Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 299, 23 de Tevet 5772 - 18/01/2012
Atenção
A CONIB e a SIB informam que por motivo de força maior a data do evento do
Dia em homenagem as vitimas do Holocausto foi alterada para
DOMINGO, 29/01/2012, as 17hs
A presença da Presidenta Dilma está confirmada.
O local do evento será o mesmo divulgado anteriormente.
Esclarecemos que o convite aos sócios da SIB é extensivo ao cônjuge e filhos.
Contamos com a compreensão e presença de todos.
B”H
“Ani Maamin Veemuná Shlemá”
Esta semana leremos na Torá a Parashá Va'era; a segunda do livro de Êxodos. Nela nos é relatado que D's apresenta-se à Moshé, prometendo-lhe tirar o povo de Israel da escravidão em que viviam no Egito e assim tornar-se um povo livre.
Moshé e Aarão tinham a complicada tarefa de falar com o Faraó, que não daria sua permissão tão facilmente para que o povo saísse de sua terra. Muitas foram as oportunidades em que eles apresentaram-se diante dele para demandar, em nome de D's, "Deixe Meu povo ir para que sirvam-me no deserto", ainda assim, este o negava a todo momento. Até que foi ali onde começaram as manifestações divinas nas mãos de Moshé e Aarão.
Em uma das ocasiões, onde o Faraó se nega a ceder, o bastão de Aarão se transforma em serpente e vendo que os magos egípcios conseguem imitar tal ação, esta serpente engole todos os outros bastões mágicos, demonstrando a força Divina e, a partir deste momento as pragas começam no Egito a fim de poder conseguir a liberdade do povo.
As águas do Nilo transformam-se em sangue, uma praga de rãs inunda a cidade, acompanhada de piolhos que infectam os homens e as bestas, uma praga de animais selvagens invade a cidade enquanto a peste mata os animais domésticos, uma praga de sarna cai sobre os egípcios. Para a sétima praga, o granizo cais do céu como uma chuva devastadora. Ainda assim o coração do Faraó continua endurecido e a negativa de libertar o povo de Israel continua.
A pergunta que surte a partir desta história é: Porque D's decidiu enviar as pragas para o Egito? Se pensarmos que foi para castigar o povo egípcio por todo o preconceito e o sofrimento para com os judeus, soa muito difícil de entender que tenha que fazê-lo com pragas e não de uma só vez. Por acaso D's não possui a força necessária para terminar com o povo egípcio em um segundo se Ele quisesse?
A resposta está baseada na reação do Faraó ante as pragas e o pedido de Moshé e Aarão em nome Divino: "Quem é D's para que tenha que escuta-lo?"
Os egípcios não acreditavam em D's e este tipo de castigo possibilitou demonstra-lhes o quanto Ele era poderoso.
Porém, não só aos egípcios mostrou sua força mas também ao povo de Israel demonstrou o quanto os quer e quanto lhes é importante. Esta demonstração ao povo de Israel serviu para confiar e ter um pouco de fé depois de tantos anos de servidão.
A fé do povo para D's foi o que conseguiu fazê-los fortes e tolerar um pouco mais para em breve converter-se em homens livres.
Este Shabat Kodesh, nos chama para que possamos refletir e fortalecer nossos laços de fé com nosso Criador. Saber que assim como nossos irmãos no Egito, na vida há um sem fim de obstáculos para superar mas que com EMUNÁ SHLEMÁ tudo se pode conseguir. Só tem que propor-se e começar a confiar que se pode.
Queira D's que este Shabat nos outorgue a oportunidade de reencontrarmos com nós mesmos, com nossa fé e saber que tudo se pode conseguir. Só é preciso dar um pontapé inicial e assim começar com a tarefa.
Shabat Shalom Umeborach
Rab. Ari Oliszewski
Escola de Educação Judaica Complementar da SIB
Informamos que as matrículas para o ano letivo de 2012 da Escola de Educação Judaica Complementar da SIB já estão abertas, para crianças de 02 à 08 anos.
Continuaremos funcionando aos sábados, das 9:00 às 12:00h, na Escola Cresça e Apareça, no Rio Vermelho.
