Pesquisar no SIB e-News

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SIB e-News 297

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 297, 10 de Tevet 5772 - 05/01/2012






Shabat Na Nova SIB


No próximo dia 13 teremos um momento simbólico em nossa comunidade. Nosso novo prédio ainda está em construção, porém já concluímos a parte estrutural.

Será a primeira oportunidade de sentirmos in loco os espaços do nosso Centro de Cultura Judaica.

O primeiro Shabat da nova Sinagoga certamente não terá o conforto que planejamos ao futuro, porém marcará a construção imaterial da nossa nova comunidade.

Estamos construindo não somente um novo prédio, mas preparando a vida comunitária judaica da Bahia para um espaço de maior comunicação com a sociedade e maior fortalecimento de nossa cultura.

Aguardamos todos na Rua das Rosas, 336 – Pituba, na sexta feira, 13/01/2012, às 19 horas.

Shalom,



Mauricio Szporer

Presidente





B"H


Parashat Vayechi
O poder do sorriso

Esta semana leremos na Torá a última Parashá do Livro de Gênesis, Parashat Vayechu. Seção que nos conta sobre a morte de Yaakov Avinu e suas bençãos aos seus filhos e netos antes de morrer.




Yaakov encontrava-se muito doente e chamou seus filhos e os abençoou um a um. Para Yehuda abençoou com uma descendência de realeza até a chegada do Mashiach. Para Yaakov também disse:"Teus olhos estarão vermelhos pela abundância de vinho e seus dentes brancos pela abundância de leite" (Bereshit 49:12).


Muitos comentaristas sustem que o significado desta benção é que Yehuda e seus filhos seriam abençoados com abundância de coisas boas.
Porém, no Talmudo Babilônico, no Tratado de Ketubot 112b, uma alternativa nos é oferecida para compreender este versículo: "É melhor mostrar os dentes brancos a um amigo que dar-lhe leite. O poder de um sorriso! É o mais fácil e grandioso presente que podemos oferecer".

A Parashá e os escritos dos sábios do Talmud, nos dão uma linda forma de começar nossos dias. E por que começar o dia?
Tanto a Torá quanto o texto do Talmud nos convida a que recebamos os dias e as relações com um sorriso em nossos lábios.



Dar um sorriso em cada encontro com nossa gente é uma forma tão simples e pouco utilizada mas que tem uma influência enorme em cada uma de nossas relações.


Quando um tenta ajudar a apoiar o próximo, nada melhor que recebê-los com um sorriso. Isso fará com que sejamos muito mais produtivos e logremos de uma forma mais fácil chegar aos nossos objetivos.


Certa vez escutei que o poder do riso agrega segundos de vida ao ser humano.


Talvez seja hora de começar a dialogar mostrando um sorriso para assim conseguir, quem sabe, contagiar a todos e ver sorrisos por todos os lados, as quais demonstrem um crescimento e desfrute constantes deste mundo.


Yehuda foi abençoado com abundância não só econômica mas com plenitude em sua vida, felicidade e gozo.


Queira D's que neste Shabat possamos aprender de Yehuda e o que nos é ensinado pelos nossos sábios, recebendo também uma Brachá de Simchah (felicidade) e alegria e que possamos, com ela, contagiar o mundo para assim viver uma vida onde se desfrute mais, e que encontremos sorrisos em todos os nossos rostos.

Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski









Tema da semana:

"É certo que a mulher tem dias em que fica impura e não pode tocar a Torá?"









Escola de Educação Judaica Complementar da SIB

Matrículas para o ano letivo 2012

Informamos que as matrículas para o ano letivo de 2012 da Escola de Educação Judaica Complementar da SIB já estão abertas, para crianças de 02 à 08 anos.
Continuaremos funcionando aos sábados, das 9:00 às 12:00h, na Escola Cresça e Apareça, no Rio Vermelho.
Devido a procura, estaremos abrindo mais 01 turminha, agora para crianças a partir de 02 anos.
Nossa prática pedagógica utiliza uma metodologia que foge do estilo formal. A nossa idéia é buscar um maior envolvimento das crianças, utilizando de uma forma lúdica o conteúdo das aulas com dramatizações, dança, música, jogos e artes plásticas.
Nossa equipe é composta por Karin Weitzman - Morá da língua hebraica e da turminha de 02 anos; Perola Pikelhaizen - Morá da Kitá Alef e Flávia Cardonski - Morá da Kitá Bet.
Atualmente, contamos com 12 crianças matriculadas e sabemos que poderemos ter bem mais, o que dependerá exclusivamente de cada um de vocês.
Convocamos os pais, avós e tios de crianças nesta faixa etária, a comprometerem-se com o judaísmo e com a continuidade da nossa comunidade, trazendo suas crianças para o nosso espaço para conhecerem a seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia, que visa a manutenção das tradições judaicas familiares, proporcionando a socialização dos alunos por meio de uma vivência do judaísmo.

