Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 276, 11 de Av 5771 - 11/08/2011
Parashá da Semana
B”H
Três sócios existem na gestação do homem: D's, seu pai e sua mãe
Esta semana novamente a Torá volta a nos presentear um texto maravilhoso, cheio de ensinamentos e material para reflexão.
Se D's quiser, neste Sábado pela manhã, leremos na Torá a repetição dos 10 mandamentos, os mesmos que já havíamos lido há alguns meses no livro do Êxodo.
Ainda assim nesta oportunidade, encontramos algumas modificações em relação ao texto original, as quais chamam muito a atenção dos nossos sábios de bendita memória.
O 5º mandamento no livro de Êxodo está escrito da seguinte forma:
"Honra a teu pai e tua mãe para que alarguem seus dias sobre a terra que D's lhe deu", por outro lado, no livro de Deuteronômio, diz:
"Honra a teu pai e tua mãe como te ordenou Ad' Teu D'spara que se alarguem seus dias e para que estejas bemna terra que D's te deu".
É bem sabido que se um texto figura duas vezes na Torá é porque se quer que ele tenha uma importância maior.
Agora vejam, em ambos os lugares pode-se observar que se tenta dizer o mesmo, mas com diferença de que em Êxodo pode-se lê-lo como um conto e que, em Deuteronômio, como uma ordem Divina. A pergunta que se segue a esta afirmação é: Por que? Que necessidade há de nomear novamente este mandamento mas com um tom muito mais formal, como uma ordem?
O povo judeu sempre se caracterizou por dar muita importância a respeito. Honrar os pais, repeitar o próximo, cuidar e observar os preceitos que D's nos ordena, sempre foram pilares fundamentais para a construção não só de um Grande Povo, senão dar a possibilidade de criar um mundo melhor.
É por tal razão que, assim como nossos pais foram quem nos deram a vida, cuidaram criaram e nos educara, estando sempre ao nosso lado não somente desde pequenos mas também depois de adultos, é pode isso que nós lhes devemos respeito.
Está escrito no Talmud Babilônico, Tratado de Nidá 31º: "Três sócios existem na gestação do homem: D's, seu pai e sua mãe". Os comentaristas sugerem que são os pais quem dão o corpo e a forma do ser humando e D's que lhes dá a alma.
Portanto, se nós respeitamos e honramos nossos pais por tudo o que fizeram e fazem por nós, não deveríamos também honrar e respeitar a D's que foi que nos possibilitou termos nossos pais?
Queira D's que neste Shabat Kodesh, cada um de nós possa compreender o quão valioso é ter alguém que nos guie, nos proteja, ou nos tenha deixado um ensinamento, para que em nosso transitar pela vida, não tropecemos ou, se o fizermos, que saibamos que se caímos, sempre estarão presentes para nos sustentar e levantar.
Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski
Mini entrevista com Daniel Sender, o Bar-Mitzvá da semana
B”H
Nosso Bar Mitzva Daniel Sender Saul, nos conta como foi a preparação de ele para chegar a viver este dia tão importante em sua vida.
O que significa para você fazer o Bar Mitzva?
Para mim, Bar Mitzva é uma coisa muito importante. Para mim e para minha família fazer Bar Mitzva é o dia que eu vou ficar responsável e que vou ficar adulto para o povo judeu.
O que você gostou mais do curso ?
O que eu mais gostei do curso foi o Rabino que mesmo não tendo cumprindo com as atividades me deixou fazer Bar Mitzva, além de aprender mais ou menos outra língua que eu achei bem mais legal que português (hebraico) bem mais fácil e eu tenho muita vontade de aprender o significado das palavras.
Qual é seu desejo para o dia depois do Bar Mitzva?
Além de querer que o São Paulo ganhe o jogo eu quero que eu continue cumprindo com o judaísmo.
Convocação geral à todos os interessados:
Sábado, dia 27/08, as 18:30
Juiz Mauricio Szporer é o novo ouvidor do TRE baiano
O magistrado foi eleito em sessão plenária, na tarde desta terça-feira (9/8), e ocupa o cargo deixado pelo juiz Renato Reis, que implantou o Órgão no Tribunal
O juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Mauricio Kertzman Szporer, foi eleito o novo ouvidor da Corte, em sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (9/8). O magistrado assume o cargo antes deixado pelo juiz Renato Reis, que se despediu do TRE no mês passado, após o cumprir seu biênio. Renato Reis foi responsável pela implantação do Órgão no Tribunal, em maio de 2010, sendo o seu primeiro titular. O juiz Cássio José Barbosa Miranda permanece como ouvidor substituto.
