Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 06 - Nº 328, 20 de Av, 5772 - 08/08/2012
Parashat Ekev
(Deut 7:12-11:25)
Nesta mesma porção o povo de Israel, é chamado pelo Eterno de “ Am K’shei oref” ( Deut 9:13), literalmente “povo de pescoço duro”. Rashi ( França século XII ) e Sforno ( Itália 1475-1550) nota que aquele que tem “ pescoço duro” não pode virar o rosto para a esquerda ou direita. Ele é inflexível e, portanto, não dispostos a considerar diferentes pontos de vista. " Nachmanides concorda que este é um traço negativo, mas sugere que, no entanto, pode ganhar resultados positivos. Ele explica: "Deus está no meio deles, porque eles são Am k’shei oref " (Ramban em Êxodo 34:9). Ao longo dos anos de peregrinação no deserto, o povo de Israel era como uma criança rebelde, desobediente, sempre se metendo em problemas. A rebeldia está ligada a imaturidade, mas quando redirecionada sabiamente pode levar a uma grande força interior. Uma vez que os israelitas comprometeram-se com a Torá, eles resistem teimosamente a qualquer tentativa de transformá-los longe dela" . Isto se reflete na obstinação com que seguimos com o Shemah, durante toda a nossa longa história, seja nos campos de morte ou na alegria do Renascimento de Israel.
(Deut 7:12-11:25)
O coração da nossa fé está contida na nossa declaração de amor e lealdade para com o D-us uno e único - a oração que conhecemos como o Shemah. Estas palavras (Deut 6:4) estão profundamente arraigadas na alma dos judeus : “ Ouve, ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é Um ! " Estas seis palavras formam a reza básica compartilhada por todos os judeus e expressa os sagrados laços que nos unem . A declaração de abertura é seguidos de uma resposta proclamando a glória do domínio de Deus e, em seguida, por três longos parágrafos da Torá reforçando nosso relacionamento de ligação a Deus por aquilo que dizemos, fazemos e sentimos. O segundo parágrafo (Deut 11:13-21) que aparece na porção desta semana da Torá, é o mais longo dos três e é o mais desafiador.
Enquanto ela repete muitas das mesmas idéias do primeiro parágrafo, introduz um sistema de recompensas materiais e punições que dependem de nossa fidelidade a Deus e às mitzvot. Alega que, se seguirmos as mitsvot, a chuva vai cair na hora certa, a terra será produtiva, nossos rebanhos e campos serão frutífero e vamos habitar a Terra em segurança. Se não, perderemos todas as nossas bênçãos. O Shema é uma oração que articula a nossa fidelidade amorosa de Deus e nossa tradição sagrada como uma expressão de nosso agradecimento pelas bênçãos que recebemos - a libertação do Egito, o dom da Torá, e a promessa de redenção para toda a criação. O segundo parágrafo serve para nos lembrar que quando perdemos o nosso senso de gratidão a Deus, perdemos a nossa capacidade para receber recompensas das bênçãos que Deus nos deu. Gratidão, generosidade, amor e lealdade são verdadeiramente as bênçãos espirituais sem a qual nossas bênçãos materiais seriam inúteis. Estas são as bênçãos que nos ajudam a viver uma vida rica, tanto em tempos de fartura e em tempos de necessidade. Eles são as bênçãos que nos unem como povo com o nosso Deus.
Enquanto ela repete muitas das mesmas idéias do primeiro parágrafo, introduz um sistema de recompensas materiais e punições que dependem de nossa fidelidade a Deus e às mitzvot. Alega que, se seguirmos as mitsvot, a chuva vai cair na hora certa, a terra será produtiva, nossos rebanhos e campos serão frutífero e vamos habitar a Terra em segurança. Se não, perderemos todas as nossas bênçãos. O Shema é uma oração que articula a nossa fidelidade amorosa de Deus e nossa tradição sagrada como uma expressão de nosso agradecimento pelas bênçãos que recebemos - a libertação do Egito, o dom da Torá, e a promessa de redenção para toda a criação. O segundo parágrafo serve para nos lembrar que quando perdemos o nosso senso de gratidão a Deus, perdemos a nossa capacidade para receber recompensas das bênçãos que Deus nos deu. Gratidão, generosidade, amor e lealdade são verdadeiramente as bênçãos espirituais sem a qual nossas bênçãos materiais seriam inúteis. Estas são as bênçãos que nos ajudam a viver uma vida rica, tanto em tempos de fartura e em tempos de necessidade. Eles são as bênçãos que nos unem como povo com o nosso Deus.
