Pesquisar no SIB e-News

sexta-feira, 15 de abril de 2011

SIB e-News 259


Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 259, 9 de Nissan 5771 - 07/04/2011

Parashá da Semana



B"H
Ainda temos tempo de refletir

Nesta semana lemos na Parashá Acharei Mot, as instruções para purificar o povo, logo após ter cometido erros.
Aharon, depois da morte de seus filhos Nadav e Avihu, foi indicado para ingressar ao Santuário e fazer um sacrifício uma vez por ano, para assim purificar ao povo todo.

Tinha que ingressar no Tabernáculo, com roupas brancas,  e ai fazia os sacrificios para que as pessoas pudessem ser perdoadas de seus erros.

Para este dia tão importante, foi dado o nome de Shabat Shabaton, o grande Shabat, e que hoje nos conhecemos com Yom Kipur.

Uma vez por ano temos a obrigação de ir à Sinagoga a pedir perdão por nossos erros, respeitando o ritual sagrado, de não fazer comer, vestir roupas brancas, não utilizar calçado de coro, e demais tradições milenárias.

Mas, neste dia nos é sugerido, que façamos Teshuva, poder refletir sobre erros cometidos, que obviamente forem feitos por um descuido em nossa forma de agir. É ai, justamente onde a Torah nos pede que façamos nossa mudança.

Não é por ter um dia de perdão, um dia onde nossos pecados são apagados, podemos agir assim como assim, sem tomar conta o prestar atenção do que fazemos. A Torah quer que pensemos em nossa forma de agir quotidiana, e que no dia de Yom Kipur, só pensemos nos erros cometidos sem intenção.

Si conseguíssemos mudar nossa forma de agir no dia a dia, pensando e sabendo que o que estou prestes a fazer não esta prejudicando a ninguém,  com certeza chegaríamos a o Yom Kipur sem ter tantos erros com os quais nos arrepender.

Shabat também é tempo para reflectir. Queira D´s possamos em este Shabat Kodesh, ocupar parte do dia, para poder olhar sobre nossa caminhada pela vida, sabendo que ainda temos alguns meses até Yom Kipur, e que ainda temos tempo de mudar, e não chegar no dia mais solene do Luach, tendo uma lista longa de coisas por corrigir.

Shabat Shalom Umeborach!!!!
Rab. Ari Oliszewski
Notícias da Comunidade

Horário das rezas de Pessach:

18.04.11  Arvit 1ª noite 19 horas
19.04.11 Shacharit 8:30 horas
19.04.11 Arvit 2ª noite 19 horas
20.04.11 Shacharit 8:30 horas

(As rezas na Sinagoga serão curtas para que todos possamos festejar e compartilhar em casa com nossas famílias)






Produtos de Pessach a venda na SIB


Matzá Yehudá (1 Kg) - R$ 30,00


Farinha de Matzá - R$ 15,00

Como sempre, basta falar com Val.

(Clique na imagem para ampliá-la)

Yom HáShoá VeHaGuevurá

(Clique na imagem para ampliá-la)

Escolinha da SIB



Fotos do 2º dia de aula na Escolinha da SIB
Semi-novos


Habonim Dror



Cultura Judaica



Fotos do Lançamento do Livro de Ildo Fucs






Vídeo da Semana



Pessach nos dias de hoje.


No Brasil e no mundo


A comunidade judaica perdeu nesta segunda-feira, 11 de abril, um grande jornalista e exemplo de dedicação comunitária, Oscar Nimitz z’l.

Oscar Nimitz z’l, nasceu na cidade de Araraquara-SP, e foi um dos grandes precurssores da mídia judaica em São Paulo, criando a Resenha Judaica e mais tarde a Tribuna Judaica, pela qual se dedicou até os últimos dias de sua vida.

Além disso, Oscar Nimitz z’l, apresentou durante anos o quadro “Entrelinhas” no programa Shalom Brasil, e foi voluntário de diversas entidades, entre elas a Federação e a Unibes.

Oscar Nimitz z’l deixa o exemplo de alguém que sempre trabalhou para que o judaísmo continuasse forte, divulgado e presente em todos os lares da comunidade.

O sepultamento acontece nesta terça-feira, às 11 horas, no Cemitério Israelita do Butantã. A Federação Israelita do Estado de São Paulo presta suas homenagens e transmite condolências à família e força aos enlutados.