O novo ouvidor destacou o trabalho que assume como mais uma forma de contribuir para a aproximação da população ao Tribunal. “Enquanto o TRE busca assegurar a Democracia no País, a Ouvidoria busca maior participação e controle popular. Nossa função será corrigir eventuais falhas e problemas de forma a fortalecer essa que já é a casa da Democracia. Como Ouvidor terei a função de onbusman, funcionando na defesa imparcial da comunidade”, destacou o juiz Kertzman, logo após a escolha.
Bacharel em Direito graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mauricio Szporer é membro do Tribunal na vaga destinada aos Advogados e é especializado em Gestão Empresarial pela Academia Universidade de Serviços, Campinas (SP), com ênfase em Planejamento Mercadológico, Estruturas de Recursos Econômicos e Financeiros e Planejamento Estratégico. Tem ainda pós-graduação em História da Liderança, pelo IBMEC-SP e pelo Instituto Instituto Rutenberg, na cidade de Haifa (Israel).
Ouvir
A Ouvidoria Eleitoral foi instituída na Corte baiana em maio do ano passado por meio da Resolução Administrativa nº 06/2010, visando dotar a instituição de canal de comunicação que permita aos cidadãos requererem informações e sugerir medidas de aprimoramento dos serviços jurisdicionais e administrativos. O Órgão é o canal para envio de elogios, reclamações, sugestões e críticas de cidadãos atendidos em qualquer das unidades da Justiça Eleitoral na Bahia.
O serviço, disponibilizado pelo e-mail ouvidoria@tre-ba.gov.br, vai também de encontro à Resolução nº 103 do Conselho Nacional de Justiça que determina, entre outras medidas, a instalação de Ouvidorias em todos os Tribunais do país.
N.E. O SIB e-News e toda a comunidade parabenizam nosso Maurício pela nomeação. Kol HaKavod!
Novo Curso na SIB
ESCOLA COMPLEMENTAR DE EDUCAÇÃO JUDAICA DA SIB
Na'amat Pioneiras
- O Centro Naamat Pioneiras Salvador promove uma sessão especial de cinema beneficiente, com o filme israelense Brothers (legendado), produzido pelo diretor Igaal Niddam. Filme este que foi apresentado na Hebraica de São Paulo, como parte das comemorações dos 110 anos de atuação do Keren kayemet Leisrael e 75 anos de atividades da Congregação israelita Paulista.
Em Salvador a exibição do filme será no Hotel Vilamar, Avenida Amaralina 111, Sábado 27 de Agôsto, às 17 horas.
Esperamos que toda Comunidade Israelita da Bahia prestigie este evento beneficiente.
- O grupo Naamat Pioneiras Salvador se reuniu na residência da chavera Rosa Fingergut para prestigiar a chavera Anita Trief pela passagem do seu aniversário. Trabalhando como voluntária desde 1966, ela participou ativamente de vários cargos da diretoría.Na oportunidade também foi festejado o aniversário da chavera Elza Schvartz.
Jogos Macabeus
Para aumentar, clique na imagem. Interessados podem se inscrever utilizando esta ficha de inscrição.
Para aumentar, clique na imagem. Interessados podem se inscrever utilizando esta ficha de inscrição.
Vídeo da Semana
A unidade de música das Forças de Defesa de Israel.
A unidade de música das Forças de Defesa de Israel.
No Brasil e no mundo
Carta de despedida do Sr. Embaixador Giora Becher
Em menos de um mês, Rachel e Eu estaremos deixando o Brasil após quase três anos de serviços para Israel neste instigante e importante país.
