fisesp, participaram da mesa redonda ‘Lado a Lado - A construção da paz no Oriente Médio: um papel para as diásporas’ ,  realizado hoje (10/7) em Brasília.

O encontro teve início com um painel presidido pelo chanceler brasileiro Antonio de Aguiar Patriota e com participação de  Mahdi Abdul Hadi, Amin Maalouf e Henrique Cymerman que eram sobre o importante papel que as diásporas possuem no caminho da paz.

"Estamos convencidos que desde a América Latina, onde historicamente judeus e  árabes convivem uns ao lado dos outros, podemos oferecer nossa ajuda para chegar ao caminho da paz do respeito e que isso seja duradouro”, afirmou  Jack Terpins ao término do encontro.

Convocados por Patriota, os líderes do CJL participaram, junto a líderes judeus, árabes e embaixadores radicados em Brasilia, de uma jornada de trabalho no Palácio do Itamaraty, sede da chancelaria brasileira.

"No lugar de importar o conflito do Oriente Médio para a América Latina, árabes e judeus devem ser inteligentes para poder exportar a ideia de que a convivência entre ambas comunidades é possível, e Brasil e a Argentina são prova disso", concluiu Claudio Epelman.

A iniciativa busca ampliar as bases que propiciem o diálogo entre povos ligados geográfica e historicamente como o árabe e o judeu, que aportem formas novas e criativas que conduzam ao caminho da paz.


Ato que lembrará 18º aniversário do atentado da Amia terá forte esquema de segurança

Dirigentes da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) informaram que começaram o credenciamento da imprensa para a cerimônia oficial a ser realizada em 18 de julho por ocasião do 18º aniversário do atentado à sede da entidade. Está sendo montado um forte esquema especial de segurança para a cobertura da mídia. Todos os veículos e equipamentos serão controlados para verificar se não há explosivos, em uma ação conjunta com a polícia federal do país.



Jornal lança campanha para Woody Allen filmar em Israel


A publicação judaica "Jewish Journal" iniciou uma campanha de "crowdfunding" (arrecadação financeira) para que Woody Allen filme seu próximo longa-metragem em Israel. Rob Eshman, editor do jornal, afirma: “Aqui está a ideia ‘não tão doida’ da semana: vamos todos nos mobilizar, apenas poucos dólares de cada um, e arrecadar dinheiro para o próximo filme de Woody Allen – em Israel”. A campanha já arrecadou quase U$ 6 mil, de 15 doadores, mas ainda faltam U$ 9 milhões, a meta para que o filme seja financiado. “Isso é o que custa um filme de Allen. Uma obra de arte que irá permitir que Israel entre na imaginação do mundo de uma maneira que bilhões de dólares de ´hasbará´ (esforço de relações públicas para disseminar informações de Israel) não poderiam comprar. Tudo que Allen pede é financiamento e completo controle do projeto”, explicou.
Em um vídeo (acesse aqui), a apresentadora Noa Tishby (foto) diz:
“ Até onde eu sei Allen nunca esteve em Israel. Para um homem que se
esforça tanto para definir sua imagem de judeu, isso precisa ser reparado”

