Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 07 - Nº 286, 21 de Tishrei 5772 - 19/10/2011
B”H
LETAKEN OLAM VEMALCHUT SH-DAI
Este Shabat começamos novamente com a leitura de nossas Sagradas Escrituras, logo depois de a termos terminada na cerimônia de Simchat Torá, nesta quinta-feira.
E, como não poderia deixar de ser, leremos sobre a criação do mundo. Como foram criados os céus, a terra, a natureza, os animais e, por último, o homem. Contudo, e não por ser a primeira Parashá que é lida, encontramos na criação do homem um conceito realmente muito lindo. Este se refere ao simples ato de reproduzir-se. D's ordena ao homem que tenha filhos, e que povoe a terra, sabendo que tudo o que nela há, é para dela desfrute.
Agora, além de ser muito lindo, possui um condimento, ou alguns o chamam de "a cereja do creme", e é que D's abençoou Adão e Eva com uma ampla descendência. E justamente este, todo o relato, é como contava algumas linhas acima, um texto bonito e brilhante, porque realmente se concretizou o mandamento Divino, realmente foram abençoados e tiveram uma grande descendência.
Ainda assim, há um ponto que não sei se realmente se cumpriu, e foi aquele que dizia que a terra era para que a aproveitem, que a desfrutem... Em nenhum lugar se menciona quebra-la ou maltrata-la.
O que é que acontece hoje em dia? Realmente cumprimos com esta benção Divina? Quanto os homens desfrutam deste mundo que nos foi presenteado para que o façamos nosso e possamos compartilhá-lo em paz e harmonia? Muitas perguntas e poucas respostas.
A pergunta continua aberta para que cada um possa respondê-la, não só com palavras mas também com ações, instruindo a quem não sabe, que devemos cuidar do nosso mundo, já que nele somos NÓS que o habitamos e os que podemos chegar a sentirmos incomodados se o encontramos em mau estado.
Queira D's que neste Shabat, possamos aprender a transmitir a importância que é cuidar do que temos, para poder desfruta-lo depois, e assim cumprir com esta Mitzvá tão importante que é LETAKEN OLAM BEMALCHUT SHADAI.
Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski
Habonim Dror
O mês de outubro é o mês do Chodesh! Chodesh é o mês de aniversário do Dror. Nós completamos 66 anos! Durante o Chodesh estaremos fazendo atividades especiais com as crianças durante os sábados. Que começou no sábado passado onde as crianças fizeram uma super atividade de culinária. Este sábado será o Iom Adom (Dia do Vermelho). Os chanichim deverão ir o mais vermelho possível para o Dror, com meia, sapato, camisa, bermuda e etc. Eles também deverão levar a maior quantidade de notas fiscais. Não deixem de levar os seus filhos! O sábado está imperdível!
Vídeo da Semana
Embaixada de IsraelComunicado à ImprensaLibertação do soldado israelense Gilad Shalit18 de outubro de 2011 – 11:00É com grande alegria que o povo de Israel dá as boas-vindas hoje (18/10) ao soldado Gilad Shalit, que fora sequestrado pelo Hamas. No entanto, esta felicidade é misturada à tristeza dos mais de cinco anos de sua vida que foram perdidos, bem como o preço pago por sua liberdade.Gilad foi sequestrado em território israelense e levado para Gaza no dia 25 de junho de 2006, em um ataque que matou outros dois outros soldados. Ele foi mantido em total isolamento pela organização terrorista Hamas sem condições humanitárias básicas, em violação ao direito internacional, tendo negado até mesmo visitas da Cruz Vermelha Internacional.Ao mesmo tempo, os mais de 1.000 prisioneiros palestinos, que foram condenados em um tribunal por atentados e ataques hediondos, serão libertados. Estes prisioneiros palestinos receberam todos os privilégios possíveis, incluindo representação legal, contato com a família e até mesmo oportunidades educacionais acadêmicas.O acordo foi o resultado de uma decisão difícil, porém corajosa por parte do governo de Israel. Ela decorre do compromisso israelense de que nenhum soldado será deixado para trás nas mãos de terroristas e foi possível através do auspício do governo egípcio.Todo ser humano deve se revoltar com a visão das celebrações em Gaza ao receberem a libertação de terroristas que assassinaram, sem nenhum sinal de arrependimento, centenas de civis inocentes, incluindo crianças e famílias inteiras.Após anos em cativeiro sobrevivendo em condições precárias, Gilad Shalit finalmente volta para casa, para seus pais Noam e Aviva, para seu irmão Yoel, sua irmã Hadas, seu avô Zvi e para o povo israelense.