Durante nossa estadia no Brasil, presenciamos o fortalecimento e aprofundamento das relações bi-laterais com este país em várias áreas. Tivemos a grande honra de acompanhar a visita do Ministro das Relações Exteriores de Israel e do nosso Presidente, Shimon Peres, ao Brasil. A primeira visita de um presidente israelense em mais de 40 anos. Tivemos também o privilégio de participar da histórica visita a Israel do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Fomos testemunhas da assinatura de acordos importantes entre os dois países e acompanhamos de perto o processo de ratificação destes acordos pelo Congresso brasileiro, incluindo a homologação do acordo mais importante: o acordo de Livre Comércio entre Israel e o MERCOSUL.
Realizamos esforços especiais para ressaltar as grandes conquistas de Israel nos campos da ciência, educação, cultura, pesquisa acadêmica e muito mais. Tentamos mostrar que Israel é muito mais que um país no centro de um conflito. Trouxemos ao Brasil acadêmicos, escritores, artistas e músicos israelenses como o famoso escritor A.B.Yehoshua, o cantor David D´or, o grupo musical Chorolê – com o seu toque de música brasileiro-Israelense- , o famoso escultor David Gerstein, que expôs seu trabalho em dois dos museus mais importantes do Brasil, e muito mais.
Nos últimos três anos, mais de cem brasileiros participaram, em Israel, dos cursos do MASHAV nas mais diversas áreas como agricultura, saúde pública, educação, segurança pública entre outros. Também organizamos no Brasil um curso na área de serviços de emergência, com a participação de bombeiros de todo o Brasil. Este tipo de atividade é um bom exemplo da excelente relação entre os dois países.
Durante estes três anos, enfrentamos também tempos de dificuldades em nossas relações. Nem sempre Israel e o Brasil concordaram com os desenvolvimentos em nossa região e com o processo de paz entre israelenses e palestinos. Especialmente, em tempos de crise como durante a última operação militar que Israel realizou na Faixa de Gaza para cessar os ataques terroristas contra civis israelenses no sul do país. No entanto, nós sempre mantivemos os canais de comunicação, em diferentes níveis, aberto entre nossos países, para que pudéssemos entender melhor uns aos outros, se não concordar.
Foram três anos intensos, que nos deram a honra e o privilégio de encontrar muitos de nossos irmãos e irmãs da comunidade judaica em todo o Brasil. Voces sempre foram a fonte de fortalecimento e orgulho para nós, mesmos nos tempos mais difíceis em Israel, pudemos sempre contar com vocês.
Tentamos visitar o máximo de Comunidades Judaicas em todo o Brasil, desde Manaus, Recife, Natal e Salvador, nas regiões norte e nordeste, até o Rio de janeiro e São Paulo, locais onde estivemos várias vezes, e Porto Alegre, na região sul. Sinceramente, queríamos ter feito mais e visitado mais comunidades, mas infelizmente nossas atividades em Brasília nem sempre nos permitem realizar estas viagens, como gostaríamos.
Foi um grande privilégio para mim a oportunidade de me encontrar com as lideranças judaicas do Brasil. Um grupo de pessoas muito dedicadas e motivadas, incluindo os representantes da CONIB e das diferentes Federações Judaicas de todo o Brasil; líderes de organizações sionistas como o Fundo Comunitário e amigos de Israel; os movimentos femininos como o Wizo e o Na’Amat; rabinos de inúmeras atuantes Sinagogas e centros religiosos; diretores e professores de instituições judaicas de ensino; presidentes e ativistas de centros culturais e sociais judaicos; líderes e filantropos do campo econômico e banqueiro, o grupo muito motivado de “shelichim” de Israel, ativistas das associações representantes dos excelentes centros acadêmicos e de pesquisa cientifica de Israel, e muitos outros.
Um agradecimento especial aos meus queridos colegas, nossos cônsules honorários no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Rio, o Dr. Osias Wurman não foi apenas meu principal conselheiro em muitos assuntos referentes ao Estado do Rio de Janeiro, suas lideranças políticas e a Comunidade Judaica, mas também um amigo sempre pronto a nos ajudar na organização de visitas de israelenses, personalidades, artistas e outros. Seu dinamismo, entusiasmo e dedicação sionista foram contribuições fundamentais para todos nós na Embaixada.
Dr. Silvio Musman, nosso novo querido cônsul honorário para Minas Gerais, já atuando em muitas iniciativas voltadas para a promoção de contatos israelenses com este importante Estado da Federação brasileira.