Gilberto Gil e Justin Bieber vão se apresentar amanhã em Tel-Aviv

Gilberto Gil vai levar seu projeto “Concerto de Cordas” para o Hechal Hatarbut, em Tel-Aviv. Com seu filho e guitarrista Bem Gil e o violoncelista Jaques Morelenbaum, ele vai tocar versões acústicas de seus maiores sucessos. Já o cantor “teen” Justin Bieber vai se apresentar no Parque Hayarkon, também em Tel-Aviv, local que pode receber até 60 mil pessoas e que já foi usado anteriormente por outras estrelas internacionais, como Elton John e Madonna. O artista aproveitou os momentos de folga para conhecer o país, mas ficou incomodado com o assédio dos “paparazzi”:"Você não acha que os paparazzi deveriam ter algum respeito nos lugares santos? Tudo o que eu queria era a chance de poder caminhar tranquilo por onde Jesus esteve. Eles deveriam ter vergonha de si. Tirar fotos minhas comendo tudo bem, mas não em um lugar de oração, isto é ridículo", desabafou ele.


Israel representado no mais importante evento de defesa na américa latina

Durante o “Latin America Aerospace and Defense (LAAD)”, que acontecerá no Riocentro (Rio de Janeiro) até sexta-feira (dia 15 de abril), a Synergy Defesa e Segurança (SDS) e a Israel Aerospace Industries (IAI) estão apresentando seus mais modernos produtos para os setores de defesa e segurança civil, incluindo VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), satélites de observação e comunicação, radares de aplicação militar, sensores e dispositivos para segurança interna e centros integrados de inteligência. A feira, realizada bienalmente, é considerada o maior e mais importante evento do setor de defesa e segurança da América Latina.

Yad VaShem no YouTube

O Museu do Holocausto colocou à disposição no "You Tube" imagens do julgamento do nazista Adolf Eichmann, que começou há exatamente 50 anos. As cenas estão à disposição nas línguas originais (hebraico, íidishe ealemão) e em versão dublada em inglês. Eichmann foi capturado por agentes do Mossad em 1960, na Argentina, e seu julgamento por participação no genocídio começou no dia 11 de abril de 1961, em Israel. Oito meses depois, ele foi considerado culpado de ser um dos principais organizadores do Holocausto e sentenciado à morte por enforcamento. Foi a primeira e a última vez que a justiça israelense sentenciou um condenado à morte. Ele morreu no dia 31 de maio de 1962. O objetivo da divulgação das imagens, segundo Avner Shalev, diretor do Museu do Holocausto, é fazer com que as novas gerações vejam as cenas originais, ouçam as vozes dos sobreviventes e de um nazista. "Quando me apresento diante de vocês", disse ao tribunal, na ocasião, o chefe da promotoria, Gideon Hausner, "não estou só. Comigo, nesse momento, estão seis milhões de promotores"Acesse este link.



MEZUZAH NO STF

No dia seguinte a grande homenagem prestada ao Ministro Luiz Fux no Beit Lubavitch do Leblon-RJ, o rabino Leib Rojtenberg, diretor do Beit Chabad-Lubavitch em Brasília, visitou o gabinete do ministro e fez a colocação da mezuza.
A mezuza lembra a marca dos umbrais nos lares judaicos, colocada há mais de 3300 anos no Egito, para proteger os primogenitos judeus durante a disputa entre o patriarca Moisés e o faraó. Em seu interior está guardado um pergaminho manuscrito com a oração do Shemá Israel - Ouve Israel.



Colômbia não reconhece Estado Palestino unilateral


BOGOTÁ (CJL) – Uma importante delegação do Congresso Judaico Mundial (CJM) e do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), encabeçada pelo presidente do CJM Ronald Lauder, reuniu-se com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón. Os líderes agradeceram a Santos por seu apoio a comunidade judaica e ao Estado de Israel. El vicepresidente del CJL Ronald Bakalarz fue anfitrión de la delegación en Bogotá.

O vice-presidente do CJL Ronald Bakalarz foi o anfitrião da delegação em Bogotá. Lauder disse ao presidente colombiano: “Valorizamos sua amizade e coragem por Israel e o povo judeu. Também, apreciamos que tenha resistido a pressão dos líderes latino-americanos em reconhecer de forma prematura um Estado palestino.” Santos assegurou aos líderes judeus que seu governo se manterá firme neste assunto. Declarou que é uma questão de principios para a Colômbia não seguir a outros governos da região que, recentemente, reconheceram a um Estado Palestino unilateral que todavia não se estabeleceu. Assim mesmo, enfatizou que o único caminho para a paz no Oriente é através das negociações diretas entre israelenses e palestinos.