A LIBERDADE NOS DESAFIA A PENSAR NO VALOR DA VIDA
A libertação de Guilad Shalit e o fato dele conseguir regressar à sua casa nos comove profundamente e nos enche de alegria!
Depois de mais de cinco anos de cativeiro, dor e incerteza, o jovem soldado israelense foi libertado por seus raptores, a organização terrorista Hamas.
A troca de um israelense sequestrado pelo Hamas por mais de mil palestinos, muitos dos quais condenados por hediondos atos terroristas, nos recorda o ensinamento da tradição judaica: “Quem salva uma vida, é como se tivesse salvado o mundo inteiro”.
Sobre este princípio tão significativo se apoiou o Estado de Israel ao tomar a decisão de trazer Guilad Shalit de volta à sua casa, ainda que isso tenha implicado na liberação de mais de uma centena de criminosos.
Como tem ocorrido ao largo de da história judaica, não há uma celebração completa. Cada comemoração tem uma cota de dissabor.
Por salvar uma vida foram libertados mais de mil terroristas com sangue em suas mãos.
Esta troca combina aspectos muito distintos do que significa a liberdade, nos conduz a reflexão acerca do valor da vida:
Uma Vida por 1.027 presos, encarcerados por terem assassinados centenas de israelenses. Do outro lado, uma vida por 1.027 “heróis”, glorificados por terem manchado suas mãos de sangue e haver semeado o terror em Israel. Ficou mais ainda evidente a divergência que há entre a valorização da vida!
Jack Terpins
Presidente do Congresso Judaico Latino-Americano
Escola é pichada com suástica nazita
O muro da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Guia Lopes, no Limão, zona norte de São Paulo, foi pichado durante o fim de semana com a frase "vamos cuidar do futuro de nossas crianças brancas", acompanhada da suástica nazista. Para a diretora do colégio, Cibele Racy, foi uma reação às ações afirmativas pela igualdade racial desenvolvidas desde o início do ano entre os alunos.
A Emei tem 430 alunos, com faixa etária entre 4 e 6 anos, divididos em classes da educação infantil 1 e 2 (pré-escola). Durante este ano, as questões raciais têm sido discutidas com as crianças, como parte do projeto pedagógico. A festa junina, por exemplo, teve motivos afro-brasileiros.
"Foi um sucesso total. Trouxemos comidas e aspectos culturais da África. Tenho vários depoimentos de pais mostrando toda a aceitação", diz Cibele.
Segundo a diretora, apesar de bem recebido, o projeto pode ter despertado reações negativas por parte de alguém que sabe do trabalho desenvolvido pelo colégio. "Essa pichação teve um endereço certo. Não foi algo aleatório. Mexemos em uma ferida muito profunda e eu estava até preparada para alguma reação, mas não dessa maneira."
| |||||||||||
Fontes desta edição:
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 18:05
Colabore com o SIB e-News
Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
Classificados
PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204
ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN
Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)
(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980
__________________________________
Mazal Tov
aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________
Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840
____________________________
CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00
___________________________
Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil.
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502
Milene Neumann
____________________________________
Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
__________________________
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
_______________________
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
_____________________
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com
|