Eu acredito que no futuro, com a orientação do meu sucessor, embaixador Eldad, seremos capazes de nominar outros cônsules honorários no Brasil.
Gostaria de expressar, em meu nome e de minha esposa Rachel, uma vez mais, a profunda apreciação e amor a todos os membros desta maravilhosa comunidade judaica do Brasil com a esperança de revê-los, em breve, em Israel – nosso amado país.
Com amor e paz
Shalom
Giora Becher
Embaixador de Israel – Brasília / DF
Israelenses vão às ruas protestar contra a política de preços do governo
Sacerdotisa do Candomblé participa de curso no Yad Va'Shem e relata sua experiência em Blog
Rosiane Rodrigues, baiana, Blogueira do caderno Religião e Fé do jornal Extra esteve em Israel a convite da CONIB para participar de um curso no museu Yad Va'Shem em Jerusalém.
Ela contou suas experiências em seu Blog que pode ser lido clicando neste link.
(Para continuar a leitura, basta clicar em "próximo post" no final de cada página.)
Bolsa de Israel cai 6,9%
O principal índice da Bolsa de Valores de Israel, a Taxa Maof, caiu 6,9% neste domingo (7), em um dos pregões mais dramáticos da história do país. Outras bolsas do Oriente Médio também apresentaram quedas significativas hoje, dia útil em vários países da região.
A bolsa de Israel abriu com queda de 5% e a negociação de papéis chegou a ser suspensa várias vezes para evitar perdas maiores. A queda foi influenciada diretamente pelo rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência de notação Standard & Poor′s, na sexta-feira (5).
Continue lendo aqui
Israel é destaque no caderno de viagem do
jornal O Estado de São Paulo
A matéria do jornalista Eduardo Quintanilha pode ser lida neste link.
Curtas
Shalom e Até Logo
Durante nossa estadia no Brasil, presenciamos o fortalecimento e aprofundamento das relações bi-laterais com este país em várias áreas. Tivemos a grande honra de acompanhar a visita do Ministro das Relações Exteriores de Israel e do nosso Presidente, Shimon Peres, ao Brasil. A primeira visita de um presidente israelense em mais de 40 anos. Tivemos também o privilégio de participar da histórica visita a Israel do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Fomos testemunhas da assinatura de acordos importantes entre os dois países e acompanhamos de perto o processo de ratificação destes acordos pelo Congresso brasileiro, incluindo a homologação do acordo mais importante: o acordo de Livre Comércio entre Israel e o MERCOSUL.
Realizamos esforços especiais para ressaltar as grandes conquistas de Israel nos campos da ciência, educação, cultura, pesquisa acadêmica e muito mais. Tentamos mostrar que Israel é muito mais que um país no centro de um conflito. Trouxemos ao Brasil acadêmicos, escritores, artistas e músicos israelenses como o famoso escritor A.B.Yehoshua, o cantor David D´or, o grupo musical Chorolê – com o seu toque de música brasileiro-Israelense- , o famoso escultor David Gerstein, que expôs seu trabalho em dois dos museus mais importantes do Brasil, e muito mais.
Nos últimos três anos, mais de cem brasileiros participaram, em Israel, dos cursos do MASHAV nas mais diversas áreas como agricultura, saúde pública, educação, segurança pública entre outros. Também organizamos no Brasil um curso na área de serviços de emergência, com a participação de bombeiros de todo o Brasil. Este tipo de atividade é um bom exemplo da excelente relação entre os dois países.
Durante estes três anos, enfrentamos também tempos de dificuldades em nossas relações. Nem sempre Israel e o Brasil concordaram com os desenvolvimentos em nossa região e com o processo de paz entre israelenses e palestinos. Especialmente, em tempos de crise como durante a última operação militar que Israel realizou na Faixa de Gaza para cessar os ataques terroristas contra civis israelenses no sul do país. No entanto, nós sempre mantivemos os canais de comunicação, em diferentes níveis, aberto entre nossos países, para que pudéssemos entender melhor uns aos outros, se não concordar.