Nesta mesma porção o povo de Israel, é chamado pelo Eterno de “ Am K’shei oref” ( Deut 9:13), literalmente “povo de pescoço duro”. Rashi ( França século XII ) e Sforno ( Itália 1475-1550) nota que aquele que tem “ pescoço duro” não pode virar o rosto para a esquerda ou direita. Ele é inflexível e, portanto, não dispostos a considerar diferentes pontos de vista. " Nachmanides concorda que este é um traço negativo, mas sugere que, no entanto, pode ganhar resultados positivos. Ele explica: "Deus está no meio deles, porque eles são Am k’shei oref " (Ramban em Êxodo 34:9). Ao longo dos anos de peregrinação no deserto, o povo de Israel era como uma criança rebelde, desobediente, sempre se metendo em problemas. A rebeldia está ligada a imaturidade, mas quando redirecionada sabiamente pode levar a uma grande força interior. Uma vez que os israelitas comprometeram-se com a Torá, eles resistem teimosamente a qualquer tentativa de transformá-los longe dela" . Isto se reflete na obstinação com que seguimos com o Shemah, durante toda a nossa longa história, seja nos campos de morte ou na alegria do Renascimento de Israel.
Atividades da Escolinha de Educação Judaica Complementar da SIB
Tragam seus filhos, netos, sobrinhos...... Participem!
A continuidade só depende de vocês!!!
Estamos realizando o Projeto Tzedaká - Campanha feita pelas crianças, para a
compra de leite em pó que será doado pelas crianças, morot e pais, a uma
creche.
Trailer do filme de animação
O gato do Rabino
O gato do Rabino
Sinopse:
Argélia, 1920, O Rabino Sfar vive com sua filha Zlabya, um papagaio barulhento e um gato brincalhão que engole o papagaio e começa a falar. Apaixonado, o gato será capaz de tudo para permanecer perto de sua dona Zlabya, até mesmo aceitar a condição imposta pelo rabino: aprender mais sobre a religião, fazer o Bar Mitzvah e embarcar em uma grande aventura.
Mais informações:
- Recebeu o CESAR 2012 de melhor filme de animação;
- Baseado em histórias em quadrinhos também ilustradas pelo diretor e roteirista do filme Joann Sfar;
O que dizem sobre:
- "Vivo, vibrante, colorido e poético, esse conto oriental moderno, animado por Joann Sfar é capaz de encantar a todos".
Le Figaroscope (5 estrelas)
- "Como na história em quadrinhos original, "O gato do Rabino" é um verdadeiro poema ilustrado."
Jornal Libération (4 estrelas)
Título original: Le Chat du Rabin
Direção: Joann Sfar (o mesmo de Gainsbourg) e Antoine Delesvaux
Roteiro: Joann Sfar e Sandrina Jardel
Produção: Joann Sfar
Fotografia: Jérôme Brezillon
Edição: Maryline Monthieux
Gênero: Animação
País: França
Ano: 2010
COR
Tempo: 90 min.
Classificação: A verificar
Elenco: François Morel, Maurice Bénichou, Hafsia Herzi, François Damiens, Mathieu Amalric, Jean-Pierre Kalfon, Mohamed Fellag
Em memória a um herói
(Artigo publicado no jornal Correio Braziliense de 7 de agosto de 2012)
Por: Rafael Eldad, Embaixador de Israel no Brasil
Em 2012 celebramos os 100 anos do nascimento de Raoul Wallenberg. Cabe a todos nós recordar a história de seus esforços durante o Holocausto e ensiná-los às próximas gerações, para que o seu heroísmo não seja esquecido.
Wallenberg nasceu na Suécia e estava destinado a ter sucesso na vida, mas escolheu salvar a vida de milhões de estrangeiros. Na primavera de 1944, o mundo ocidental viu de perto os horrores do Holocausto, quando os relatos de testemunhas do campo de extermínio de Auschwitz foram divulgados. À época, os EUA estabeleceram o Conselho de Refugiados de Guerra, cujo objetivo era salvar os judeus. Raoul Wallenberg decidiu então assumir a missão do conselho, em Budapeste, de salvar os judeus da Hungria, a partir dos campos de extermínio nazistas.
Uma de suas primeiras tarefas foi projetar um "passe sueco de proteção". Ele conhecia a fundo a burocracia nazista e sabia que documentos oficiais com carimbos, assinaturas e o brasão da Suécia imporiam respeito. Conseguiu negociar uma cota de 4.500 passes com as autoridades húngaras, mas emitiu três vezes mais.
Wallenberg também abriu as Casas Suecas, onde os judeus se esconderiam. Protegidos apenas por uma bandeira e pela declaração de Wallenberg de que esses edifícios eram território sueco, cerca de 15 mil judeus conseguiram refúgio. Posteriormente, missões diplomáticas de outros países seguiram seu exemplo.