Devido a procura, estaremos abrindo mais 01 turminha, agora para crianças a partir de 02 anos.
Nossa prática pedagógica utiliza uma metodologia que foge do estilo formal. A nossa idéia é buscar um maior envolvimento das crianças, utilizando de uma forma lúdica o conteúdo das aulas com dramatizações, dança, música, jogos e artes plásticas.
Nossa equipe é composta por Karin Weitzman - Morá da língua hebraica e da turminha de 02 anos; Perola Pikelhaizen - Morá da Kitá Alef e Flávia Cardonski - Morá da Kitá Bet.
Atualmente, contamos com 12 crianças matriculadas e sabemos que poderemos ter bem mais, o que dependerá exclusivamente de cada um de vocês.
Convocamos os pais, avós e tios de crianças nesta faixa etária, a comprometerem-se com o judaísmo e com a continuidade da nossa comunidade, trazendo suas crianças para o nosso espaço para conhecerem a seriedade de um trabalho aprimorado a cada dia, que visa a manutenção das tradições judaicas familiares, proporcionando a socialização dos alunos por meio de uma vivência do judaísmo.
Shalom!
Rosa Fichman Cardonski
Vídeo da Semana
Negros perseguidos pelo nazismo
Negros perseguidos pelo nazismo
SIB realiza homenagem às vítimas do Holocausto
A Sociedade Israelita da Bahia (Sib), promoverá no dia 30 de janeiro em Salvador a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, solenidade instituída pela ONU. O evento terá a presença de autoridades políticas federais, estaduais e municipais, líderes comunitários e religiosos. A presidenta Dilma Rousseff, que participou da cerimônia em 2011, foi convidada. A cerimônia, que é realizada a cada ano em uma cidade brasileira, em anos anteriores ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Em Salvador, cidade com a maior população de afrodescendentes fora da África, a SIB lembrará também os negros que foram vítimas do Holocausto. Havia cerca de 20 mil negros na Alemanha quando os nazistas tomaram o poder, em 1933.
De acordo com o Museu do Holocausto, em Washington. D.C., seu destino variou desde o isolamento até perseguições, prisão, experiências médicas e morte. Segundo a pesquisadora Terese Pencak Schwartz, 400 crianças negras foram esterilizadas. O Dia do Holocausto, criado há sete anos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, marca a data (27 de janeiro) em que tropas soviéticas libertaram o campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, em 1945. A ONU, em resolução apoiada pelo Brasil, pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e “condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico”.
A Sib é a representante oficial da comunidade judaica baiana e tem como principais objetivos fortalecer valores e tradições judaicas, além de promover a participação ativa da comunidade na vida do Estado. Seu presidente é Mauricio Szporer, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e juiz membro e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.
Serviço:
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto Data: 30 de janeiro de 2011 – Horário: 19 horas Local: Fórum Ruy Barbosa, Praça D. Pedro II – Largo Campo da Pólvora – Salvador/BA
As comunidades judaica e palestina da Diáspora tiveram esse importante encontro, visando promover um melhor entendimento, expressaram os líderes do CJM e CJL a Abbas
LONDRES – Os presidentes do Congresso Judaico Mundial, Ronald S. Lauder, e do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL), Jack Terpins, se reuniram com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e da OLP, Mahmoud Abbas, em Londres.
Os líderes judeus enfatizaram a necessidade urgente de alcançar uma solução permanente ao conflito no Oriente Médio e destacaram o papel que as comunidades judaicas e palestinas da Diáspora podem ter nesse sentido.“Alcançar a paz é o desejo do povo judeu e estou convencido que uma melhor cooperação entre as comunidades judaicas e palestinas de todo o mundo podem contribuir para isso, elas podem ajudar a construir o futuro de paz
Jack Terpins, presidente do CJL, comentou com Abbas sobre a positiva experiência na América Latina, onde a coexistência entre comunidades judaicas e árabes, que vivem lado a lado, é harmoniosa. Terpins expressou que isso deve ser um modelo a ser replicado em todos os lugares para diminuir as tensões.
“A paz não é como a guerra; não pode ser declarada de forma unilateral, se não que deve ser acordada entre as partes. A posição de ambas comunidades, judaica e palestina, deve ser a de colaborar para um melhor entendimento”, concluiu Terpins.