Curtas

- O "Relatório Levy", divulgado hoje em Israel, traz uma revolucionária recomendação ao governo, que muda radicalmente a orientação existente no tratamento dos assentamentos judaicos na Cisjordânia. O comitê Levy, presidido pelo ex-membro da Suprema Corte de Israel Edmond Levy, recomenda que sejam legalizados os até hoje considerados assentamentos ilegais, e que se facilite a aquisição de terras pelos israelense moradores na região.
- A policia francesa iniciou investigação para descobrir como o canal de TV TF1 conseguiu as fitas das negociações com o terrorista de Toulouse, Mohamed Merah de 23 anos, que matou em março quatro judeus franceses e três militares uniformizados. As imagens que provocaram veementes protestos na França, foram apresentadas na noite de domingo e mostram o assassino, que ficou encurralado por 32 horas, desafiando a policia ao declarar: "Eu sei que existe a chance de vocês me matarem, mas este é um risco que eu assumo. Saibam que vocês estão contra um homem que não tem medo de morrer".
- O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou no domingo que constituiu um grupo especial para estudar uma legislação alternativa à Lei Tal que eximia a obrigatoriedade do serviço militar para os jovens israelenses ortodoxos. A proposta existente é de que os "haredim" sejam convocados a servir com a idade de 23 anos, diferentemente da regra geral que obriga os jovens a ingressar nas Forças Armadas com 18 anos. Os líderes dos protestos que ocorreram recentemente em Israel, contrários às regalias dos jovens religiosos, declararam que não aceitarão qualquer vantagem que seja concedida aos ortodoxos.
- O presidente do Parlamento do Egito, liderado por islâmicos, convocou os membros da Casa para uma sessão na terça-feira, informou a agência de notícias oficial do Estado, após a decisão tomada no fim de semana pelo presidente do país de reverter a dissolução do Parlamento ordenada pelo Exército. O presidente do Parlamento, Saad al-Katatni, em declarações publicadas pela agência nesta segunda-feira, um dias após a decisão presidencial, disse que a Casa vai se reunir na terça-feira à noite. O Exército, que governou o país interinamente após a deposição do ex-presidente Hosni Mubarak até a posse do presidente Mohamed Mursi em junho, tinha determinado a dissolução do Parlamento, com base em uma decisão da Justiça.
- O presidente sírio Bashar al-Assad aproveitou um dos raríssimos momentos de conversa com um órgão de mídia ocidental para afirmar que continua contando com o apoio da maioria da população de seu país. Além disso, ele responsabilizou "terroristas" pela violência que a Síria enfrenta há mais de um ano, com um saldo de milhares de mortos. Em entrevista exclusiva à emissora alemã de direito público ARD, o presidente sírio Assad disse ser absolutamente claro o apoio do povo a seu governo. Segundo o presidente, ele não teria conseguido se manter no poder não fosse esse apoio, principalmente tendo em vista que os países ocidentais querem destituí-lo do cargo. Além disso, Assad excluiu a possibilidade de renúncia. "O presidente não deve fugir de desafios. E temos um desafio nacional na Síria agora", disse ele.



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PARASHAT HASHAVUA: Pinchas



Acendimento das velas: 17:04


MINCHÁ: 18:01

ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá



TÉRMINO DO SHABAT: 18:56







                          Para rir um pouco                        


O Padre diz ao Rabino: Você me ensinou muitas coisas, mas uma coisa eu quero aprender e você não quer me ensinar. Eu quero que você me ensine o que é a Guemarah!

Diz o Rabino: Você não é judeu, e nunca vai entender a Guemarah!

O Padre insistiu até que o Rabino concordou.

Diz o Rabino: Tudo bem, eu concordo em lhe ensinar a Guemarah, com a condição que me responda a uma única pergunta.

Tudo bem, diz o Padre. Qual é a pergunta?

O Rabino pergunta: Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja. Qual das duas vai tomar banho?

Muito simples, responde o Padre: O sujo toma banho, o limpo não toma banho.

Eu lhe falei que você não ia entender, diz o Rabino. É bem o contrário. O limpo olha para o sujo, e pensa que também está sujo, e vai tomar banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.

Não pensei nisso, concorda o Padre. Faça mais uma pergunta.

Bom, diz o Rabino: Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja. Qual das duas vai tomar banho?

Muito simples, responde o Padre todo convencido. O limpo olha para o sujo, e pensa que também está sujo, e vai tomar banho. O sujo então olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.

Outra vez você errou, diz o Rabino. Lhe falei que você não ia entender. O limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho, vê que está sujo e vai tomar banho.

Mas você não disse que lá havia um espelho, reclama o Padre.

É o que eu lhe falei, diz o Rabino. É a tua cabeça. Você não é judeu e nunca vai entender que segundo a Guemarah você precisa pensar em todos os aspectos possíveis. Você precisa pensar em todas as possibilidades.

Bom, diz o Padre muito triste. Vamos tentar novamente, faça mais uma pergunta.

Essa é a última vez diz o Rabino. Duas pessoas caíram juntas de uma chaminé, uma sai limpa e a outra suja, qual das duas vai tomar banho?

É muito simples sorri o Padre. Se lá não tem espelho, o limpo olha para o sujo, pensa que também está sujo, e vai tomar banho, o sujo olha para o limpo, pensa que também está limpo e não vai tomar banho.

Se lá tem espelho, o limpo olha no espelho, vê que está limpo e não vai tomar banho, o sujo olha no espelho vê que está sujo e vai tomar um banho.

O Rabino responde: Eu lhe falei que você nunca ia entender a Guemarah, pois você não é judeu!

Como é que você consegue imaginar, que duas pessoas possam cair juntas de uma chaminé, e uma sair limpa e a outra suja?



Enviado por Renato Guertzenstein



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