Shalom!




Rosa Fichman Cardonski
Diretora e Coordenadora Pedagógica








Habonim Dror





Esta semana o Habonim Dror sugere a leitura completa deste excelente artigo publicado no portal Pletz:


Fazendo MBA aos 16 anos - por Alexandre Ostrowiecki
Porque a colônia de férias judaica faz a diferença?
Uma das atividades mais importantes realizadas pela juventude comunitária é a colônia de férias judaica (machané). Esse é um marco realizado periodicamente pela maioria dos movimentos juvenis e por algumas das maiores congregações de São Paulo. São acampamentos nos mais diversos locais, com diferentes graus de religiosidade e ideologia. No entanto, em todos eles, madrichim e chanichim passam dias de atividades intensas que invariavelmente acabam sendo lembradas para o resto da vida. Existem três coisas essenciais que a colônia pode fazer pelo seu filho.
A primeira e mais óbvia é oferecer educação judaica. Alguns pais estão finalmente concordando com a proposição de que para haver judeus é preciso haver educação judaica. O tal do sentimento judaico de que tanto falamos não vêm do nada. Se você quiser que o seu filho se torne um judeu de verdade, é preciso educá-lo como tal, dando exemplo em casa, colocando-o na escola judaica etc. Para muitos pais que não fazem isso, a colônia é uma boa alternativa para que o seu filho tenha um mínimo de vivência judaica. Lá ele participará de uma (moderada) dose de serviços religiosos e participará de uma série de atividades com conteúdos judaicos.
O segundo grande benefício é o círculo de amizades que a colônia oferece. Em grande parte dos ambientes “normais”, como escola, faculdade e trabalho, a amizade surge em função de interesses comuns momentâneos. Quando o aluno vai da escola para a faculdade, provavelmente trocará seu grupo de amigos. Da mesma forma, na hora de ingressar na vida profissional, o pessoal da faculdade será deixado de lado para que a pessoa participe de um novo grupo. No caso da colônia isso curiosamente não ocorre. Claro que o jovem conhecerá sempre novas pessoas e formará os círculos de amizade descritos acima. No entanto, ao mesmo tempo, manterá um núcleo de amigos que fora cultivado desde os tempos de acampamento. Esse círculo tenderá a ser mantido a vida toda. Isso ocorre porque as vivências na colônia são tão intensas que isso costuma criar uma forte conexão entre as pessoas, conexão essa baseada em valores. E valores duram muito. A maioria dos amigos do autor desse texto, por exemplo, são parte de um grupo que se formou 15 anos atrás na CIP.






Vídeo da Semana




E o hit "Ai se te pego" chega aos paraquedistas do Exército israeli





Mais de 3 mil atletas nos Jogos Macabeus


Reconhecida como grande centro judaico mundial, ‘A Hebraica de São Paulo’, desde o dia 25/12 até o dia 03/1, está abrigando o maior evento esportivo, depois das Olimpíadas. São mais de 3 mil participantes, de 19 nacionalidades disputando diferentes modalidades esportivas, de natação a golfe, passando por futebol, basquete, tênis e tênis de mesa, pólo aquático, vôlei de praia, em diversas categorias. Além das competições, muitas outras atividades acontecem, simultaneamente, como workshops relacionados à área esportiva, mas também, apresentações de danças brasileiras e judaicas, curso de percussão, quick massage, cinema, e um dos pontos altos desse grande evento, será o Reveillon que, além dos sócios e convidados, também será comemorado por todo esse contingente.
Continue lendo aqui

Garota da 8 anos provoca debate sobre o extremismo religioso em Israel

O mais recente campo de batalha na luta de Israel contra o extremismo religioso cobre pouco mais de um quilômetro quadrado da cidade judia de Beit Shemesh, situada entre Jerusalém e Tel Aviv, e tem como rosto uma menina loira e de óculos que frequenta a segunda série.