Foram três anos intensos, que nos deram a honra e o privilégio de encontrar muitos de nossos irmãos e irmãs da comunidade judaica em todo o Brasil. Voces sempre foram a fonte de fortalecimento e orgulho para nós, mesmos nos tempos mais difíceis em Israel, pudemos sempre contar com vocês.
Tentamos visitar o máximo de Comunidades Judaicas em todo o Brasil, desde Manaus, Recife, Natal e Salvador, nas regiões norte e nordeste, até o Rio de janeiro e São Paulo, locais onde estivemos várias vezes, e Porto Alegre, na região sul. Sinceramente, queríamos ter feito mais e visitado mais comunidades, mas infelizmente nossas atividades em Brasília nem sempre nos permitem realizar estas viagens, como gostaríamos.
Foi um grande privilégio para mim a oportunidade de me encontrar com as lideranças judaicas do Brasil. Um grupo de pessoas muito dedicadas e motivadas, incluindo os representantes da CONIB e das diferentes Federações Judaicas de todo o Brasil; líderes de organizações sionistas como o Fundo Comunitário e amigos de Israel; os movimentos femininos como o Wizo e o Na’Amat; rabinos de inúmeras atuantes Sinagogas e centros religiosos; diretores e professores de instituições judaicas de ensino; presidentes e ativistas de centros culturais e sociais judaicos; líderes e filantropos do campo econômico e banqueiro, o grupo muito motivado de “shelichim” de Israel, ativistas das associações representantes dos excelentes centros acadêmicos e de pesquisa cientifica de Israel, e muitos outros.
Um agradecimento especial aos meus queridos colegas, nossos cônsules honorários no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No Rio, o Dr. Osias Wurman não foi apenas meu principal conselheiro em muitos assuntos referentes ao Estado do Rio de Janeiro, suas lideranças políticas e a Comunidade Judaica, mas também um amigo sempre pronto a nos ajudar na organização de visitas de israelenses, personalidades, artistas e outros. Seu dinamismo, entusiasmo e dedicação sionista foram contribuições fundamentais para todos nós na Embaixada.
Dr. Silvio Musman, nosso novo querido cônsul honorário para Minas Gerais, já atuando em muitas iniciativas voltadas para a promoção de contatos israelenses com este importante Estado da Federação brasileira.
Eu acredito que no futuro, com a orientação do meu sucessor, embaixador Eldad, seremos capazes de nominar outros cônsules honorários no Brasil.
Gostaria de expressar, em meu nome e de minha esposa Rachel, uma vez mais, a profunda apreciação e amor a todos os membros desta maravilhosa comunidade judaica do Brasil com a esperança de revê-los, em breve, em Israel – nosso amado país.
Com amor e paz
Shalom
Giora Becher
Embaixador de Israel – Brasília / DF
Israelenses vão às ruas protestar contra a política de preços do governo
Cerca de 250 mil israelenses participavam de um protesto neste sábado à noite em Tel Aviv e em outras cidades de Israel para exigir "justiça social", segundo dados da polícia.
Estas manifestações, as maiores da história de Israel por questões sociais, são consideradas um teste para a continuidade do movimento, que começou há três semanas e segue crescendo.
Os organizadores dos protestos comemoraram o número de participantes superior a 200 mil que esperavam reunir para obrigar o governo conservador israelense a ceder as suas reivindicações de "justiça social".
Mais informações, veja aqui.
Sacerdotisa do Candomblé participa de curso no Yad Va'Shem e relata sua experiência em Blog
Rosiane Rodrigues, baiana, Blogueira do caderno Religião e Fé do jornal Extra esteve em Israel a convite da CONIB para participar de um curso no museu Yad Va'Shem em Jerusalém.
Ela contou suas experiências em seu Blog que pode ser lido clicando neste link.
(Para continuar a leitura, basta clicar em "próximo post" no final de cada página.)
Bolsa de Israel cai 6,9%
O principal índice da Bolsa de Valores de Israel, a Taxa Maof, caiu 6,9% neste domingo (7), em um dos pregões mais dramáticos da história do país. Outras bolsas do Oriente Médio também apresentaram quedas significativas hoje, dia útil em vários países da região.
A bolsa de Israel abriu com queda de 5% e a negociação de papéis chegou a ser suspensa várias vezes para evitar perdas maiores. A queda foi influenciada diretamente pelo rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência de notação Standard & Poor′s, na sexta-feira (5).