Mesmo com a guerra chegando ao fim, o extermínio dos judeus continuava. O oficial nazista Adolf Eichmann, responsável pela "Solução final" dos judeus europeus, instituiu a marcha de deportação da Hungria. Dezenas de milhares de famintos judeus foram forçados a marchar por centenas de quilômetros no inverno rigoroso, com muitas mortes no caminho. Entretanto, Wallenberg não ficou indiferente diante desse crime horrendo. Ele perseguiu as marchas em seu carro, distribuindo alimentos, roupas, medicamentos e os passes de proteção. Usando ameaças e subornos, salvou os judeus que possuíam documentos suecos, levando-os de volta a Budapeste.
Quando deportações ocorriam por trem, Wallenberg exibia uma coragem extraordinária, escalando em vagões destinados a Auschwitz, distribuindo passes de proteção para os judeus já dentro do trem. Ele então exigia que esses judeus, com os passes, fossem retirados dos trens.
Eichmann também planejava o massacre de todos os judeus do gueto maior. Wallenberg descobriu a trama e entrou em ação. Ameaçando responsabilizar o comandante em chefe das tropas alemãs na Hungria, o general August Schmidthuber, ele conseguiu cancelar o massacre no último minuto: 120 mil judeus húngaros foram salvos.
Após a guerra, Wallenberg deveria ter retornado à Suécia como herói, mas em 17 de janeiro de 1945 ele foi escoltado por tropas soviéticas ao quartel-general militar a leste de Budapeste. Em seu caminho, disse a um amigo que não tinha certeza se estava indo para ser hóspede ou prisioneiro. Raoul Wallenberg desapareceu naquele dia e seu verdadeiro destino nunca foi revelado.
Entre os anos de 1944 e 1945, quando a Europa foi presa em um véu de escuridão, os feitos de Wallenberg brilhavam como um raio singular de esperança. É por isso que o seu legado vive em todas as nossas memórias e gerações de judeus estão vivos hoje graças aos seus esforços.
Comemorando os 100 anos do nascimento de Raoul Wallenberg, devemos nos lembrar do seu legado para a humanidade. Wallenberg, assim como o Holocausto, nunca deve ser esquecido.
A culpa não é de Israel
(Artigo publicado na Folha de São Paulo em 6 de agôsto de 2012)
A tensão no mundo árabe vai muito além do conflito israelo-palestino.
Estamos assistindo pela TV diversas atrocidades no mundo árabe. Partes de corpos, fileiras de crianças mortas na Síria. No Bahrein, se um médico tratar de um manifestante ferido, ele é preso.
Os mulás (líderes religiosos muçulmanos) desafiam as sanções internacionais pelo desenvolvimento da capacidade nuclear. Isso vai desencadear uma corrida armamentista nuclear na região.
Por incrível que pareça, depois de 18 meses do início da Primavera Árabe, ainda nos é dito que se o conflito israelo-palestino se resolver as tensões mais prementes da região também vão se resolver.
Como se o conflito israelo-palestino fosse a causa de toda a instabilidade do mundo árabe.
O regime brutal de Assad, na Síria, teve a audácia de dizer no Conselho de Direitos Humanos da ONU que a ocupação de Israel é o principal obstáculo para a paz e estabilidade na região. Isso vindo de um regime que está massacrando seu próprio povo e colocando em funcionamento 27 "centros de tortura" espalhados por todo o país.
O conflito israelo-palestino não é a principal causa do descontentamento árabe. Mesmo porque, considerando que a divisão entre sunitas e xiitas existe há 1.300 anos, o conflito árabe-israelense, com seus cem anos, fica pequeno na comparação.
O que tem acontecido, na verdade, é que ditadores do mundo árabe tem usado o conflito israelo-palestino como um espetáculo conveniente que distrai a multidão dos problemas reais dessas sociedades árabes.
E os problemas reais destas sociedades são resultados de anos e anos de desleixo com as necessidades e interesses de suas próprias populações, que agora cobram por isso.
O que a população está cobrando? Contra os regimes repressivos de todo o Oriente Médio, ela cobra liberdade, direitos humanos e distribuição mais justa dos recursos. Os jovens cobram emprego --a idade média no Egito, por exemplo, é de 24 anos. Em resumo, o que as pessoas querem é um salário justo, casa própria, emprego e comida na mesa.
Os levantes da Primavera Árabe deixaram um espaço que está sendo perigosamente preenchido por alianças formadas com base na divisão entre xiitas e sunitas.