SOBRE O CJM E CJL
O CJM é a organização internacional que representa as comunidades judaicas de 100 países, ante os governos, parlamentos e organizações internacionais. O CJL é seu braço regional na América Latina.
|
Acordo de Cooperação educacional Brasil - Israel
Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos |
Promulga o Acordo-Quadro de Cooperação no Campo Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel, firmado no Rio de Janeiro, em 6 de agosto de 2008.
|
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e
Considerando que o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel celebraram, no Rio de Janeiro, em 6 de agosto de 2008, um Acordo-Quadro de Cooperação no Campo Educacional;
Considerando que o Congresso Nacional aprovou esse Acordo-Quadro por meio do Decreto Legislativo no 209, de 7 de abril de 2010;
Considerando que o Acordo-Quadro entrou em vigor, no plano externo, para a República Federativa do Brasil, em 18 de janeiro de 2011, nos termos do parágrafo 3o de seu Artigo VI;
DECRETA:
Art. 1o O Acordo-Quadro de Cooperação no Campo Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Estado de Israel, firmado no Rio de Janeiro, em 6 de agosto de 2008, apenso por cópia ao presente Decreto, será executado e cumprido tão inteiramente como nele se contém.
Art. 2o São sujeitos à aprovação do Congresso Nacional quaisquer atos que possam resultar em revisão do referido Acordo-Quadro, assim como quaisquer ajustes complementares que, nos termos do art. 49, inciso I, da Constituição, acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional.
Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 11 de janeiro de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
DILMA ROUSSEFF
Antonio de Aguiar Patriota
Fernando Haddad
Continue lendo aquiAntonio de Aguiar Patriota
Fernando Haddad
Invenção israelense reduz o gasto de energia
Uma placa de iluminação externa, feita de aço e alumínio, é a nova solução para a redução do consumo de energia elétrica nas cidades. Com a instalação dessa placa, a administradora dos prédios, por exemplo, não gasta dinheiro com eletricidade, nem há consumo de combustíveis fósseis. Pelo contrário, a placa não polui e se abastece de energia gratuita. O painel é composto por pastilhas “dupla face” que, de um lado, têm placas fotovoltaicas para capturar a luz solar e, do outro, tela de OLED – diodos orgânicos emissores de luz, que emitem luz ao receber carga elétrica. A invenção, chamada UrbanTiles, é do designer israelense Meidad Marzan, da Academia Bezalel de Arte e Design, de Jerusalém.
Israel sofre novo ataque de hackers em escala de guerra cibernética
Os sites da Bolsa de Valores de Tel Aviv e da companhia aérea israelense El Al foram derrubados nesta segunda-feira após ataques de hackers.
Na noite de domingo, um hacker conhecido como OxOmar, que deu início a uma recente onda de ataques cibernéticos em Israel, anunciou que um grupo de hackers chamado "pesadelo" realizaria o ataque.
Às 10h, horário local, ambos os sites saíram do ar. Tanto a Bolsa de Valores como a El Al esclareceram que os sites em questão são as páginas que dão informações ao público. O site de operações comerciais da bolsa não foi afetado.
O novo ataque ocorre duas semanas depois que OxOmar começou a invadir sites comerciais de Israel e a expor dados de cartões de crédito de cidadãos israelenses. Até hoje o hacker já expôs informações de mais de 30 mil cartões com endereços, números de identidade e nomes dos titulares.
O vazamento dos dados levou centenas de milhares de israelenses a verificar seus cartões e gerou preocupação com uma possível "guerra cibernética" que estaria sendo lançada contra Israel.
Fontes
Os sites da Bolsa de Valores de Tel Aviv e da companhia aérea israelense El Al foram derrubados nesta segunda-feira após ataques de hackers.
Na noite de domingo, um hacker conhecido como OxOmar, que deu início a uma recente onda de ataques cibernéticos em Israel, anunciou que um grupo de hackers chamado "pesadelo" realizaria o ataque.
Às 10h, horário local, ambos os sites saíram do ar. Tanto a Bolsa de Valores como a El Al esclareceram que os sites em questão são as páginas que dão informações ao público. O site de operações comerciais da bolsa não foi afetado.