Continue lendo aqui
Israel é destaque no caderno de viagem do
jornal O Estado de São Paulo
A matéria do jornalista Eduardo Quintanilha pode ser lida neste link.
Curtas
- Dezenas de milhares de protestantes saíram às ruas da Síria nesta sexta-feira para protestar contra o governo de Assad. A cidade de Hamas foi cercada por tanques e mais de 250 pessoas foram mortas desde o domingo passado. | |
- Após intensos protestos a nível internacional a indústria de cosméticos Nivea recolocou o nome de Israel em sua lista de países com seus produtos, divulgada em sua home page. | |
- A sinagoga Beth Tikvah em Toronto, Ontario, foi vandalizada na madrugada desta sexta-feira. Uma suástica e a frase “O Islã vai dominar” foram grafitadas em suas paredes exteriores, segundo noticia transmitida pela TV do Canadá | |
- O Exército de Israel recolocou o sistema de baterias antimísseis “Iron Dome” perto de Ashkelon, após repetidos lançamentos de foguetes de Gaza que atingiram a região sul de Israel. |
|
Calendário Judaico
PARASHAT HASHAVUA: Va'etchanan
MINCHÁ: 17:13
MINCHÁ: 17:13
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 18:01
TÉRMINO DO SHABAT: 18:01
Sociais
Embarcou para São Paulo, Reveca Pikelaizen para 2 grandes momentos:
colação de grau em Propaganda, Publicidade e Criação pela Universidade Mackenzie e viagem para Israel, onde passará uma temporada de estudos, de sua filha Brenda
Colaboração dos Leitores
D. Pedro II falava fluentemente hebraico
Prof. Shlomo HaramatiD. Pedro II, imperador do Brasil de 1841 a 1889, era conhecido por sua vasta cultura e ampla gama de interesses, dominando diversos idiomas inclusive o hebraico.Segundo o semanário HaMaguid (O Anunciador), o primeiro a ser editado na Europa na língua hebraica, “as línguas européias D. Pedro falava e escrevia com desenvoltura, e também conhecia bem o hebraico”. Houve sempre, por parte do imperador brasileiro, profundo interesse em assuntos de cultura geral e científica e extrema dedicação ao estudo de idiomas.Participava de diversas academias de ciências e letras, tendo sido eleito membro da Academia Francesa e tornando-se imortal.Continua HaMaguid: “Era membro ativo de diversas sociedades científicas na Europa e foi eleito para a Liga dos Quarenta Sábios, em Paris”.Ainda jovem, D. Pedro II demonstrou especial interesse pela língua hebraica, a qual estudou durante toda a sua vida com afinco, com o auxílio de rabinos e professores judeus em sua pátria e também no exterior.Há diversos testemunhos quanto ao excelente domínio da língua hebraica a que chegou D. Pedro, incluindo fala fluente e redação criativa.
Colabore com o SIB e-News
Embarcou para São Paulo, Reveca Pikelaizen para 2 grandes momentos:
colação de grau em Propaganda, Publicidade e Criação pela Universidade Mackenzie e viagem para Israel, onde passará uma temporada de estudos, de sua filha Brenda
Colaboração dos Leitores
D. Pedro II falava fluentemente hebraico
Colaboração de Reveca Pikelaizen
Colabore com o SIB e-News
Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.
Errata
Avisos
No e-mail enviado na semana passada a frase "sua comunidade há um clique" está errada.
O correto seria "Sua comunidade a um clique"
Lamentamos qualquer inconveniente.
Avisos
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
Classificados
PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204
ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN Para construção, reforma, decoração, entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583) (71)4113-1621 ou (71) 9611-9980 __________________________________ Mazal Tov aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas: Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas. Falar com Elza no Tel: 3356-5840 ________________________ Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos? Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish. Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840 ____________________________ CD's de Gê e Lilaz a venda Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104 Preço: R$17,00 ___________________________ Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa? Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502 Milene Neumann ____________________________________ Nagariá - móveis sob medida Está precisando de um marceneiro? LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz __________________________ Milhas Aéreas Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro. Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com) _______________________ GEFILTE FISCH O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia. Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 _____________________ DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris. Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com |