O Irã, patrocinador do terrorismo no mundo (inclusive na América Latina), é um poder xiita. Vem estendendo a sua influência na região com o uso de braços armados como o Hezbollah e por meio de alianças com a Síria e o Iraque.
Em uma região tão instável, o crescimento do islã político é perigoso e não deve ser ignorado. Redes sociais são usadas como instrumento de opressão, difundindo o extremismo.
A juventude democrata do Irã, embora educada, ajudou a derrubar o xá, mas não conseguiu traduzir a sua revolução em poder político. Acabou sendo dominada por islamistas que não estavam preocupados com a democracia, mas na revolução islâmica e no terror.
Israel acredita que existe uma oportunidade no estado atual. Israel reza para que a paz e a prosperidade na região sejam alcançadas. Reza, principalmente, para que a democracia deixe de ser apenas uma ferramenta para se chegar ao poder, como aconteceu em Gaza, para se tornar um objetivo final e real -como é no nosso país.
A população do mundo árabe tem seu destino em suas próprias mãos. Eleições não vão levantar a economia da noite para o dia ou resolver conflitos religiosos, mas democracia e qualidade de vida, acima da política sectária, traduzem uma fórmula que Israel vive e apoia. Acreditamos que ela seja a melhor solução a longo prazo para a região.
Israel tem esperança de que esse caminho leve os muçulmanos, os judeus e os cristãos para a unidade democrática, para a verdade e para a prosperidade, como também no Brasil e em todo o mundo.
Isso não diminui a importância de uma resolução justa para o conflito israelo-palestino que tanto queremos, mas os eventos recentes devem nos lembrar que, quando se discute o conflito entre israelenses e palestinos, não podemos ignorar a verdadeira natureza do descontentamento árabe.
ILAN SZTULMAN, 54, é cônsul-geral de Israel em São Paulo
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Hospital Albert Einstein usa YouTube para dar dicas de saúde
O Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou esta semana seu canal oficial no YouTube, chamado Einstein Saúde, no qual a instituição criou uma interface interativa para que os usuários possam navegar por diversos temas, aprender e se informar sobre saúde.
A partir de uma seção homônima, o Hospital separou os vídeos em categorias como saúde da mulher, nossos filhos, mistérios do cérebro, luta contra o câncer, entre outros, que explicam e dão dicas como prefenir certas doenças, depoimentos de médicos do Albert Einstein a respeito de saúde e bem estar, entre outros, além de animações divertidas para ilustrar os temas.
Ao clicar em uma das seções, é aberta uma nova página com os vídeos relacionados ao tema. Em uma barra na parte de baixo, é possível navegar pelos diversos materiais postados - o único problema é que a rolagem é animada, e a grande quantidade de vídeos pode deixar a experiência um pouco lenta.
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Concurso Janusz Korczak
A Embaixada de Israel e a Embaixada da República da Polônia têm o prazer de convidar os estudantes do Ensino Básico e Fundamental para participar do concurso de arte sobre a vida e obra do grande homem, herói do povo polonês e judeu, médico, pedagogo, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos da criança: JANUSZ KORCZAK.
O objetivo do concurso é selecionar uma representação artística (desenho ou pintura) sobre a vida e a obra de Janusz Korczak, um dos pioneiros na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. O desenho selecionado pelos Embaixadores de Israel e da Polônia será impresso no selo comemorativo a ser lançado durante a abertura da Exposição “REFORMADOR DO MUNDO”, em Brasília, no mês de outubro e, posteriormente, utilizado para postagem de correspondências por várias instituições judaicas.
Curtas
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Acendimento das velas: 17:10
MINCHÁ: 18:07
MINCHÁ: 18:07
ARVIT E HAVDALÁ: Na continuação do Minchá
TÉRMINO DO SHABAT: 19:01
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(e-mails de resposta podem ser enviados para sib.e.news@gmail.com e serão devidamente encaminhados )
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Prezados, estou iniciando meu projeto de pesquisa de mestrado, cujo tema será a culinária judaica na Bahia. Agradeceria se soubessem de algum livro, artigo, etc que possa servir para a minha pesquisa (relacionados à História dos judeus no Brasil / no nordeste / na Bahia; culinária judaica), ou algum contato da comunidade judaica aqui de Salvador. Já consegui alguma bibliografia, mas achei que vcs, talvez, pudessem me dar dicas mais preciosas. Muito grata pela atenção, Fabiana D'Angelo Rocha
(e-mails de resposta podem ser enviados para sib.e.news@gmail.com e serão devidamente encaminhados )
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Avisos
Da Agência Judaica
Representante na Bahia: Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330
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residencial é 30265012, 41130748.
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