O novo ataque ocorre duas semanas depois que OxOmar começou a invadir sites comerciais de Israel e a expor dados de cartões de crédito de cidadãos israelenses. Até hoje o hacker já expôs informações de mais de 30 mil cartões com endereços, números de identidade e nomes dos titulares.
O vazamento dos dados levou centenas de milhares de israelenses a verificar seus cartões e gerou preocupação com uma possível "guerra cibernética" que estaria sendo lançada contra Israel.
Continue lendo aqui Curtas
| |||||||||||||||
- CLJ (Via e-mail
- Site da Presidência da República
- Pletz
- Último Segundo/IG
- Rua Judaica
MINCHÁ: 18:53
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 19:42
Colabore com o SIB e-News
Dúvidas, elogios, sugestões, críticas, colaborações, cadastro de e-mails, contato e muito mais pelo nosso e-mail: sib.e.news@gmail.com (*)
(*) Todas os e-mails recebidos são devidamente lidos e avaliados. O simples envio não garante a publicação. Somente textos em formato .doc podem ser publicados. Os mesmos devem estar em português correto e, caso não seja autoral, deve obrigatoriamente ser acompanhado de, pelo menos, uma fonte (link direto). Importante lembrar que “recebido por e-mail” não é considerado uma fonte válida.
Todos os textos devem conter o nome completo de quem o enviou (Ex: Enviado por Fulano Ciclanoberg).Somente são aceitas imagens - mesmo dentro de um texto - no formato .jpg.
Arquivos em vídeo podem ser enviados como links para o YouTube ou qualquer outro serviço de publicação de vídeos via web.
Todo e qualquer material que não se encaixe nas definições acima, será imediatamente descartado.
Para publicação na mesma semana todo o material deve ser enviado até as 12 horas (meio-dia) da 4ª feira.
Nem o SIB e-News, nem a SIB se responsabilizam pelos textos enviados e publicados.
E-mails, cartas, reclamações, sugestões, críticas e/ ou elogios enviados ao SIB - News, poderão ser publicados - ou não - parcial ou totalmente na seção de "Cartas", a não ser quando especificado pelo remetente, que isso não aconteça.
Por favor entendam que tais normas servem somente para facilitar a publicação de suas colaborações além de evitarmos problemas de não visualização por motivos técnicos.
Avisos
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
Classificados
PARA ANUNCIAR NO SIB e_News : 71 3321-4204
ARQUITETURA - INTERIORES - DESIGN
Para construção, reforma, decoração,
entrar em contato com Elaine Kauffman (CREA-BA 64583)
(71)4113-1621 ou (71) 9611-9980
__________________________________
Mazal Tov
aos adolecentes, Pais e familiares pelos Bar e Bat Mitzvá, ao tempo em que
oferecemos nossos serviços. Aceitamos encomendas de comidas tradicionais Judaicas:
Strudel de Maçã, Beigalê,Honeh Leiker e vários tipos de Tortas.
Falar com Elza no Tel: 3356-5840
________________________
Quer decorar sua casa ou presentear seus amigos?
Confeccionamos toalhas de rosto, lavabo ou banho, decoradas com motivos tradicionais, festivos ou personalizados, ou ainda a gosto,em qualquer idioma inclusive em Hebraico ou Idish.
Temos o maior prazer em atendê-lo pelo Tel: 3356-5840
____________________________
CD's de Gê e Lilaz a venda
Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104
Preço: R$17,00
___________________________
Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa?
Na Chaim Decoração tudo é mais fácil.
Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras
Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502
Milene Neumann
____________________________________
Nagariá - móveis sob medida
Está precisando de um marceneiro?
LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz
__________________________
Milhas Aéreas
Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.
Mauricio Laukenickas 71-91545102 (laukenickas@yahoo.com)
_______________________
GEFILTE FISCH
O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia.
Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491
_____________________
DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS
Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.
Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O SIB e-News nem a SIB se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários publicados. Ainda assim todos serão devidamente moderados.
Não aceitamos comentários anônimos.
Nome completo e e-mail válido são exigidos.