Seu nome é Naama Margolese, 8 anos, e ela é filha de imigrantes americanos que são judeus ortodoxos modernos. Um programa de televisão local contou a história de Naama no fim de semana, revelando seu medo de caminhar para a escola elementar local depois que homens ultraortodoxos cuspiram nela e a insultaram, chamando-a de prostituta porque seu vestido não segue exatamente aos seus rigorosos códigos de vestimenta.

O país ficou indignado. A fotografia de Naama foi veiculada nas primeiras páginas de todos os principais jornais israelenses. Enquanto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu insistiu no domingo que "Israel é um Estado democrático, ocidental e liberal" e prometeu que "a esfera pública de Israel está aberta e segura para todos", tem havido confrontos em alguns locais do país.


Continue lendo aqui

(Matéria enviada por Abraão Nucinskis)



Israel: líderes condenam ato ortodoxo com símbolos do Holocausto


Os principais líderes e políticos israelenses condenaram duramente neste domingo o protesto que várias centenas de ultraortodoxos realizaram na noite anterior com símbolos do Holocausto, e que consideram uma profanação da memória dos seis milhões de judeus assassinados pelos nazistas.

"Qualquer tipo de comparação entre as divergências internas em Israel e o Holocausto é uma comparação aberrante. As imagens (da manifestação) são estremecedoras", disse Shevaj Weiss, ex-presidente do Parlamento israelense e sobrevivente do Holocausto.

Por sua vez, o ministro sem pasta, e também sobrevivente dos campos de concentração, Yossi Peled, considerou que "há coisas inconcebíveis" como a representação de imagens do Holocausto. "Vi as imagens e o meu sangue congelou imediatamente", acrescentou.

Continue lendo aqui

Abraão Nucinskis enviou uma matéria do G1 tocando o mesmo tema e pode ser lida aqui



2012 será o Ano da Arte em Tel Aviv

Tel Aviv declarou 2012 o “Ano da Arte” na cidade. Depois da inauguração do novo edifício do Museu de Arte de Tel Aviv, em novembro, a cidade promoverá as artes no próximo ano com especial ênfase. O projeto é uma criação da Prefeitura de Tel Aviv e do Museu, que se uniram a outras instituições culturais para a organização de festivais e outros eventos ao longo de 2012.

Continue lendo aqui.
Fontes




PARASHAT HASHAVUA: Vayechi



MINCHÁ: 18:50

ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá



TÉRMINO DO SHABAT: 19:40









HUMOR



Numa sinagoga em NY, são realizados  seminários de casais para a comunidade.  
Alguns são para as mulheres, outros para seus maridos e de alguns eles devem participar juntos.

 Na última semana do seminário dos homens, o rabino perguntou a Moishe sobre seu casamento. 
 Moishe respondeu que ele já estava casado  há quase 50 anos.  O rabino impressionado, pediu que Moishe falasse alguns minutos  para os outros participantes sobre como ele fez para conseguir permanecer    casado, com a mesma mulher, por tantos anos.   
Moishe então falou:  "Agora, eu tenho tentado tratar ela bem, gasto dinheiro com ela, levo ela em passeios e também, nunca fico olhando para outras mulheres.  Melhor de tudo, eu levei ela para Israel quando  comemoramos nosso 25 °  aniversário de casamento ! " .
O rabino então perguntou :  "Moishe, você é uma grata inspiração para todos os maridos aqui presentes !  Diga-nos o que você está planejando  fazer para o seu 50 °  aniversário de casamento.  
 Moishe orgulhosamente responde:  "Eu pretendo voltar a Israel para pegar ela de volta".



Enviado por Reveca Pikelaizen

Colabore com o SIB e-News


Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)



(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.

Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.

Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.

E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.

Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.


Avisos

Da Agência Judaica


Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

Classificados




PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204





ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN

Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)


(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980


__________________________________

Mazal Tov


aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que 


oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:


Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.


Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________

Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?


Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.


Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840

____________________________

CD's de Gê e Lilaz a venda


Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104


Preço: R$17,00
___________________________

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?


Na Chaim Decoração tudo é mais fácil. 


Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann
____________________________________

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro?

LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz


__________________________

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com

_______________________

GEFILTE FISCH

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.

Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 
_____________________

DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SIB e-News nem a SIB se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários publicados. Ainda assim todos serão devidamente moderados.

Não aceitamos comentários anônimos.
Nome completo e e-mail válido são exigidos.