Continue lendo aqui



Fontes desta edição:



Colaboração dos Leitores


Por Essa Ninguém Esperava: Há mais Coreanos estudando o Talmud que Israelenses |

Mas o que é o Talmud?



Na Coréia do Sul há aproximadamente 49 Millhões de habitantes e todos estes estudam Guemará (o Talmud) na escola.


"Tentamos entender porque os Judeus são tão Inteligentes (Genius) e concluimos que é porque estudam o Talmud" Explicou o Embaixador da Coréia do Sul para Israel.

Em uma semana de notícias sobre o terror renovado (03/2011), incluindo uma família brutalmente assasinada e uma bomba em Jerusalém (com 1 morto, 39 feridos, alguns ainda em estado crítico) e o retorno dos bombardeios em massa ao sul de Israel (com foguetes potentes que atingem distâncias até a periferia de Beer Sheva e Ashdod), bem como o alegre anúncio sobre o time de basquete feminino Elitzur Ramle tendo chego as finais na EuroCup, qual é a grande importância e interesse sobre a aprendizagem de Talmud na Coreia do Sul?

"Nós estávamos curiosos como é que os Judeus são tão bem sucedidos academicamente e tem uma percentagem muito maior de ganhadores do Prêmio Nobel em todos os campos ... Qual é o seu segredo? ... Um de seus segredos é estudar o Talmud", continuou o embaixador Young-Sam-Ma. Deve haver neste momento mais volumes traduzidos do Talmud na casas de South Korea (Coréia do Sul) do que em Israel!

Em sua aparição na TV israelense falou sobre valores compartilhados entre o povo Judeu e os Coreanos, como o lugar da família, o respeito pelos anciãos e idosos, educação e cultura. Ele ficou impressionado com o fato de que, mesmo em um kibutz pequeno existe um centro cultural com atividades culturais constantes.

E o embaixador encontrou outras semelhanças entre a Coreia do Sul e Israel, ambos foram criados em 1948, está rodeados de inimigos, são pobres em recursos naturais e notórios por maus hábitos no transito (condução de veículos): "Eu me sinto em casa dirigindo em Israel."

Mas o que há de tão interessante no Talmud?ue é

O Talmud, que vem da fonte em hebraico "ensinar, estudar", é um texto central da Lei Oral (Torá Oral) do Judaísmo, composta por duas partes: a Mishná (c. 200 EC ) e a Guemará (c. 500 DC). Mesmo para aquele que fala o Hebraico fluente, pode ser muito intimidador estudar o Talmud pode ser mais intimidante tentar estuda-lo ou simplesmente começar a ler uma linha nele, mas para apreciar o que há de mais fascinante sobre ele, você não precisa saber hebraico - ou aramaico. Você só precisa olhar em qualquer página em um de seus muitos volumes.

A página do Talmud não se parece com um livro regular. Ela se parece muito mais com uma mesa com inúmeras cadeiras ao redor. Existe uma questão ou assunto central posto na mesa, e ao seu redor sentam-se vários convidados com diversas opiniões, discutindo, debatendo e, por muitas vezes discordando com fervor uns dos outros.

Qualquer página extraida do Talmud é um retrato de um diálogo global de multi-gerações. Não é (como alguns pensam ou imaginam) uma enciclopédia repleta de informações. É uma cultura de escutar, ouvir, comentar, estruturar uma discussão, ser criativo, "pensar fora da caixa (da mesmice)", buscar soluções nos lugares mais improváveis, nunca desistir de encontrá-los. Essa tem sido a força do nosso povo, do povo Judeu.

Isto é o que nós precisamos hoje também. Descobrimos que, em sua maioria, os nossos problemas atuais não são relativos aos ensinamentos do Talmud sobre "O que fazer com um ovo que foi colocado (pela galinha) em um Yom Tov (feriado Judaico)" ou eventualmete "Os métodos exatos do sistema de sacrifício que era ofereciso na período dos Templos Sagrados de Israel" Mas precisamos de diálogo. Nós realizamos a importância das conversas. Temos sede de conexão com base em conteúdo, o bom e velho encontro Cara a Cara.

Nas últimas semanas (03/2011), a nossa equipe do Israel Center (Centro de Israel) foi convidada para diversas localidades, a fim de discutir os diálogos sobre Israel. Estamos descobrindo que muitas vezes "programa" não é um evento mágico, mas trabalhar com as necessidades e elaboração de estratégias para a construção de sistemas sustentáveis ​​de trazer Israel para a nossa comunidade através de recursos locais e do exterior. In short the program might be talking about the program… Em suma, o programa pode estar falando sobre o programa ...

