A Parashá desta semana começa com o rei dos moabitas, Balac, ao convocar o profeta Bilam (Balaão, na versão de seu nome para a língua portuguesa). O rei, vendo que todos tremiam diante de Israel e tendo ouvido sobre as maravilhas que Deus operara em favor dos israelitas, resolve buscar ajuda sobrenatural. Afinal, o povo que se aproximava não era um povo qualquer. Um povo diante do qual o Mar Vermelho se abrira não podia ser um daqueles contra os quais o rei já havia, possivelmente, guerreado e vencido. Sua intensão era que o profeta amaldiçoasse a Israel. Dessa forma, Moab tinha uma chance de vitória.
Ao receber os envidos do rei, Bilam resolve consultar o Altíssimo, que não deixa sobra de dúvida e proíbe Bilam de ir ter com o Balac e se colocar contra Israel. E é isso o que ele diz aos mensageiros de Balac. Não podia ir contra uma ordem direta do Eterno.
Até aí tudo bem. Dá até para ficar feliz com a atitude de Bilam. No entanto, ao retornarem os servos de Balac, pois o mesmo não ficara nem um pouco satisfeito com a recusa de do profeta de ir ter com ele, podemos dizer que ele não estava acostumado a ouvir "não" como resposta, Bilam resolve consultar o Eterno mais uma vez. Dessa feita, Deus lhe diz que vá, mas faz uma ressalva, ele só podia falar o que Deus lhe ordenasse dizer.
O que é estranho aqui é como um profeta do Altíssimo, que tinha uma visão privilegiada da vida, achou que Deus mudaria de ideia. Ele já não sabia que Deus havia prometido a terra além do Jordão, do poente do sol aos descendentes de Jacó? Claro que sim! Por que, então, ele não repetiu a resposta negativa e voltou consultar a Deus sobre algo que Deus mesmo já havia lhe dado a resposta? Nem sempre usamos os talentos que Deus nos dá de uma maneira eficaz.
Muitos de nós já conhecemos a história. De como um anjo do Eterno se coloca no caminho de Bilam e por três vezes tenta matá-lo com sua espada flamejante, mas a jumenta do profeta o salva todas as vezes que o anjo está para atacar levando como recompensa a agressão do seu dono, que não compreendia o que o animal estava realmente fazendo. E aqui o profeta deixou de perceber a importância de tratar bem os animais. Mais uma vez a Torá nos ensina o cuidado para com a Criação. Bilam, pelo que parece, se esqueceu que como um Ben-Noah, um filho de Noé (ou seja, um não-judeu que segue as leis dadas ao homem que protagonizou a história da Arca que resistiu, por ordem do Altíssimo, ao Dilúvio) não pode maltratar os animais. Será que este fato não nos dá uma ideia do caráter de Bilam? Na verdade, o próprio Pirkê Avot (5:22) coloca Abraham e Bilam como paradigmas do Bem e do Mal respectivamente. Será que não foi a oportunidade de literalmente lucrar com a situação o que representou uma tentação para o profeta e ele titubeou, querendo que O Eterno passasse a não mais querer abençoar Israel? Ou será que ele pensou que podia enganar a Balac? De qualquer forma, ao chegar a seu destino cada vez que abria sua boca se ouvia uma benção a Israel, fato que enfureceu o malvado Balac. E isso aconteceu três vezes. Deus não mudou de ideia e abençoou Israel. O profeta não pode fazer outra coisa senão bendizer o povo escolhido para guardar a Torá.
Nessa história, há ainda algo que nos chama a atenção, em nenhum momento o território dos moabitas havia sido prometido a Israel. Ou seja, o medo do rei Balac não tinha fundamento. Moabitas e Israelitas são até parentes de uma certa forma, afinal os moabitas são descendentes de Lot, o sobrinho de Abraham. Esse medo, que se tornou em ódio e fez com que o rei priorizasse a maldição em relação à benção. Pois, já que Bilam tinha a reputação de que quem ele abençoava era abençoado e quem ele amaldiçoava era de fato amaldiçoado, por que Balac não pediu a Bilam que abençoasse seu povo, Moab, ao invés de maldizer a Israel?
Podemos estabelecer muitos paralelos com acontecimentos de nosso tempo. Percebemos o ódio infundado contra Israel. Como se exige de Israel um comportamento que não se exige de qualquer outra nação soberana. E, enquanto isso, Israel e o povo judeu continua (singular proposital aqui) a abençoar o mundo com suas invenções, descobertas científicas, prêmios Nobel e, acima de tudo, pela vontade de Deus, a manutenção dos valores da Torá e de Tikun Olam.
Uma das bênçãos que Bilam teve que pronunciar e que é recitada hoje em dia ao entrarmos numa sinagoga, é nada mais nada menos que Ma Tovú - "Quão boas são tuas tendas, ó Jacó, e tuas moradas, ó Israel!" (Números 24:5). Nisso concordamos!
Shabat Shalom!
Fontes:
jewishideas.org e masorti.org.uk
Caros Associados,
Convidamos a todos os associados, para a descoberta da MATSEIVÁ do nosso saudoso amigo MOYSES MEYOHAS ( Z'I ) que será realizada no dia 08/07/2012 ( Domingo ) às 9:00h no Cemitério Israelita da Bahia - Quintas dos Lázaro.
Irmã, Parentes Agradecem a sua presença
A prova final do batalhão Caracal nas Forças de Defesa de Israel
Conib repudia texto antissemita de militante do PC do B |
Em mensagem à deputada Manuela D´Ávila (PC do B/RS), o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, repudia texto de teor antissemita publicado no site do Partido Comunista do Brasil por José Reinaldo Carvalho, editor do site Vermelho. Em seu texto, Carvalho comenta o anúncio publicado em junho pela Conib na mídia brasileira contra a presença do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, na Rio+20. Leia abaixo a mensagem de Claudio Lottenberg: Lamento o teor do texto que é assinado por uma liderança do PC do B fazendo injustas e mentirosas colocações a respeito da entidade que presido. Face ao nosso respeito mútuo, imaginei que deveria me dirigir a V. Exa. Não tome isto como algo de caráter pessoal, mas sim como um repúdio de alguém que no respeito à diversidade entende que limites devam ser preservados. |
Descoberta arqueológica na Galiléia
Um mosaico com inscrições em hebraico contanto a histórica bíblica de Sansão foi encontrado na Galiléia (Israel), nas ruínas de uma sinagoga do século 4 a.C.
A escavação foi conduzida pelo dr. Jodi Magnees, da North Carolina University (EUA), em parceria com arqueólogos da Israel Antiquities Authority (Autoridade de Antiguidades de Israel). A descoberta ocorreu perto do kibbutz Hokuk, local que várias fontes talmúdicas se referem como sendo a Hokuk histórica, onde rabinos se reuniam para escrever o Talmude (livro sagrado dos judeus). Um livro do rabino mediveal Ashtori Ishtori, do século XIV, faz referência a uma sinagoga na mesma área onde as descobertas foram feitas. Segundo o dr. David Amit, da Autoridade de Antiguidades de Israel, o mosaico “contém uma descrição do Sansão bíblico e dois pares de raposas com uma tocha flamejante ligando suas caudas”, como descrito na saga de Sansão no Livro dos Juízes. (Daqui) |
Curtas
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