Na próxima semana, um grupo de líderes "Gvanim" estará visitando nossa comunidade como uma das muitas oportunidades para a nossa própria comunidade. Por favor, fique atento para mais.

Por Michal Kohan, Diretora do Israel Center

NOTA DO EDITOR 1 - Ser em número de pessoas o maior em estudo do Talmud como informa a reportagem, não significa que o estudo seja importância em profundidade e relevância o mesmo grau e nível de estudo que os grandes mestres de antigamente e de hoje do povo Judeu assim como o estudo nas Yeshivot de Israel, dos Estados Unidos, Brasil e do mundo. Porém indica que devemos também dar mais importância ao assunto dentro da Comunidade Judaica assim como outras nações o fazem.

NOTA DO EDITOR 2: - Recentemente 2010 / 2011 a Yeshivá Lubavicth de São Paulo editou e traduziu ao Português os primeiros três capítulos de Massechet Berachot do início do Talmud, disponível nas melhores livrarias Judaicas do Brasil.

FOTOS: Talmud original estilo Vilna em Hebraico e Aramaico, Talmud traduzido ao Coreano (capa e texto), prateleira de livros na Coréia do Sul com o Talmud, dicionário Hebraico e demais livros Judaico, Embaixador da Coréia do Sul em Israel Young-Sam-Masegurando o Talmud em Coreano.

Fontes:



Enviado por Rosinha Cardonsky

Cartas




Buenos Aires, 7 de abril de 2011


É, ainda, sob o forte impacto pela notícia da morte de jovens inocentes causada por um outro jovem que adentrou nesta data (07/4) em uma escola atirando contra as vítimas, e não satisfeito com o estrago, ainda recarregou sua arma e desferiu novos tiros, que redijo essas linhas.
Este individuo  não  manchou apenas as suas mãos com sangue, mas também toda uma nação, tida como  pacífica e tolerante.
Esse ato, como o próprio senador Sarney referiu-se na sessão de hoje, é terrorista. Palavra e conceito esse, que nos pareciam muito distantes, algo pertinente a grandes centros no Exterior, como Estados Unidos, Londres, e ao cotidiano israelense, onde há pouco tempo ocorreu com uma chacina, em que ceifaram as vidas de um casal e três de seus filhos.
A realidade existe e está ao nosso lado, as vítimas podem ser nossos vizinhos, assim como os terroristas também.
Uma carta encontrada com o assassino faz referências a religião, mas que fé é essa que incita ao ódio e à morte, que leva inocentes, que condena e executa pelas proprias mãos do homem? Não, essa crença eu desconheço! Seja ela cristã, judaica, islâmica. Deus nos deu a vida, e nos ensinou a amar, e não a matar.
Desconhecemos as razões que o levaram a cometer tal bárbarie, mas constatamos hoje, que o terror não é algo exclusivo e direcionado a um povo, uma classe social, uma fé.
Solidarizo-me com as famílias dessas crianças que poderiam ser grandes brasileiros, com aqueles que permanecem hospitalizados, desejando a eles um pronto restabelecimento, e com toda a nação brasileira, que segue enlutada por esse triste e lamentável episódio, esperando que algo assim, nunca mais se repita, seja em Realengo, Mumbai, Jerusalém, Nova York, onde for…

Jack Terpins
Presidente do Congresso Judaico-Latino Americano
Calendário Judaico



PARASHAT HASHAVUA: Acharei Mot
MINCHÁ: 17:13

ARVIT E HAVDALÁ: 18:30
TÉRMINO DO SHABAT: 18:00


Colabore com o SIB e-News


Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica

Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330


Anúncios



PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204

Classificados




 Mazal Tov
 aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em  que 
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840


CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00


Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann

Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com

"ME TIRE DESTE ÓCIO!!!" 
Que tal divulgar seu negócio para 85 mil pessoas por mês?
Este é o número de visitantes únicos no Blog Me Tire Deste Ócio!!!
Para mais informações, entre em contato através do e-mail
E não deixe de nos visitar 



Cadastro automático de e-mail




Por favor notar que este é um serviço oferecido pelo Google. Não nos responsabilizamos por qualquer eventual atraso e/ou falha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SIB e-News nem a SIB se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários publicados. Ainda assim todos serão devidamente moderados.

Não aceitamos comentários anônimos.
Nome completo e e-mail válido são exigidos.